15 / 01 / 18

Eleito o novo presidente da CAU/AL

Heitor Maia é eleito por unanimidade novo presidente do CAU/AL com Gianna Barbirato como vice

Heitor Maia foi eleito o novo presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU/AL) e Gianna Barbirato vice-presidente – por unanimidade – para a gestão 2018-2020. A escolha dos nomes aconteceu durante a 65ª Sessão Plenária Ordinária, primeira da gestão. Os novos nomes que estarão à frente da gestão foram escolhidos de forma unânime pelos novos conselheiros estaduais titulares no último pleito e que tomaram posse, junto com seus suplentes, na noite desta quinta-feira (4).

A plenária foi comandada pela então presidente em exercício, a Conselheira Decana Pollenya Rhamadavya Costa Pontes, conforme determina o Regimento Interno da casa. O cargo de tesoureiro do CAU/AL, bem como os novos coordenadores e coordenadores adjuntos das comissões ordinárias permanentes do conselho também foram definidos durante a plenária, que aconteceu no auditório da própria sede do conselho, no bairro Mangabeiras.

Maia relembrou da importância da criação do conselho e da luta para estabelecer uma base sólida. “É o trabalho que nos move. Conseguimos aprovar nosso conselho e de lá para cá a gente vem tentando estabelecer uma base sólida. Não foi fácil, tem sido um trabalho pesado e árduo”, destacou.

O novo presidente disse, ainda, durante seu discurso, que o CAU entra agora numa nova etapa. “Precisamos estabelecer um programa de melhoria da profissão, para levar ao profissional um apoio maior no seu exercício da arquitetura. Vamos tentar fazer o melhor pela profissão. Nota-se que as questões éticas estão sendo melhor percebidas pelos colegas e a gente não pode esquecer que desde a criação do CAU não se falava em código ética, mas ela é um componente fundamental no aprimoramento do exercício profissional e nas relações com os colegas, clientes, profissão,  e sociedade”, disse.

A valorização da profissão também foi contemplada em sua fala para os novos conselheiros. “A valorização está basicamente na sociedade perceber a importância da profissão, porque até hoje se confunde o que o profissional de arquitetura e urbanismo faz com outros profissionais. Estou entusiasmado de que a nova gestão fará um ótimo trabalho”, afirmou Maia.

Já para a vice-presidente eleita, na sua fala, o código de ética esteve como um dos temas mais destacados de seu discurso. “Nosso código de ética é uma obrigação a ser cumprida. Historicamente e culturalmente se praticam algumas coisas que vamos tentar combater de uma forma educativa”, pontuou Barbirato.

A função do CAU/AL é de defende a profissão, fiscalizando e combatendo o exercício ilegal, fazendo cumprir o código de ética, pugnando pela qualidade do exercício da arquitetura e urbanismo em benefício da sociedade”, finalizou Heitor.

Comissões
Para dar efetividade às suas prerrogativas legais e propósitos de gestão, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU/AL) conta com quatro Comissões Ordinárias – Administração e Finanças, Ensino e Formação, Ética e Disciplina e Exercício Profissional. É a partir destas comissões que são deliberadas as ações internas e também as decisões que serão aplicadas não só para a defesa da arquitetura e do urbanismo, mas para cumprir o papel do Conselho junto à sociedade. Conheça os novos membros que compõem cada comissão abaixo:

COMISSÕES ORDINÁRIAS

Comissão de Administração e Finanças
Edgar Francisco do Nascimento Filho (Coordenador)
Dilson Batista Ferreira (Coordenador-adjunto)
Sady Pereira da Silva Júnior

Comissão de Ensino e Formação
Gianna Melo Barbirato (Coordenadora)
Ricardo Victor Rodrigues Barbosa (Coordenador-adjunto)
José Rafael dos Santos Cordeiro Oliveira

Comissão de Ética e Disciplina
Dilson Batista Ferreira (Coordenador)
Sady Pereira da Silva Júnior (Coordenador-adjunto)
Pollenya Rhamadavya Costa Pontes

Comissão de Exercício Profissional
Pollenya Rhamadavya Costa Pontes (Coordenadora)
Ricardo Victor Rodrigues Barbosa (Coordenador-adjunto)
José Adenilton Santos Andrade

Fonte: Beatriz Nunes – Assessora de Comunicação

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *