21 / 09 / 18

Espírito Bird – Escentric Molecules Art & Chemistry

Espírito Bird - Escentric Molecules Art & Chemistry

As Moléculas Escêntricas devem sua existência a uma molécula de aroma que não existe na natureza. Iso E Super foi criado em um laboratório na IFF em 1973. Vale comentar que o Escentric Molecules chegou ao Brasil com coquetel no Belmond Copacabana Palace

Ecentric Molecules - Turismo on line

Permaneceu desconhecido fora do mundo da perfumaria até o lançamento da Escentric Molecules, embora sua presença elusiva paira em concentrações relativamente baixas no fundo de muitas fragrâncias para homens e mulheres. Entre os perfumistas, é valorizada pelo seu efeito aveludado e encapsulante.

Geza Schoen - Turismo on line

Quando o perfumista Geza Schoen primeiro sentiu o cheiro de Iso E Super isoladamente, algo clicou. “Percebi que o denominador comum em todas as fragrâncias que eu gostava era que elas continham uma grande dose dele. Iso E Super é altamente incomum. Você nunca pode obter o suficiente disso. Um cheiro e você quer a garrafa inteira. É como uma droga.” Schoen começou a experimentar, criando fragrâncias que continham Iso E Super em proporções inéditas. Uma noite ele foi mais longe. Tomando uma bebida com um amigo, ele sugeriu que não borrifassem apenas a própria molécula de aroma.

O efeito foi imediato. Assim que se sentaram em um bar, uma mulher apareceu para perguntar sobre sua fragrância. Quando Schoen conversou com ela, ficou claro que a conexão entre as fragrâncias que ela gostava também era uma grande dose de Iso E Super. Schoen percebeu que ele estava em algo inédito. Sua proposta foi ousada. Ele criaria duas fragrâncias em homenagem a esse enigmático atrativo. Uma fragrância conteria 65% da molécula sem precedentes. O resto da fórmula consistiria de ingredientes projetados para ressaltar seu humor de baixa luminosidade.

Se este foi um movimento radical, a segunda fragrância foi totalmente não-conformista. Ele conteria apenas a molécula Iso E Super. “Eu pensei, este vai apelar apenas para os artistas, os malucos, os forasteiros.”

Escentric Molecules - Turismo on line

Ele estava errado. Desde o seu lançamento em 2006, a Escentric Molecules foi um fenômeno. Schoen seguiu o primeiro par de fragrâncias, 01, com 02, 03, e em 2017, um quarto par, Escentric Molecules 04. Cada par foca naquelas raras moléculas aromáticas que têm a radiância e profundidade de caráter para ficarem sozinhas.

Geza Schoen - Turismo on line

O perfumista Geza Schoen tem uma reputação como um rebelde no mundo da fragrância.

Escentric Molecules - Turismo on line

Em 2001, desiludido com a crescente comercialização do setor, ele renunciou ao cargo de fabricante de fragrâncias, H & R, em Paris, e mudou-se para Londres. Lá ele conheceu designers, Brian Kirkby e Zowie Broach de Boudicca, trabalhando com eles ao longo de vários anos para criar seu perfume ferozmente individual, Wode . Foi em Londres, em 2006, que ele lançou a Escentric Molecules: Muitas vezes descrita como a ‘marca de fragrância anti-fragrância’ Escentric Molecules confundiu as expectativas para se tornar um sucesso exponencial. Em 2009 ele iniciou a série The Beautiful Mind, trabalhando com mulheres de destaque em diferentes áreas criativas para construir fragrâncias dedicadas ao poder da mente feminina. Em 2017, ele lançou o Project Renegades com amigos e colegas perfumistas, Mark Buxton e Bertrand Duchaufour. Ao longo de sua carreira, Schoen colaborou em projetos conceituais como Paper Passion , uma fragrância com Steidl, Wallpaper * e Karl Lagerfeld; e trabalhou com artistas como Wolfgang Georgsdorf, para quem ele fez 64 odores para Smeller , um órgão olfativo que os espectadores podem tocar como um piano para fazer aromas. Em 2005, ele retornou para sua Alemanha natal, onde vive e trabalha em Berlim.

Escentric Molecules - Turismo on Line

A linguagem visual das moléculas de Escentric reforça a perfumaria como ciência + arte. Cada molécula aromática das séries 01, 02, 03 e 04 é explorada em pares binários: Fragrância Escêntrica – uma fórmula Fragrância Molecular  – uma moléculaEste par binário no coração da Escentric Molecules se traduz em uma ênfase na notação binária no design. O binário é explorado de várias maneiras diferentes, algumas esotéricas e outras prontamente decodificáveis, como o código binário clássico.

Espirito Bird - Turismo on line

Vale lembrar que este perfume não é encontrado em qualquer lugar. A melhor opção é você entrar neste link como eu faço e encomendar o seu: https://espiritobird.com/br/

 

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *