24 / 01 / 18

PERU SE PREPARA PARA A FESTA SAGRADA E CARNAVAL

 
Fiesta de La Virgen de la Candelaria, em Puno. Foto: Renzo Giraldo/PROMPERÚ
Puno se enche de ritmo e cor para a Fiesta de la Virgen de la Candelaria, que segue até meados de fevereiro e deve receber 20 mil visitantes nacionais e estrangeiros.
Celebração declarada pela Unesco “Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade” (em 2014), traz elementos católicos combinados com a cosmovisão andina.
Além das celebrações religiosas, o carnaval também é forte no Peru, especialmente nas regiões de Ayacucho, Cajamarca, Iquitos e Arequipa.
A cidade de Puno, nas margens do Lago Titicaca, se tornará a capital folclórica do Peru durante as duas primeiras semanas de fevereiro. Quarenta mil dançarinos e músicos de aproximadamente 170 grupos de 13 províncias celebrarão a Fiesta de la Virgen de la Candelaria, uma das maiores festividades religiosas dos Andes peruanos.
Um dos dias mais importantes do festival é a quinta-feira, 8 de fevereiro, quando se celebra a Missa Solene da Oitava e a procissão em honra à Santíssima Virgem da Candelária, acompanhada de conjuntos de danças nativas (em trajes típicos e nativos) e a tradicional montagem de tapetes de flores. O domingo, 11 de fevereiro, é outra data importante, pois é realizado o Concurso de Danças em Trajes de Luz, em homenagem à Santíssima Virgem da Candelária. Nos dias 12 e 13 do mesmo mês, grupos de dançarinos e músicos desfilam pelas principais ruas da cidade de Puno.
Vale destacar que existem três eixos que caracterizam a festa. O primeiro, uma grande devoção religiosa mantida há séculos e que se tornou uma das manifestações religiosas mais impressionantes da América. O segundo é a música e a dança: os grupos participantes ensaiam em toda a cidade de Puno e isso permite uma convivência igualitária e intercultural entre crianças, jovens e adultos. Como exemplo, podemos nomear ao ‘Barrio del sikuris Mañazo’, um dos grupos de dança mais antigos e representativos do festival, com mais de 120 anos de atividade. O terceiro eixo é a elaboração dos trajes para os grupos de dançarinos. Este aspecto permite aos jovens transmitir tradições, técnicas, padrões e símbolos de geração em geração.
Desde 2014, o festival faz parte da Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura). O Peru também salvaguardou a festa da Virgen de la Candelaria, proclamando a cidade de Puno “Capital do Folclore Peruano”. Desde 2003, é considerada o patrimônio cultural do país.
Carnaval no Peru
Assim como no Brasil, o carnaval é uma manifestação cultural muito forte e representativa no Peru. Todas as regiões do país celebram o carnaval, nos meses de fevereiro ou março (de acordo com o calendário religioso), durante várias semanas, com festejos nas ruas, bailes, celebrações, músicas, danças, desfiles de carros alegóricos, além da gastronomia.
O carnaval de Ayacucho (no Sul do Peru) é uma das manifestações culturais mais autênticas conservadas pela população local, declarada patrimônio Cultural da Nação, pelo Instituto Nacional de Cultura do Peru. Nele se expressam a criatividade e sensibilidade do povo ayacuchano através das fantasias e máscaras, danças urbanas e rurais, das novas canções e sátiras (criadas de acordo com o momento atual), improvisos picantes e a declaração do “Ño Carnavalon” (Rei Momo). As particularidades do carnaval ayacuchano levam em seu espírito a essência autêntica que mesclam a alegria infantil, juvenil e adulta; um atrativo para quem quer brincar, bailar, se divertir e apreciar a beleza da cidade e arredores, bem como a calorosa acolhida do povo.
Em Cajamarca (no Norte do Peru), conhecida como a “Capital do Carnaval Peruano”, destacam-se os concursos de improvisos cheios de versos ousados, também chamados de “matarinas”, e a presença forte e alegre do “Ño Carnavalón”.
Já em Iquitos (Capital da Amazônia Peruana), o carnaval se festeja com bailes pelas ruas, que giram em torno das “Humshas”, palmeiras colocadas pelos moradores dos bairros, e brincadeiras com água entre os foliões. Ali, a cozinha loretana também é bastante levada em consideração nessa época.

Arequipa (Sul do Peru) traz em seu carnaval uma verdadeira competição entre os jovens solteiros e seus respectivos bairros, nos quais brincam carnaval e brigam pelo título de quem mais dança, qual tem o traje típico mais bonito, quem festeja com mais fúria, graça e alegria.

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *