25 / 01 / 18

Hospital Vida realiza o primeiro transplante renal

Com um moderno centro cirúrgico, tecnologia de ponta e uma equipe altamente capacitada, o serviço médico-hospitalar visa ser referência regional nesse procedimento

Médico nefrologista Erick Acerb Barbosa (Foto: Hugo Taques)

Médico nefrologista Erick Acerb Barbosa (Foto: Hugo Taques)

O primeiro transplante de rim intervivos foi realizado em dezembro de 2017, no Hospital Vida. Uma equipe competente e atualizada, nas técnicas deste procedimento, composta por cirurgião vascular, cirurgião geral, nefrologista e Urologista, além de anestesistas, instrumentadores, enfermeiros e técnicos de enfermagem, realizou o referido procedimento e obteve resultado satisfatório. Um paciente de 28 anos que fazia sessões de hemodiálise, desde 2013, recebeu o rim doado por sua mãe.

Após cinco anos de preparação, o Hospital Vida foi credenciado pela Coordenação Geral do Sistema Nacional de Transplantes (CGSNT) e pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT), do Ministério da Saúde, que coordena as atividades para a realização de cirurgias intervivos, e de doador falecido, além de ser autorizado como captador de órgãos sólidos e de tecidos, e de partes do corpo humano, de acordo com decreto presidencial nº. 9.175, de 18 de outubro de 2017, que regula a Lei nº. 9.434/1997, que trata do tema.

Uma das novidades do centro cirúrgico é a interligação das duas salas para realização das cirurgias de transplante, simultaneamente, com doador e receptor, além de uma UTI totalmente equipada com o que há de mais moderno em equipamentos de tecnologia avançada, e equipes médica e multidisciplinar, capacitadas para um atendimento humanizado.

Após o sucesso da primeira cirurgia, o Hospital Vida está pronto para o atendimento regular. O Serviço de Transplante do hospital é coordenado pelo médico Erick Acerb Barbosa — doutor em nefrologia –, capacitado durante 4 anos em hospital de referência em São Paulo. Segundo o coordenador, a intenção do hospital é tornar-se referência no Nordeste, região carente desse tipo de procedimento. “Agora, o paciente não precisa se deslocar para outra região do país para realizar o transplante de rim ou de outro órgão. Com a capacidade técnica do Hospital Vida, a meta é reduzir o número de pessoas na espera por esse procedimento”, comenta o doutor Erick Acerb Barbosa.

Serviço:
Hospital Vida
R. Dep. Elizeu Teixeira, 488 – Ponta Verde, Maceió/AL.
Tel: (82) 3214.9700

Gigi Accioly – Assessoria de comunicação
(82) 98871.8930 (WhatsApp)
gigiaccioly3@hotmail.com

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

10 Comentários em “Hospital Vida realiza o primeiro transplante renal

Myrella Lima Souza
25 de janeiro de 2018 em 04:34

Muito bom saber que o Hospital Vida já iniciou fazer transplantes. Agora, os alagoanos não terão que se deslocar para outras capitais. Congratulações à equipe coordenada por este expoente da medicina do nosso estado.

Responder
Nely Moura
25 de janeiro de 2018 em 04:44

Parabéns por mais uma nova etapa desse Hospital ! Os alagoanos agradecem pela ousadia assertiva. O Hospital Vida mostra que é possível exercer a medicina em Alagoas com excelência.

Responder
Miguel Arcanjo
25 de janeiro de 2018 em 21:38

O Hospital Vida está de parabéns pela determinação, coragem e ousadia. Em 5 anos de vida chega ao ponto de realizar transplante renal. Estamos orgulhosos do Dr. Erick Acerb Barbosa. Congratulações!
Drs. Miguel Arcanjo Barbosa e João Maia Cubas, e Eliana Fogaça

Responder
Lia Ayres
25 de janeiro de 2018 em 22:33

Parabenizo ao Hospital Vida e toda sua equipe, pelo sucesso do primeiro transplante de rins e ao Dr. Erick Acerb Barbosa. Tornando-se uma referência para o Nordeste.

Responder
Telma Melo
25 de janeiro de 2018 em 22:35

Parabéns para toda Equipe do Hospital Vida e, principalmente, ao Dr Érick Barbosa por liderar não só a equipe, mas também o pioneirismo em nossa Capital no transplante renal. Maceió estava precisando de um hospital nesse nível de competência e ousadia.

Responder
Rita de Cássia Costa
25 de janeiro de 2018 em 23:34

Parabéns ao Hospital Vida, e principalmente aos alagoanos que tanto precisavam de um hospital desse nível. Ao Dr. Erick Barbosa, que lidera a equipe nosso sincero agradecimento, junto com todos profissionais que o acompanham .Os alagoanos estão orgulhosos e felizes de ter um hospital de referência em todo Nordeste capacitado para transplantes renais. Parabéns!!!!

Responder
Dênia Dantas
25 de janeiro de 2018 em 23:38

Que notícia maravilhosa, já merecíamos uma iniciativa como essa. Um avanço de grande importância para a saúde do alagoano que até então tinha que buscar outros centros para realizar um transplante. Uma prova que temos excelentes profissionais e agora um hospital a altura das nossas necessidades e equipado com tecnologia de ponta. Estamos todos de parabéns…o povo alagoano, os profissionais e o hospital.

Responder
Jefferson José Severino
26 de janeiro de 2018 em 08:24

Excelente e primordial informação num país onde o caos impera e a saúde é literalmente jogada no lixo e, infelizmente os doentes padecem nas filas. Alagoas dando um belíssimo exemplo para o mundo, onde jovens cirurgiões, honrando o sagrado Juramento de Hopócrates, um juramento solene efetuado pelos médicos, tradicionalmente por ocasião de sua formatura, no qual juram praticar a medicina honestamente. Parabéns a esse MÉDICO de verdade, Erick Acerb Barbosa. Parabéns ao Hospital Vida que já é credenciado pela Coordenação Geral do Sistema Nacional de Transplantes (CGSNT) e pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT), do Ministério da Saúde. Votos de vida longa !

Responder
Arianne Cordeiro
26 de janeiro de 2018 em 17:27

Parabéns ao hospital Vida e toda a sua equipe pela iniciativa excelente!!! Nordeste está precisando de notícias boas como essa!!! Os alagoanos agradecem a notícia maravilhosa!!!

Responder
Claudia Saldanha Ribeiro
26 de janeiro de 2018 em 18:04

Notícia fantástica! Parabéns ao Hospitai Vida e toda sua equipe, que a cada dia vem melhorando a saúde dos Alagoanos, quiçá, agora, dos Estados vizinhos. Isso é fazer mais e melhor por Alagoas!

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *