19 / 06 / 18

Hospital Fundação do Câncer, no Rio de Janeiro, defende a medicina humanizada

Entre as iniciativas está a distribuição de passatempos Coquetel para pacientes que passam por longos procedimentos

Fachada do Hospital Fundação do Câncer. Crédito: Dempsey Gaspar

Fachada do Hospital Fundação do Câncer. Crédito: Dempsey Gaspar

As pequenas gentilezas fazem toda a diferença nos momentos de fragilidade. É por isso que quem recorre ao Hospital Fundação do Câncer encontra atendimento humanizado, sejam pacientes ou acompanhantes. A iniciativa mais recente da unidade, em parceria com a Revista Coquetel, tem a intenção de oferecer acolhimento: O Hospital irá distribuir passatempos Coquetel para pacientes internados ou que passam por longos procedimentos e seus acompanhantes. Mais do que distrair durante a espera, a ideia é aproximar as pessoas da instituição e quebrar o clima impessoal do ambiente hospitalar.

Para a assistente social do Hospital, Amanda Frazão, o apoio tem efeito positivo sobre o estado de espírito do paciente. “O tratamento oncológico é muito desgastante. Nosso fluxo de pacientes internados é grande e a maioria tem acompanhantes. A distribuição dos passatempos transmite a mensagem de que faremos o possível para que se sintam melhor no tempo em que estiverem aqui, criando um vínculo entre a instituição e o paciente. São pequenas gentilezas que, ainda que simples, ajudam a diminuir a tensão.”, destaca a profissional.

Outra parceria bem-sucedida foi feita com a estilista Isabela Capeto, que abraçou a causa e se tornou madrinha da Fundação do Câncer. A partir de uma estampa exclusiva desenhada e doada por Isabela, foram confeccionadas bolsas de tecido, reutilizáveis, usadas para entregar os exames de imagem das pacientes. Além de servir como estímulo para manter os exames em dia, a ideia é que a bolsa seja também usada para ir à praia, à ginástica ou carregar os brinquedos dos filhos.

Criado como um centro de referência em oncologia no país, o Hospital Fundação do Câncer não tem fins lucrativos e oferece todo o suporte para diagnóstico e tratamento oncológico, com tecnologia de ponta e equipe médica multidisciplinar. Desde 2017, é a unidade assistencial da Fundação do Câncer, organização filantrópica que atua em pesquisa, prevenção e controle da doença há mais de 26 anos.

Sobre o Hospital Fundação do Câncer
O Hospital Fundação do Câncer, localizado no Rio de Janeiro, é um centro de tratamento filantrópico e sem fins lucrativos, criado como uma referência em oncologia no país. A unidade, inaugurada em 2017, complementa a atuação da Fundação nos campos de assistência, ensino e pesquisa, valorizando sempre o atendimento humanizado ao paciente. A estrutura conta com 7.400 metros quadrados de área construída, quatro salas cirúrgicas, 14 consultórios e 80 leitos, incluindo internação, UTI e Hospital Dia. Entre os serviços disponíveis, vale destacar a variedade de procedimentos de diagnóstico por imagem, como ressonância magnética, tomografia computadorizada e mamografia digital com tomossíntese, já que a detecção precoce aumenta muito as chances de cura do câncer. Com tecnologia de ponta e equipe multidisciplinar altamente qualificada, o Hospital Fundação do Câncer oferece todas as etapas de atendimento à doença, do diagnóstico ao tratamento, reforçando o principal valor da instituição: o compromisso com a vida.

Fonte: Comunique-se/Ketchum/JCM Comunicação

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *