6 de junho de 2018

Prodetur +Turismo chega em Florianópolis – SC

PRODETUR + TURISMO CHEGA EM FLORIANÓPOLIS

Florianópolis, capital dos catarinenses, é a primeira parada deste ano do evento de divulgação do Prodetur+Turismo, do Ministério do Turismo. Voltado para gestores públicos e executivos da iniciativa privada, o encontro visa explicar melhor o programa de financiamento da pasta. Vinícius Lummertz, ministro do Turismo, estará na solenidade, que acontecerá no próximo dia 12 no CentroSul. Na programação painel com participação de representantes do MTur, do Sebrae e do BNDES.

Vinicius e Tufi

Em pauta o  fomento a projetos de desenvolvimento e estruturação do setor turístico no Brasil. Além de Lummertz, também estará presente o Secretário atual da Secretaria de Turismo de SC, Tufi Michreff Neto e Eduardo Pinho Moreira, que tinha sérias intenções de acabar com a Secretaria de Turismo, que já não era do agrado do ex-governador Raimundo Colombo, que nada fez pelo turismo, muito pelo contrário, seu governo foi pautado por mais de sete secretários de turismo.

Programa de fomento do MTur, o Prodetur+Turismo oferece financiamentos com prazos e juros diferenciados. Os recursos são oriundos de parceria da pasta com o BNDES. A iniciativa visa impulsionar o turismo nacional e estruturar destinos turísticos, gerando emprego, renda e a inclusão social. A carteira de crédito tem R$ 5 bilhões à disposição da cadeia do setor. Para acessar recursos, municípios interessados têm de integrar o Mapa do Turismo Brasileiro, que teve mudanças na categorização. As propostas devem contemplar projetos nas áreas de infraestrutura turística, saneamento básico, gestão e avaliação ambiental, transporte e mobilidade urbana. A iniciativa prioriza também ações de qualificação, promoção, apoio à comercialização, pesquisa e inovação, empreendedorismo e parcerias público-privadas.

Hotel Fazenda Boqueirão, resort de campo, em Lages-SC, O melhor destino de inverno na Serra Catarinense. durante a semana, fora nos feriados, 50% de desconto na diária. Remota possibilidade de neve a partir de sexta-feira.

TURISMO RELIGIOSO EM ALTA

O SEBRAI aqui de Santa Catarina divulgou relatório sobre o Turismo Religioso no Brasil, o qual revelou que o nosso país possui mais de 300 destinos de turismo religioso que, juntos, geram mais de R$ 20 milhões em receita com viagens por ano. Aqui pertinho de Florianópolis temos alguns grandes exemplos, Nova Trento com a Santa Madre Paulina, as famosas peregrinações ao Santuário de Angelina, passando por São pedro de Alcântara. Outro em São Martinho, por conta da Beata Albertina Berkenbrock. Agora imaginemos a maior festa do Brasil, que acontece em Belém por conta do Sírio de Nazaré, a maior procissão mundo.

De acordo com Eduardo Zorzanello, Presidente do Gramado/Canela Conventions & Visitor: “O Brasil é um dos países mais religiosos do mundo. Por isso, apostamos neste segmento para o nosso festival de turismo. O turismo religioso é uma grande potência e um dos nichos de mercado que mais tem crescido. Além da fé, os peregrinos que visitam o Brasil encontram belas paisagens e um contexto cultural muito forte”.

SEXTA JAZZ E JOE HANDERSON

Um gigante do jazz: esse foi Joe Henderson (1937-2001), um dos maiores improvisadores de saxofone, de 1960 até o fim dos anos 1990, que marcou época com seu som característico e seus poderes de invenção. Vencedor do Grammy, Henderson tocou saxofone com Bill Clinton em sua primeira posse presidencial, adquirindo status de estadista de jazz durante os anos 1990.

Joe Henderson foi uma das vozes mais fortes do sax tenor e alcançou grande sucesso no final de sua carreira. Seu jeito de tocar incorpora Blues e Bebop a improvisação modal livre, com uma pitada de anarquismo vanguardista. No entanto, ele também tocou padrões com graça e desenvoltura.  Henderson desfrutou de um status de chefão no mundo do jazz até que as complicações do enfisema o levaram à óbito em 2001. Seu repertório será interpretado, nesta sexta-feira (8), pelos músicos Tiê Pereira (Contrabaixo), Mauro Borghezan (bateria), Fábio Melo (Saxofone) e Flávio  Silva (Guitarra).

O projeto Sexta Jazz AF é viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura com os patrocínios de Engie Energia Brasil e Allflex. Apoio de Iguatemi Florianópolis, Secretária Municipal de Cultura, Esporte e Juventude. A Coordenação é da Marte Inovação Cultural e a realização da Aliança Francesa Florianópolis, do Ministério da Cultura e Governo Federal.

DESTINO EM ALTA – FOZ DO IGUAÇU

De acordo com um levantamento feito pelo Hotel Urbano, a procura de brasileiros por viagens a Foz do Iguaçu cresceu 100% em comparação a 2017. O aumento se deve a grande quantidade de feriados prolongados em 2018 e a alta do dólar, que impulsionou o mercado de viagens nacionais. De acordo com Neuso Rafagnin, presidente do Sindicato de Hotéis, Bares e Similares (Sindhotéis) de Foz do Iguaçu, o resultado faz parte de uma ação para divulgar o destino. “Nos últimos anos houve uma união muito grande do setor turístico para vender nosso destino, além dos investimentos e crescimento de atrativos que deixou nossa cidade mais charmosa e receptiva. Ainda estamos trabalhando para melhorar e poder acompanhar o crescimento e nível dos nossos visitantes”, afirmou.

NOS PASSOS DE MOISÉS BERTONI

Agora já é possível percorrer os caminhos que o cientista Moisés Bertoni fazia no início do século passado, na região das três fronteiras. O Barco Kattamaran II, do grupo Echaporã, passou a oferecer esta alternativa de passeio no Destino Iguaçu. O roteiro inclui história, contato direto com a natureza e um pouco de aventura (é preciso fôlego para subir a trilha íngreme de 700 metros até chegar ao local, depois da rota fluvial). A inauguração foi na última sexta-feira, 1, e reuniu a ministra do Turismo do Paraguai, Marcela Bacigalupo, o prefeito Chico Brasileiro, o vice Nilton Bobato, o gerente da Fundação Moisés Bertoni, Yan Esperança, e a jornalista Patrícia Iunovich, superintendente de Comunicação Social, que representou o diretor geral brasileiro em exercício, Cezar Ziliotto. Tamvém estava presente a gerente do Exhaporã, Jania Nunes.

O barco Kattamaram II, com capacidade para 250 pessoas, começou a fazer esse percurso para o público já no sábado, 2. O passeio passa pelos rios Paraná e Iguaçu. O passeio em Foz dura 2h média e tem como ponto de embarque o Cataratas Iate Clube. Serão oferecidas várias  opções de horários, sempre com saídas do mesmo local. Os visitantes poderão contemplar um dos maiores monumentos arquitetônicos do destino, como a Usina Hidrelétrica de Itaipu e a Ponte da Amizade, que une Brasil ao Paraguai, além da Ponte da Fraternidade, que faz ligação do Brasil com a Argentina. Nos roteiros oferecidos ainda é possível observar o Marco das Fronteiras e a Ilha Acaray. Outra opção é a visita ao Museu Moisés Bertoni. O barco tem convés aberto, bar americano, restaurante e solário. A Echaporã Turismo e Navegação, responsável pelo novo atrativo, também informa que a embarcação poderá receber eventos.

NOVA ELEIÇÃO ABAV NACIONAL

Carlos Palmeira está deixando a presidência da Abav Nacional. Nova eleição foi convocada na próxima quinta-feira, em chapa que deve ser liderada por Geraldo Zaidan Rocha, da GR Turismo, do Paraná, vice-presidente financeiro da atual gestão. Ao que tudo indica, a próxima eleição será de chapa única, idêntica à atual, mas com a ausência de Palmeira, que enfrenta desde o início de sua gestão uma impugnação feita pela da Abav do Espírito Santo. O protesto da regional é pelo descumprimento do prazo na seleção de conselheiros. Após “duas eleições”, o motivo da saída de Palmeira se repete.  Palmeira esclarece que a Abav é uma associação para gerir, fazer as coisas acontecerem. “Por isso estou deixando o cargo. É imprescindível ressaltar que a unidade foi mantida e a grandeza é de todos”, concluiu Carlos Palmeira. “A Abav está acima de qualquer pessoa, de qualquer nome.”

FIEXPO CHILE

Terminou nesta quarta-feira, em Santiago no Chile, a FIEXPO 2018, uma das principais feiras do segmento de Negócios e Eventos da América Latina. A EMBRATUR esteve presente e na pauta encontro com o embaixador do Brasil no Chile, Carlos Sérgio Sobral Duarte; participação no Fórum Político Latino-Americano, além de ações propostas pela organizadora do evento, como workshop organizado pela ICCA (Associação Internacional de Congressos e Convenções, em tradução livre). Em maio deste ano, a ICCA divulgou o ranking anual dos destinos que mais realizaram eventos internacionais em 2017. O Brasil está entre os 20 países que mais sediam no mundo e manteve o primeiro lugar do ranking na América Latina.

Reconhecida pela ICCA como a feira de referência do setor na América Latina, da qual participam praticamente todos os países do continente, a FIEXPO combina reuniões de negócios, capacitação e networking, além da realização do Foro Político Latino-americano sobre Turismo de Reuniões, com a participação de ministros, secretários, prefeitos, parlamentares e governadores do nosso continente, com o fim de debater políticas conjuntas para o desenvolvimento do turismo de reuniões.

A Embratur apresentou a grande diversidade do Brasil em um estande de 108m2, onde os visitantes foram convidados a aproveitar as atrações culturais expostas, bem como a degustações diárias da gastronomia brasileira. O espaço brasileiro foi composto por 18 representantes de destinos turísticos e empresas privadas. Além disso, a Embratur promoveu momentos de relacionamento com 130 hosted buyers indicados pela organização da FIEXPO. A ação visou intensificar a prospecção de eventos, grupos corporativos e viagens de incentivo para o Brasil. Para esta ocasião, foram selecionados alguns destinos brasileiros que vêm se destacando no ranking da ICCA dos últimos três anos.

TURISMO CORPORATIVO – EVENTOS

Segundo dados do Observatório Econômico do Turismo de Reuniões da Argentina, o crescimento no número de encontros realizados no país em 2017 chegou a 5,4 mil eventos e outros 197 de incentivo, o que representa alta de 12% contra 2016. O impacto econômico do segmento no ano passado, de acordo com a entidade, foi de cerca de 21,68 bilhões de pesos argentinos (algo em torno de R$ 3,27 bilhões), com 159,8 mil empregos gerados. Somente a capital Buenos Aires foi responsável por 1,3 mil eventos no país – 24% do total.

Tren de las nubes – Salta

Em seguida aparecem a província de Buenos Aires (15%); Córdoba (13%); Santa Fé e Salta (8% cada); Mendoza e Entre Ríos (7% cada); Tucumán e Jujuy (3% cada); Chaco (2%) e o restante das províncias 10%. Segundo o ranking publicado pela ICCA, em 2017 os congressos internacionais cresceram 3% no mundo todo, com a realização de 12,5 mil eventos. A Argentina ficou em segundo lugar na América Latina, superada apenas pelo Brasil e acima do México e Colômbia; no globo, está na 21ª posição, com 199 eventos realizados e um crescimento de 6% na comparação ano a ano.

Hotel Termas em Gravatal, a melhor água termal do Brasil, a terceira do undo e a melhor gastronomia

BRASILEIROS FAZEM A FESTA EM USHUAIA

O inverno já chegou em Ushuaia que teve sua primeira nevada. Brasileiros já circularam por aqui e hoje a Criollos Turismo acompanhou-os ao Parque Nacional da Terra do Fogo​. Evidente que todo turista quando vivencia este fenômeno se emociona, principalmente os brasileiros que percebem que a paisagem mudou de uma hora para outra, tornado-se crianças e registrando todos os momentos com centenas de fotografias. A previsão de neve, aquela que irá realmente se acumular ​em todos os lugares é a partir do dia 15 de Junho. Segundo os especialistas esse inverno promete uma excelente temporada com muitas nevadas.

Cilene del Faro, a casa dos brasileiros em Ushuaia

CAPACITAÇÕES NO BRASIL

E a equipe da Secretaria de Turismo de Ushuaia, capitaneada pelo Secretário Juan Sherañuk, mesmo com a perspectiva de uma altíssima temporada, segue trabalhando pesado aqui no Brasil. Cristiane Cavalli, brasileira e responsável pelos assuntos internacionais de Ushuaia, capacitou dezenas de agentes de viagens em Porto alegre, numa parceria entre Aerolineas Argentinas, Consulado Argentino e ABAV local. De lá seguem para Curitiba e depois São Paulo.

Clique na imagem para ampliá-la

BELLA DA SEMANA

Com apenas 19 aninhos e um corpo exuberante a paulista Bruna Ferrari é a nova modelo do Bella da Semana. Em um ensaio pra lá de caliente a belíssima morena é de poucas palavras e muita atitude. Após fotografar para diversas grifes e ser destaque em desfiles de moda, Bruna começou cedo na carreira e hoje concilia o trabalho com os estudos para se tornar engenheira em breve. Estudante e modelo, Bruna que seu sonho profissional é seguir na vida como engenheira e que hoje dedica boa parte do seu tempo aos estudos.

PARA LER DEMAIS ARTIGOS IMPORTANTES CLIQUE AQUI

Bolo de Fubá com cobertura de doce de amora. Pensa num bolo espetacular – Bolo da Madre – São José – SC

PARA LER DEMAIS ARTIGOS IMPORTANTES CLIQUE AQUI

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *