10 / 11 / 17

PALÁCIO DOS FESTIVAIS É PALCO DA 29ª EDIÇÃO DO FESTURIS – FEIRA INTERNACIONAL DE TURISMO

PALÁCIO DOS FESTIVAIS É PALCO DA 29ª EDIÇÃO DO FESTURIS - FEIRA INTERNACIONAL DE TURISMO

 
Começou nesta quinta-feira, dia 09 de novembro, a Feira Internacional de Turismo – FESTURIS Gramado. A 29ª edição do evento já apresenta saldo positivo e crescimento, com relação a 2016, de pelo menos 10% em números de profissionais inscritos, expositores participantes e área construída na Feira de Negócios. A novidade é a presença de países que voltam seu olhar para o turista brasileiro, principalmente do Sul do país a exemplo de Polônia, Vietnã, Etiópia e Texas, que chegaram ao Festival pela primeira vez.

São 60 destinos internacionais em exposição e pelo menos 2 mil marcas distribuídas em 22 mil metros quadrados. Outra grande notícia é a participação de todos os estados brasileiros e regiões, pela primeira vez. O Ministério do Turismo adquiriu uma área de 550 metros quadrados de área construída para colocar em exposição todos os estados brasileiros.
Segundo Marta Rossi, CEO do FESTURIS, Primeira Dama do Turismo Nacional: “Esperamos para este ano um volume de 280 milhões em geração de negócios a partir da feira. Estamos otimistas e vemos que o setor turístico apresenta sinais de crescimento, prova disso é a maior participação de marcas e destinos para este ano”. O Governador do RS, José Ivo Sartori, estava presente na Solenidade de Abertura que ocorreu nesta quinta no Palácio dos Festivais.
O FESTURIS não se limita a reunir mais de 10 mil profissionais de Turismo de todo o mundo, além das principais marcas e destinos do planeta. A feira é um verdadeiro canal para a geração de importantes negócios para a cadeia turística da América do Sul. Nesses próximos dois dias a previsão para 2017 é que a 29ª edição do evento tenha mais de 280 milhões de reais em geração de negócios. Este número será apontado pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), que fará a pesquisa de impacto econômico. O que já se sabe é que a feira terá um crescimento de área e de número de expositores que deve chegar aos 10% com relação ao ano anterior. Em 2016, segundo pesquisa da Faccat (Faculdades Integradas de Taquara), o FESTURIS teve 253 milhões de reais em geração de negócios. O impacto para a Região das Hortênsias foi uma injeção de 14 milhões de reais para a economia local.
USHUAIA & PATAGÔNIA FANTÁSTICA NO FESTURIS 2017
Maria Laura Pierini, gerente de qualificações turístico de Buenos Aires, Alexis simunovic – Secretário de Turismo de El Calafate, Marcela Custa Assessora do Ente de Turismo de Buenos Aires, Natalia Pisoni-Coordenadora Mercosul do Inprotrur , Cristiane Cavalli – Assuntos Internacionais da Secretária de Turismo Ushuaia
Grande presença no Festuris e a Ushuaia – Patagônia Fantástica. A Secretaria de Turismo Municipal de Ushuaia vem desenvolvendo um intenso trabalho de capacitação, posicionamento e captação de fluxo de turistas promovendo o destino e gerando forças de vendas junto aos agentes de viagens. Estas ações estão dentro do calendário previsto pelo Secretário de Turismo Juan Cherañuk e aplicadas por Cristiane Cavalli, responsável pelos assuntos internacionais de Ushuaia. El Calafate também está presente com seu Secretário de turismo Alexis Semonovic.
Mais uma vez o Peru participa do FESTURIS Gramado, e aproveita a ocasião para apresentar suas novidades ao mercado brasileiro. O país participa em um formato inédito, a partir de uma parceria entre a PROMPERÚ (Comissão de Promoção do Peru para a Exportação e o Turismo) e a APOTUR (Associação Peruana de Operadores de Turismo Receptivo). Com isso, o Peru tem a presença de cinco grandes operadoras de turismo – PTS Peru, Viajes Pacifico, Carrusel Booking Motor, Raices Peru e Tika Tours -, todas comprometidas em promover destinos, produtos turísticos segmentados e serviços personalizados.
Visit California e Ministério do Turismo de Israel também marcam presença. Para Califórnia, a participação na feira faz parte da campanha Dream Big que, no Brasil, inclui forte educação da indústria de turismo sobre as mais diversas experiências que a Califórnia oferece a seus visitantes em todas as suas regiões. Já o Ministério do Turismo de Israel, tem intensificado sua presença no mercado nacional, atingindo resultados positivos, como o crescimento de 44% no número de turistas brasileiros.
Após a abertura, outra novidade foi a grande festa de abertura promovida pela AVIANCA e REDETUR. A festa reuniu o trade aconteceu na Level Up com open bar Chope Rasen, comidas especiais e show com a banda Vinny Lacerda.
Cristiani Cavalli, Assessora dos Assuntos Internacionais de Ushuaia – Argentina, entre dos Diretores do maior Festival de Turismo do Norte/Nordeste do Brasil, o Festival de João Pessoa – PB, Bruno Mesquita e Claudio Jr. 
Nas manhãs dos dias 10 e 11, ocorrerá o Congresso FESTURIS, também no Palácio dos Festivais, das 8h30 às 12 horas. A grade terá empresários, empreendedores e líderes falando para os participantes. A grande atração deve ser Caito Maia, CEO Chilli Beans. O Congresso é aberto ao público, sem cobrança de ingresso. Já a Feira de Negócios ocorre no Serra Park, nas tardes dos dias 10 e 11, das 13h45 às 20 horas. A feira é fechada para profissionais ligados aos setores de Turismo e Eventos, além de estudantes.
O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, será um dos palestrantes da abertura do congresso da 29ª Feira Internacional de Turismo. Pavan apresentará sexta-feira, 10, às 8h30min,o projeto O Sul É Meu Destino: Integração da Região Sul como Produto Único em painel que também contará com a participação da secretária nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, Aparecida Borges de Bezerra, e do secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer gaúcho, Victor Hugo. Pavan vai propor aos estados do RS e do Paraná a unificação dos projetos turísticos para 2018, com a elaboração de pacotes que integrem os atrativos comuns de toda a região. Neste ano, após o lançamento da campanha do projeto O Sul É Meu Destino, no final de agosto, os estados sulinos superaram os do Sudeste como destino de preferência dos turistas das sete maiores capitais do país, segundo pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo.
Este jornalista está cobrindo o evento a convite da Brocker Turismo, voando pelas asas da AVIANCA.
 

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *