04 / 06 / 18

MedRadius traz para Maceió alta tecnologia, e  eleva Alagoas na escala de tratamentos contra o câncer

Máquina de radiocirurgia

Máquina de radiocirurgia

Pouquíssimas cidades no Norte e Nordeste oferecem a radiocirurgia como opção de tratamento contra o câncer.  Agora, Maceió se destaca com equipamento moderno de radiocirurgia e SBRT para tratar lesões benignas e/ou malignas (câncer), cranianas e extracranianas, sem corte 

Você sabe o que é radiocirurgia? E SBRT?  Para que serve?
O médico radioterapeuta, do Centro de Tratamento de câncer MedRadius, Dr. Caio Arraes esclarece o assunto.

Dr. Caio Arraes

Dr. Caio Arraes

Segundo o médico, a radiocirurgia, ou radioterapia estereotática craniana, é um tratamento que, apesar do nome, não tem nada a ver com cirurgia. Ela é uma modalidade de radioterapia que permite tratar lesões cerebrais com altas doses de radiação, em uma ou poucas aplicações, com elevada precisão, sem cortes e sem necessidade de anestesia.

Ela é uma técnica precisa, utilizada para tratar tumores cerebrais benignos ou não, tumores recidivados, TOC, tumores oculares, entre outras lesões cranianas.

Já a SBRT é a técnica que possibilitou o tratamento de radiocirurgia em outras partes do corpo.

A radiocirurgia e a SBRT são realizadas na máquina de radioterapia, que possua braços, chamados de CONE BEAM.  Este equipamento oferece precisão, pois faz uma tomografia do paciente, no aparelho de radioterapia, imediatamente antes da aplicação, o que mostra o local exato onde está a lesão (tumor) a ser tratada. Por aumentar a precisão, esta técnica possibilita melhorar os resultados significantemente, possibilitando que os resultados aconteçam de forma mais rápida e os efeitos colaterais sejam minimizados. A precisão oferecida, pelo CONE BEAM, permite a realização de tratamentos de menor duração, com poucas doses e até com dose única.

Toda a programação para realização do tratamento é feita pelo médico e pelo físico com auxílio de um sistema computacional.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Edjane Mello (MTE 1896)

 

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *