19 / 09 / 18

Competitividade – Santa Catarina mantém a liderança no ranking

Competitividade - Santa Catarina mantém a liderança no ranking

SANTA CATARINA MANTÉM LIDERANÇA O RANKING DE COMPETITIVIDADE

Santa Catarina conquistou pelo segundo ano consecutivo a liderança, ficando atrás apenas de São Paulo, no Ranking de Competitividade dos Estados 2018 e ganha o prêmio de Destaque Internacional no prêmio de Excelência em Competitividade dos Estados. Santa Catarina é destaque como o mais eficiente entre os estados brasileiros. Temos uma atividade econômica diversificada, que amplia a base industrial e de serviços na composição do PIB, gerando impacto positivo na arrecadação de impostos.

“Também Santa Catarina está entre os Estados com a menor taxa de mortalidade infantil, com IDH acima da média nacional e mantém a liderança em desenvolvimento econômico e social, indicadores que levaram nosso Estado a ganhar nota máxima no pilar de Sustentabilidade Social e garantir a manutenção da 2ª colocação no Ranking Geral de Competitividade entre os Estados”, destacou Biasus, durante a cerimônia. Imaginem quando tivermos um governo estadual que invista pesado em infraestrutura turística !!!

TERMALISMO CATARINENSE

Hotel Termas em Gravatal – SC – A melhor água termal do Brasil e a terceira do mundo

A Santa Catarina Turismo (Santur) apresentou o potencial do termalismo do Estado na 18ª Feira de Turismo Termal, Saúde e Bem-Estar – TERMATALIA Brasil 2018. O evento aconteceu de 13 a 15 de setembro, no Centro de Convenções do hotel Recanto Cataratas Thermas Resort & Convencion, na cidade de Foz do Iguaçu. O destaque do estande de SC foi a oferta de experiências aos participantes do evento, como quick massage (corpo e mãos), aplicação de argila facial e degustação de água termal saborizada. Além disso, a água Mineral Gravatal foi novamente escolhida uma das três melhores águas do mundo. A  empresa catarinense já havia recebido a premiação na edição de 2017 do evento e reafirma sua qualidade, mantendo-se como referência mundial.

A TERMATALIA Brasil tem como objetivo promover a troca de experiências entre diferentes continentes, a fim de promover o mercado estratégico de turismo termal e de bem-estar na América Latina. Essa é a única feira internacional especializada em turismo de saúde e bem-estar que liga a América e Euroásia, tendo como foco principal o aprimoramento de recursos naturais como a água. O público-alvo é formado por agentes da indústria de turismo e bem-estar de diversos países, direcionados especificamente ao segmento das águas termais e minerais.

CAFÉ CULTURA LAGOA DA CONCEIÇÃO

Uma das mais importantes iniciativas ambientais desenvolvidas em Florianópolis – o Projeto Tamar, é o tema desta semana do “Bate-papo no Café Cultura – Comunidade e Oceanos”. Os encontros fazem parte do Projeto Viva a Lagoa, promovido Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) para valorizar o bairro com iniciativas culturais, ambientais e educacionais. As palestras são gratuitas e acontecem todas as quartas-feiras de setembro, a partir das 19h30min, na loja da Lagoa da Conceição, em Florianópolis.

O bate-papo será com Daniel Rogério, biólogo formado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná e que atua há cerca de cinco anos no Projeto Tamar Florianópolis. Ele é responsável pelas áreas de educação ambiental e conscientização e manejo dos animais do Centro de Visitantes e do Centro de Reabilitação. E para encerrar a programação, no dia 26, o shaper David Weber, que é idealizador de pranchas de surfe com materiais alternativos, vai falar sobre sustentabilidade, tecnologia e arte.

CÂMARA DE COMÉRCIO BRASIL-PORTUGAL

Nesta quinta-feira, dia 20, Jatyr Ranzolin Jr., assume a presidência da Câmara de Comércio Brasil Portugal de Santa Catarina. A entidade é responsável por incentivar atividades de comércio e turismo entre o estado brasileiro e o país lusitano. O advogado e especialista em Propriedade Intelectual irá representar os empresários catarinenses e trabalhar para o fomento de negócios com Portugal. “Estou muito entusiasmado e motivado com a perspectiva de contribuir com o desenvolvimento de Santa Catarina, identificando oportunidades e as transformando em ações para o crescimento coletivo”, afirma Ranzolin.

FLORIANÓPOLIS CIDADE UNESCO DA GASTRONOMIA

Os show cookings do Programa Florianópolis Cidade Unesco da Gastronomia durante a 19ª Fenaostra, Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana, estão sendo um sucesso. A festa pela primeira vez está sendo realizada na praça Fernando Machado, no Centro, com entrada gratuita, agradando moradores e turistas. O programa levou ao palco da feira chefs, universidades de gastronomia, a Confraria da Cidade ajudando a tornar a feira um sucesso, sempre com o apoio efetivo da Prefeitura Municipal de Florianópolis. Somente nos três primeiros dias de feira mais de 30 mil pessoas foram ao local para saborear ostras, tomar cerveja artesanal, encontrar amigos, ou comprar algum artesanato. Alunos das universidades IFSC, Estácio de Sá, Unisul e Senac se revezaram no palco da Fenaostra para apresentar pratos a base de ostra, como parte das atividades desenvolvidas pelo Programa Florianópolis Cidade Unesco da Gastronomia, cujo Grupo Gestor é coordenado pela Associação FloripAmanhã.

BC CONVENTION REÚNE TRADE HOTELEIRO

O Comitê de Hospedagem do BC Convention reuniu representantes do turismo, inclusão social e segurança da cidade para discutir alguns pontos e preocupações do setor relacionadas principalmente à questão da segurança pública com impacto no turismo, como a situação dos andarilhos na cidade e a regulamentação e fiscalização dos meios de hospedagens alternativos. Na ocasião alguns hoteleiros destacaram a preocupação com a segurança dos hóspedes e, a partir dessa demanda, foi sugerido pelo Tenente-Coronel José Evaldo Hoffmann Jr, Comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, o uso de um aplicativo entre as recepções dos hotéis e a polícia militar, a exemplo do que já acontece na rede de vizinhos, para que haja uma comunicação ainda mais próxima entre os setores. A ação será implementada já nos próximos meses e será um diferencial para o destino.

Na ocasião também foi discutida a regulamentação e a fiscalização dos meio de hospedagens alternativos. O Secretário de Turismo Miro Teixeira, finalizou o encontro apresentando alguns números do turismo neste ano, destacando projetos que serão desenvolvidos em parceria com a iniciativa privada durante a temporada de verão e que além de trazer mais conforto e qualidade aos turistas, também irão alavancar mais recursos para a promoção. Além disso, trouxe uma das notícias mais esperadas: acaba de ser publicado no Diário Oficial da União o repasse dos R$ 15 milhões do Governo Federal para o Centro de Eventos.

ABAV-EXPO 2018 – INSCRIÇÃO GRATUITA ON LINE

Aproveite. Você só tem até o dia 21/9 para garantir sua inscrição gratuita na maior feira de turismo do Brasil pela internet. Depois, você só poderá se inscrever no local do evento. Para os associados ABAV, as inscrições continuarão sendo gratuitas. Para quem não é, o valor será de R$ 70 por pessoa. CLIQUE AQUI E GARANTA SUA INSCRIÇÃO GRATUITA.

46ª ABAV Expo Internacional de Turismo e 50º Encontro Comercial Braztoa trazem diferentes inovações em tecnologia durante o maior evento do setor de viagens e turismo do Brasil. A feira ocorre de 26 a 28 de setembro no Anhembi, em São Paulo, das 12h às 20h. No dia 26/09, às 14h, o Grupo apresenta a palestra “Agente de viagem: você está preparado para atuar com sucesso no seu Mercado?”. Na ocasião, eles apresentam um ecossistema de Viagens e o impacto no dia a dia da empresa. Desde o pensamento sistêmico da gestão da agência, aprendizado organizacional, inovação, parcerias até a sustentabilidade. O tema será abordado por Melanie Teixeira (Omnibess), com experiência na indústria de Marketing e Turismo com foco em Tecnologia e Distribuição Hoteleira;  Glaucio Silva,  Sócio fundador da AGI Sistemas; Aoron Beyer (Benner Sistemas), coordenador da ABAV Tech; e Ricardo Lidington, diretor-executivo da E-Fácil Plus.

No segundo dia, 27/9, às 15h, outra equipe da ABAV Tech traz o tema “Software grátis: o que pode ser útil para minha agência?” Participam da explanação, Marcelo Tanque (Sabre), especialista em Marketing de Serviços pela FIA; Wagner Amarelo, profissional com mais de 17 anos de atuação no segmento de turismo corporativo; e Eduardo Calamari, que é gerente de Tecnologia na Travelport. Nesta sessão serão apresentadas sugestões de softwares gratuitos que podem ser usados para trabalhar as tarefas do dia a dia, aumentar a segurança dos dados ou buscar novos negócios.

No dia 28 de setembro, às 16h, outra equipe da ABAV Tech traz para o debate o tema “Conheça a composição do valor do bilhete e personalize a sua venda!”. A atividade será apresentada por quatro especialistas:  João Pin – integração e desenvolvimento de projetos (Kaizen) e automatização de cobrança online da Lufthansa e Swiss; Luciana Granado, gerente de Distribuição da GOL Linhas aéreas; Reginaldo Silva, gerente geral da Lemontech; e Luiz Fernando Morais, executivo de TI da LATAM. Os assentos são limitados e quem estiver credenciado poderá fazer a reserva. Quem ainda não se inscreveu no evento pode aproveitar o credenciamento online e gratuito até o dia 21 de setembro. A grade completa da programação, com o perfil dos palestrantes, pode ser consultada pelo site da ABAV Expo: www.abavexpo.com.br.

1ª SEMANA DE GASTRONOMIA ARGENTINA

Durante a ABAV EXPO 2018, a cidade de São Paulo terá um novo evento gastronômico. Entre os dias 25 e 30 deste mês, a cidade recepciona a 1ª Semana da Gastronomia Argentina, organizada pela Federação Empresarial Hoteleira Gastronômica da República Argentina. Nove restaurantes paulistanos participam, dentre os quais se incluem dois de hotéis. O objetivo do evento é fomentar produtos argentinos no mercado brasileiro, trazendo pratos à base de ingredientes variados. Os empreendimento participantes apresentarão opções exclusivas de entrada, prato principal e sobremesa durante esse período em seus cardápios. A semana foi anunciada na Residência Oficial do Consulado Geral da Argentina, em São Paulo, com a presença do Ministro Luis Castillo, Cônsul Geral, além de 70 convidados.

“A iniciativa da FEHGRA é uma oportunidade de crescimento para todos os envolvidos. Desejo que esta primeira edição da semana de gastronomia Argentina seja de muito êxito”, diz o Cônsul. A embaixadora do evento será Carole Crema, chef internacional e jurada do programa “Que Seja Doce”, transmitido na GNT. A escolha pela capital paulista como sede é estratégica. Maior emissora de turistas brasileiros para a Argentina, São Paulo é destaque no cenário gastronômico mundial, segundo a FEHGRA. Além de estarem disponíveis ao público, as criações serão avaliadas por um comitê especializado, formado por Luis Castillo, Carole Crema e Jordi Busquets, conselheiro da FEHGRA. O anúncio dos vencedores acontece no dia 27, durante a 46ª ABAV Expo Internacional de Turismo e 50º Encontro Comercial Braztoa.

Clique na imagem para ampliá-la

TAMBAÚ HOTEL NO RIO DE JANEIRO

Tambaú Hotel – João Pessoa – Brasil

O Tambaú Hotel, um dos principais cartões postais de João Pessoa, está divulgando o Destino Paraíba juntamente com o empreendimento hoteleiro no Aeroporto de Congonhas, na capital paulista, um dos mais movimentados do Brasil. A peça está sendo exibida na sala de embarque, onde, em 2016, de acordo com os números oficiais da Infraero – Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – que administra o equipamento -, transitaram mais de 20,5 milhões de passageiros. Desta forma, considerando apenas a manutenção dos passageiros agora em 2018, a imagem do destino e do hotel está sendo exibida para cerca de 50 mil passageiros/dia.

“Acreditamos que trará resultados para nós como destino e como empreendimento”, aponta a diretoria do Tambaú Hotel. Conforme o diretor Eduardo Pereira, já está em estudo uma ação de marketing idêntica no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro”.

EUA NO FESTIVAL JPA

O Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife estará presente este ano no Festival do Turismo de João Pessoa. Os visitantes poderão ter acesso ao espaço do Consulado americano e obter informações sobre visto para os Estados Unidos. Além do visto de turismo e negócios, esta será também uma ótima oportunidade para aqueles que têm interesse em estudar nos Estados Unidos saber mais sobre o passo-a-passo para o visto de estudante.

Para o cônsul de Diplomacia Pública Daniel Stewart, “O Festival JPA é relevante para o Nordeste e é importante que o consulado esteja presente. Este é também um momento especial para que nossa equipe, formada por brasileiros e diplomatas americanos, tenha contato direto com os paraibanos. O consulado é localizado no Recife, mas atua em quase todo o Nordeste. Queremos mostrar que viajar aos Estados Unidos, para fazer turismo ou ter uma experiência acadêmica, é mais fácil do que as pessoas pensam”. O consulado também vai promover palestras sobre vistos durante o evento. O Festival JPA está em sua 8ª edição e terá neste ano um forte aumento de expositores internacionais. As inscrições para participantes são gratuitas, através do site www.festivaljpa.com.br . O evento é exclusivo para profissionais do turismo.

100% Lazer – João Pessoa – PB

SETOR DE CRUZEIROS GANHA REFORÇO NO BRASIL

Navio de Cruzeiro em Porto Belo -SC

O setor de cruzeiros marítimos ganhou mais um reforço no Brasil. A validade do visto dos profissionais que trabalham em navios em viagem de longo curso passa de 90 para 180 dias. O Decreto Presidencial número 9.500 foi publicado nesta terça-feira (11), no Diário Oficial da União. Para a presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Teté Bezerra, esta medida garante uma receita importante gerada pela temporada de Cruzeiros Marítimos para o País. Na última temporada (2017/2018), cerca de 420 mil pessoas viajaram de navio no Brasil, um crescimento de quase 17% em comparação ao período anterior. Dos mais de 470 mil turistas que fazem cruzeiro no País, 20% são estrangeiros. Ainda de acordo com a CLIA Brasil, cada navio pode gerar 4 mil empregos. Entre 2017 e 2018, foram gerados 27.748 empregos, quase 10% a mais que em 2016/2017, com os sete navios que estiveram na costa brasileira.

 

BELLA DA SEMANA

Mariana Luz - Turismo on line

Com apenas 21 aninhos, Mariana Luz chega ao Bella da Semana nesta quarta-feira, 19. trata-se da segunda parte do ensaio. Com um corpo escultural, essa ninfeta estuda administração. É clicar para conferir.

 

Pensou em reformar? Tudo o que você precisa para construir/reformar sua pousada/hotel/resort, vale a pena no mínimo, consultar

PARA LER DEMAIS ARTIGOS IMPORTANTES CLIQUE AQUI

Bolo de Fubá com cobertura de doce de amora. Pensa num bolo espetacular – Bolo da Madre – São José – SC

PARA LER DEMAIS ARTIGOS IMPORTANTES CLIQUE AQUI

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *