04 / 10 / 17

Artesanato – Alagoas feito à mão

Até 15 de outubro,  acontece no Maceió Shopping, a exposição Alagoas Feita à Mão + Brasil Original, promovida pelo Sebrae em Alagoas, através do Projeto Brasil Original, em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), por meio do Projeto Alagoas Feita à Mão, as Inventiveiras e o Maceió Shopping. A proposta do espaço, que conta com a presença de cerca de 25 unidades produtivas, é estimular a comercialização e a divulgação do artesanato de Alagoas.

Estão sendo comercializados produtos de decoração, infantis, vestuário, utensílios e presentes em diversas matérias primas, a exemplo de bordados, rendas, cerâmica, linhas, madeira e cabaça. Além dos produtos que serão expostos e comercializados pelos artesões, a programação do espaço conta com oficinas gratuitas para crianças e adultos com diversas temáticas.

Marina Gatto, analista da Unidade de Comércio e Serviços do Sebrae em Alagoas (UCS), explica que a proposta da exposição é divulgar o artesanato local, gerando mais renda e visibilidade para os artesãos alagoanos.

Programação das oficinas

Em 04 de outubro, as crianças acima de 10 anos vão aprender a bordar com a ajuda das Oficinas de Bordado Filé, a partir das 16h. No dia 05 de outubro, às 15h, mais um diferencial: adultos com deficiência visual poderão participar da Oficina de Cerâmica, com Maria Corá.

Já no dia 06, às 16h, as crianças acima de 10 anos voltam a ser destaque com as Oficinas de Bordado, dessa vez, com a Pontos e Contos. No dia 07, às 15h, Solange Arruda vai comandar a Oficina de Crochê para adultos. João das Alagoas apresenta a Oficina de Barro no dia 08, às 14h, para crianças de 2 a 5 anos, e às 18h, para crianças de 5 a 10 anos. No dia 10, às 16h, serão realizadas as Oficinas de Bordado, com Fulô.A, que estará disponível para adultos.

Também para as crianças de 2 a 10 anos, nos dias 11/10, às 16h, e 14/10, às 17h, serão ofertadas as Oficinas de Pintura, com Tati Barros. As crianças acima de 7 anos também poderão participar das Oficinas de Bordado, com Fulô.A, no dia 12 de outubro, às 17h. Para finalizar, nos dias 13/10, às 18h, e 15/10, às 17h, Maria Corá vai atender crianças de 3 a 10 anos na Oficina de Cerâmica.

Serão disponibilizadas 10 vagas para cada encontro, com exceção da Oficina de Cerâmica com Maria Corá no dia 13/10, que ofertará 15 vagas.

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *