02 / 06 / 18

Ansiedade em pacientes renais crônicos submetidos à hemodiálise

Há muito ganho intelectual e filosófico nos encontros de sábado na Sociedade Alagoana de Medicina.
Desta vez o tema da conversa entre o nefrologista Luiz Guilherme Camargo de Almeida* e o psiquiatra Emmanuel Fortes* foi sobre ansiedade.

Psiquiatra Emmanuel Fortes e o nefrologista Luiz Guilherme Almeida

Psiquiatra Emmanuel Fortes e o nefrologista Luiz Guilherme Almeida (click na foto para visualizá-la em tamanho maior)

Emanuel: A ansiedade é uma sensação desagradável de medo desencadeada por um perigo próximo, real ou não. Exigências profissionais, estéticas e amorosas são fatores que podem desencadear o transtorno.

Luiz Guilherme: Ansiedade é comum nos pacientes renais submetidos à hemodiálise, uma vez que as sessões trissemanais são precedidas de uma expectativa de eventos adversos que podem ou não ocorrer com o próprio paciente ou com seus companheiros de tratamento.

Emmanuel Fortes: Ansiedade e o medo são sentimentos naturais e passam a ser doença quando são desproporcionais em relação ao estímulo, são mais comuns em indivíduos com predisposição Neurobiológica e herdada.

Luiz Guilherme: Pacientes renais crônicos são mais vulneráveis em relação à população geral e reagem a situação de estresse com mais ansiedade.

Emanuel Fortes: Ansiedade é um sintoma presente em outros transtornos psiquiátricos e pode se somar ou desencadeá-los. Identificar o transtorno primário é o difícil trabalho especialista.

Luiz Guilherme: A população em diálise tem necessidade de avaliações frequentes de seus fatores estressores e os efeitos em sua saúde e qualidade de vida, uma vez que tem influência direta na aderência à terapêutica.

Emmanuel: Em geral, a ansiedade apresenta curso crônico, apesar de variar a intensidade episodicamente.

Luiz Guilherme: Uma equipe multidisciplinar — com assistentes sociais, fisioterapeutas, dentistas, enfermeiros, psicólogos e médicos — deve ser ativa para identificar e minimizar fatores geradores de estresse.

Emmanuel: Trabalho multidisciplinar em benefício dos pacientes é mais saúde, é mais vida!

*Dr. Luiz Guilherme Camargo de Almeida (CRM/AL 6134 | RQE 3731)
É formado em Presidente Prudente/SP, em 2001, com especialização em Nefrologia pela Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência de São Paulo/SP, e título de especialista pela SBN/AMB.

*Psiquiatra Emmanuel Fortes é coordenador do Departamento de Fiscalização de Medicina e da Câmara Técnica de Medicina do Esporte, do Conselho Federal de Medicina (CFM)

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *