22 / 01 / 18

A busca pelo físico ideal no verão

Especialista esclarece que a obsessão pela forma física perfeita pode causar danos ao corpo e a mente

Psicóloga Sarah Lopes

Psicóloga Sarah Lopes

Com a explosão dos influenciadores digitais – que já ultrapassam as celebridades convencionais no quesito popularidade, a obsessão pelo corpo perfeito tem sido cada dia mais incessante. Com o crescimento do ambiente virtual, o chamado “projeto verão” e a imposição de padrões de beleza têm tornado o limite entre a estética e a saúde, em alguns momentos, contraditórios.

Segundo Sarah Lopes, psicóloga do Hapvida Saúde, a ditadura da beleza impõe comportamentos que vão além do equilíbrio da conquista do corpo ideal, podendo causar danos psicológicos. “A busca por um corpo saudável é algo bom, mas o corpo perfeito é muito relativo e inexistente. O corpo se modifica ao longo do tempo, juntamente com seu metabolismo e é onde mora o perigo. Essa busca pode se tornar uma obsessão, uma compulsão e o sujeito pode estressar o corpo e a mente com exercícios físicos exaustivos ou até mesmo com procedimentos estéticos em excesso”, explica a especialista.

A partir da influência causada pela nova realidade das webcelebridades nas redes sociais, surge a preocupação de se introduzir nos modelos impostos. “As redes sociais estão cheias de pessoas bonitas e saradas, que ganham fama e prestígio. Mas é preciso entender também que as redes sociais estão aí para socializar, nos mostrar também ideias diferentes, não deveria ser uma produção em massa de pessoas iguais. Saber que o seu corpo escultural não é tudo que você tem a oferecer é muito importante”, salienta.

A busca pelo físico perfeito, muitas vezes, acontece de maneira errada, especialmente quando o indivíduo se sente mais exigido tanto emocionalmente como fisicamente. “Ser fitness, de acordo com a sua definição, é estar em boa forma física, porém, isso não significa estar saudável. O ritmo de vida deve ser levado em consideração no momento em que você resolve ser ‘fitness’”, comenta Sarah.

“Ter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas são importantes para qualquer pessoa. É importante entender que colocar sua saúde mental e física em risco para atender padrões de beleza não deve ser uma alternativa válida”, conclui a psicóloga.

Fonte: Beatriz Nunes Assessora de Comunicação

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *