29 / 11 / 17

A alagoana ASA Indústria e Fiepe promovem evento sobre Economia Colaborativa

Sempre atuando de acordo com a perspectiva da responsabilidade socioambiental, A ASA Indústria e Comércio – em parceira com a Fiepe (federação da Indústria de Pernambuco) – promove o evento gratuito “Economia Colaborativa – como tornar possível resíduo zero” na noite da próxima quinta-feira (30), no auditório do térreo da Fiepe. Profissionais e estudantes interessados no desenvolvimento de soluções para a sustentabilidade são o público-alvo.

Processo de Recebimento de Óleo

Processo de Recebimento de Óleo

Na ocasião será apresentado um case de sucesso na reintegração e reaproveitamento de resíduos em novos processos produtivos. Logo na abertura do evento, a gerente de responsabilidade socioambiental da ASA Flávia Moura vai apresentar o Programa Mundo Limpo Vida Melhor Mundo (de coleta e reaproveitamento de óleo de fritura) e abordar o tema da economia colaborativa.

“A coleta de óleo traz muitos benefícios tais como a limpeza das galerias e proteção aos recursos hídricos, mas quando trazemos esse óleo para a ASA, trazemos também vários resíduos. Então estamos desenvolvendo um projeto para reduzir os impactos da coleta do óleo, isso já é um exemplo para o mundo”, explica Flávia Moura. De acordo com ela, o grande desafio do programa neste ano foi encontrar novos processos produtivos para cada resíduo gerado. “Como tínhamos resíduos com características distintas, precisávamos de competências múltiplas. Então tivemos o apoio de pesquisadores da Universidade Católica de Pernambuco, da Universidade Federal de Pernambuco e da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Também fizemos parcerias com a Companhia Brasileira de Materiais de Construção (CBMC), a Associação de Catadores Pró-Recife, a FROMPET, a empresa Cerâmica Bom Jesus e o Instituto de Tecnologia e Inovação (IATI). Por causa dessa experiência, vamos tratar do tema da economia colaborativa no evento”, complementa ela.

Produção do Sabão em Barra Bem Te Vi

Produção do Sabão em Barra Bem Te Vi

Entre os resíduos gerados estão o pó de serra, as garrafas pet, a terra de clarificação e o efluente gerado da lavagem dos coletores onde o óleo é transportado. Flávia Moura vai detalhar para os participantes do evento o que tem sido feito com cada resíduo, como e qual é o papel de cada parceiro no processo. Informações e inscrições gratuitas pelo email geri@fiepe.org.br ou telefone (81) 3412-8477.

O Mundo Limpo tem como foco a coleta e reaproveitamento de óleo de fritura e já reciclou 6,5 milhões de litros do resíduo em Pernambuco, ajudando a preservar cerca de 130 bilhões de litros de água ao longo dos últimos 10 anos. Todo óleo coletado é reciclado e utilizado no processo de fabricação do sabão em barra Bem-Te-Vi. Uma grande parceira é a Compesa que disponibiliza suas lojas de atendimento para a coleta do óleo de fritura; outro grande parceiro o IMIP, através da Fundação Alice Figueira, recebe uma contribuição financeira a cada litro de óleo coletado.

No estado de Alagoas, a empresa é líder no setor de alimentos e material de limpeza, e mantém um excelente relacionamento com todo Trade. O departamento de Marketing, tem um trabalho incessante de busca de uma relação assertiva junto aos atacadistas e supermercadistas, mantendo à todos próximos as marcas ASA.

Serviço:
Evento – “Economia Colaborativa – como tornar possível resíduo zero”
Quando: quarta-feira – 29/11/2017
Horário: 18h30 às 20h30
Onde: Auditório do térreo da Fiepe – Avenida Cruz Cabugá, 767. Santo Amaro, Recife-PE.
Inscrições: geri@fiepe.org.br ou (81) 3412-8477

Fonte: Caderno 1

 

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *