3 de novembro de 2018

Argentina registra aumento da procura por pacotes turísticos no Brasil

ARGENTINA REGISTRA AUMENTO DA PROCURA POR PACOTES TURÍSTICOS NO BRASIL

O verão está próximo e o Brasil se prepara para receber turistas do mundo inteiro, especialmente os vizinhos argentinos, os maiores responsáveis pelo incremento de visitantes no País. De acordo com o Setor de Promoção Comercial (Secom) da Embaixada do Brasil na Argentina, após a estabilização do dólar, a procura por reservas de pacotes turísticos ao Brasil está em alta. A imprensa argentina tem registrado o aumento, com destaque para as reservas de resorts all inclusive no litoral nordestino. O jornal La Nácion publicou uma matéria apresentando as diversas opções, especialmente nos destinos de Santa Catarina.

Santa Catarina, dentro do Brasil, é o destino de praia mais perto para muitos argentinos, uruguaios e paraguaios que desejam sair de seus países. Além disso, com o câmbio favorável, há maior chance de atração desses turistas para outras regiões. A matéria do La Nación, intitulada “Cuánto cuesta veranear en Floripa”, apresenta números em relação ao valor da moeda, de combustíveis, de passagens aéreas, pacotes turísticos, hospedagem e de alimentação. De acordo com o texto, Florianópolis é a cidade que mais recebe turistas argentinos no Brasil. O jornal informa que o Ministério do Turismo do Brasil prevê um aumento de 8% da vinda de estrangeiros para Santa Catarina.

Com a colaboração de membros do Comitê Visite Brasil da Argentina, coordenado pelo Secom, o jornal La Nación destacou, ainda, que os operadores argentinos estão otimistas em relação a comercialização de pacotes para o País. “Segundo o despegar.com (decolar.com no Brasil), a venda para o Brasil é 30% superior aos demais destinos internacionais na variação anual”, informa a matéria. Acrescenta, ainda, que as vendas para viajar em janeiro de 2019 para o Brasil aumentaram 140% em relação ao mesmo período de 2018. “O Secom tem recebido, igualmente, maior demanda por parte de turistas argentinos com pedido de informações sobre destinos turísticos no Brasil, com ênfase no custo de se veranear no litoral. A publicação do jornal argentino vem para reafirmar essa expectativa”, declarou o embaixador do Brasil na Argentina, Sérgio França Danese.

REDE DE SEGURANÇA HOTELEIRA

Denício, Evaldo e Pigozzi, do 12° Batalhão da Policia Militar de Santa Catarina com a presidente do Convention Bureau, Ana Maria dos Santos – Foto: Roberta Watzko

Os hotéis de Balneário Camboriú vão contar com um reforço a mais para a segurança neste verão. Começou a ser implantada nesta semana, a primeira Rede de Segurança de Hotelaria do estado. O projeto é uma adaptação da “Rede de Vizinhos” e foi idealizado através de uma parceria entre o Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau e o 12° Batalhão da Policia Militar de Santa Catarina. O objetivo da ação é unir profissionais de hotelaria de toda a cidade para facilitar o contato com os policiais e, assim diminuir o número de ocorrências com os turistas.

Foto: Roberta Watzko

O programa é uma estratégia pautada na filosofia de polícia comunitária, em que uma rede organizada entre os proprietários, chefes de recepção dos hotéis e Polícia Militar se reúne em um grupo de aplicativo de conversa para trocar informações e acelerar os processos das ocorrências. “O turismo é o combustível da cidade, por isso compreendemos a necessidade de ampliarmos a segurança para os turistas. Queremos que os hotéis sejam os olhos e os porta-vozes das ocorrências, para facilitar a nossa chegada aos locais e até mesmo prevenir alguns crimes que acontecem com frequência na temporada. É um trabalho complexo de centralização das informações, mas que com certeza beneficiará ambos os lados”, destaca o Coordenador do Projeto e Tenente do 12° Batalhão da PM, Pigozzi.

A ação pretende ainda montar um material institucional de prevenção com leis e regras do que pode e o que não ser feito na cidade para que os turistas sem comportem de forma segura. A rede de segurança será coordenada pela central de ocorrência do 12° Batalhão da Policia Militar. O projeto não tem custo para os hotéis que, após aderirem à ação, receberão um treinamento de postura, consulta de reincidentes e uma lista de regras sobre as funcionalidades do grupo. Além disso, placas semelhantes a “rede de vizinhos” deverão ser fixadas nos estabelecimentos participantes. A polícia pede ainda que os hotéis mantenham câmeras de segurança externas para auxiliar nos processos. As câmeras permitem que os policias façam reconhecimento de face e placas de automóveis.

Para a Presidente do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, Ana Maria dos Santos, o projeto é um grande aliado dos hoteleiros para estabelecer a segurança na cidade. “Apesar de Balneário ser uma cidade bastante segura em comparação com os grandes centros turísticos, buscamos uma cidade cada vez melhor para os moradores e turistas também. Por esse motivo, nossa hotelaria se compromete a ajudar a Polícia Militar no que for preciso. Sabemos que município tem dinamismo suficiente para agir com maior eficácia nessas situações. O BC Convention acredita que o pioneirismo deste projeto no estado fará de Balneário Camboriú referência também em segurança no país”, finaliza. Os hotéis que tiverem interesse em participar do projeto devem entrar em contato com o Convention Bureau através do e-mail contato@visitebc.com.br, solicitando o termo de adesão.

FLORIPA AIRPORT

A primeira etapa do edital de licitação da área comercial do novo terminal do Aeroporto Internacional de Florianópolis foi prorrogado para o dia 9 de novembro, devido a demanda acima da expectativa registrada pela Floripa Airport. A primeira etapa consiste na realização de inscrição dos interessados pelo site da concessionária. O edital de licitação contempla 44 pacotes, em que os interessados poderão se inscrever.

O grupo suíço, que administra o aeroporto, pretende montar um mix atrativo, unindo marcas que são a cara de Florianópolis a franquias de peso nacional e internacional. O conceito tem no DNA, a exemplo do aeroporto de Zurich, transformar o Aeroporto Internacional de Florianópolis em um espaço de passeio e de experiências inesquecíveis aos visitantes e não só um local de passageiros em trânsito. O edital de licitação está disponível no site da Floripa Airport e traz todas as informações de pacotes e opções de estabelecimentos comerciais que estarão disponíveis no novo terminal.

Atenção para quem vai decolar. O horário de verão começa no dia 04 de novembro, 0h, e a partir desta data os relógios devem ser adiantados em uma (01) hora nos seguintes estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Goiás, Rio Grande do Sul, Paraná, e Santa Catarina. Ao contrário desses estados, a Bahia não vai aderir ao horário de verão. Porém, a partida e a chegada da maioria dos voos no Aeroporto de Salvador sofrerão alterações. Isso acontece porque a aviação nacional segue o horário de Brasília. Em caso de dúvidas, os passageiros devem consultar as companhias aéreas. Todos os horários disponíveis nos monitores do terminal de passageiros, no site do Aeroporto e nos cartões de embarque emitidos através do check-in são referentes ao horário local.

Tomato Cucina & Vino, o melhor endereço gastronômico italiano da Ilha da Magia

MERGULHO SENSORIAL

O Café Cultura da Lagoa da Conceição dá continuidade à série de bate-papos que estão movimentando a cafeteria sempre com assuntos relevantes para uma melhor qualidade de vida. Nos dias 8 e 22 de novembro, às 19h30min, acontecerá a “Degustando Mindfulness”, que abordará um modo de vida que ajuda a combater o estresse físico e psicológico, promovendo melhorias no bem-estar, na concentração, na performance e nos relacionamentos. O objetivo é obter um nível maior de autoconsciência, o que leva a um melhor autogerenciamento das emoções. O tema será apresentado por Toni Barros, instrutor sênior formado pelo Mindfulness Trainings International e fundador empresa Maestria Plena. Ele demonstrará princípios básicos, técnicas e benefícios do método. Informações: Café Cultura Lagoa: (48) 3771-1911.

Pensou em reformar? Tudo o que você precisa para construir/reformar sua pousada/hotel/resort, vale a pena no mínimo, consultar

MAIS UM FERIADÃO CHEGANDO

A hotelaria serrana e a do Vale do Contestado comemoram mais um feriadão com 100% de ocupação e inclusive com lista de espera. Muita gente ainda decida viajar sem a preocupação de fazer antecipadamente suas reservas e o que era para ser um grande lazer torna-se um pesadelo. De Urubici a Fraiburgo não houve do que reclamar.

Hotel Fazenda Águas Claras - Turismo on line

Desde o Hotel Fazenda Águas Claras, em Rancho Queimado, pertinho de Florianópolis, aos cuidados da tradicional Família Manollo, que entende muito de gastronomia e bom atendimento, estava completamente lotada. Meu feriadão foi lá, mas a reserva tem que ser feita com muita antecedência porque é o mais aconchegante da Grande Florianópolis. No pé sa serra, com temperaturas fantásticas e as vezes chega a nevar muito no inverno. Não espere luxo, mas muito conforto e uma gastronomia invejável.

Ícone do turismo rural nacional, o Hotel Fazenda Boqueirão – Resort de Campo, já estava lotado uma semana antes e já está com suas reservas abertas para o próximo feriadão (15 de Novembro). 60% de reservas já estão efetivadas.

No mesmo caminho segue o majestoso Hotel Renar em Fraiburgo, no Vale do contestado, que já estava lotado uma semana antes deste feriadão e está pronto para receber os turistas no feriadão da proclamação da república.

BETO CARRERO MOUNTAIN DO BIKE

Mínimo de 10 atletas e o coordenador/treinador ganha uma cortesia. Para realizar a inscrição, basta enviar um mail para atendimento@correbrasil.com.br. O setor irá fornecer um login e senha de acesso ao sistema para cadastro dos atletas da equipe.  Valor da inscrição individual COM ingresso no Parque Beto Carrero World, R$ 185,00. Valor da inscrição individual SEM ingresso (negociação exclusiva só para grupos) = R$ 135,00, o que não vale a pena. Nesse formato, não tem taxa de comodidade. Apenas o valor acima descrito e sem todas as imperdíveis diversões do parque.

3ª FESTIVAL GASTRONÔMICO “SABORES DE NAVEGANTES”

Foi dada a largada para a 3ª edição do Festival Gastronômico “Sabores de Navegantes”. O evento, que traz um verdadeiro mar de sabores à culinária do município de Navegantes, contará com a participação de 14 estabelecimentos com combos exclusivos nos valores de R$19,90 ou R$39,90 para pratos individuais ou até para duas pessoas. O festival acontece de 1 a 30 de novembro. Dentre os pratos oferecidos, o público poderá saborear receitas tradicionais com o tempero navegantino, como bolinhos de bobó de camarão com molho de leite de coco e pimenta, moqueca de tamboril e lagostim, salmão grelhado com cama de folhas verdes, risoto cremoso ao pesto com cobertura de castanhas, dadinhos de tapioca com mix de folhas e geleia de pimenta, além de hambúrguer, sushi, pizza e muito mais. O Festival Gastronômico Sabores de Navegantes é uma iniciativa da Secretaria de Turismo e Abrhon com a parceria do Sebrae/SC e CDL. Mais informações: (47) 99786-6136.

TRADE DE TURISMO APOIA VINICIUS LUMMERTZ

Turismo é coisa muito séria, gerador de empregos, rendas, numa industria limpa e renovável que extrapola fronteiras. Hoje temos a frente do Ministério Vinicius Lummertz, não um político, mas um técnico competente, reconhecido pelo trade nacional e internacional. O presidente eleito Jair Bolsonaro já decidiu os 15 Ministérios que farão parte de seu governo a partir do dia 1° de janeiro de 2019. Entre eles, o Ministério de Integração Nacional, que também englobará as pastas das Cidades e do Turismo. Por conta disso começa uma grande mobilização do trade turístico, para que o catarinense Vinicius Lummertz, assuma o Ministério de Integração Nacional. Fazem coro também a ABIH Nacional e ABIH-SP.

Catarinense, nascido em Rio do Sul, Lummertz se formou em Blumenau e logo seguiu para Londres, onde concluiu seu A’Levels em Política e Governo e Economia, no D’Overbroeck’s College em Oxford. Logo depois, foi aceito na American University in Paris aonde cursou Ciências Políticas-International Affairs. Além disso, realizou cursos de alta gestão na Kennedy School, da Harvard University, nos Estados Unidos, e no IMD de Lausanne, na Suíça. No Brasil, concluiu o MBA Executivo na Amana-Key. Iniciou Mestrado/ Doutorado na UFSC, em Engenharia e Gestão do Conhecimento ainda não concluído.

Atualmente, Vinicius Lummertz é Ministro do Turismo desde abril de 2018 e foi Presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) de 2015 a 2018, deixando esse cargo para assumir o ministério, além de também presidir o Conselho Nacional do Turismo. Lummertz também comandou a Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, entre 2012 e 2015, quando liderou o Plano Nacional de Turismo 2012/2016, e foi Secretário de Turismo, Esporte e Cultura de Florianópolis, além de secretário de Articulação Internacional de Santa Catarina de 2007 a 2010.

Vale comentar a sobrecapa da próxima edição da Veja, que circula neste fim de semana. O documento ressalta o poder do Turismo para liderar o novo ciclo de desenvolvimento, atrair investimentos, gerar emprego e distribuir a renda no Brasil. Trata-se de uma ação de marketing planejada  previamente, dentro do “Turismo, nosso trabalho gera empregos”, extremamente impactante na revista de maior circulação nacional. O engajamento de todo o trade é fundamental para multiplicar o conteúdo.

DE VITÓRIA A BUENOS AIRES

Vitória passará a pertencer a um seleto time de cidades com ligação a portenha Buenos Aires. A Gol dará continuidade à sua estratégia de aumentar a oferta de rotas internacionais para brasileiros. A partir de 19 de janeiro, a empresa passa a operar um voo saindo de Vitória com destino a Buenos Aires, na Argentina. A rota será a primeira regular da companhia partindo da capital capixaba para fora do país. A frequência terá uma partida semanal, aos sábados, com decolagem de Vitória prevista para às 10h45 e chegada no aeroporto internacional de Ezeiza às 13h35 (hora local).

Os voos serão realizados pelas aeronaves Boeing 737-800 Next Generation. Os bilhetes para essa rota poderão ser adquiridos em breve, em todos os canais da companhia e também nas agências de viagem parceiras. Portanto, a partir de 2019, Vitória passa a fazer parte de uma lista com outras 12 cidades brasileiras com voos diretos para o país vizinho. São elas: Guarulhos, Galeão, Florianópolis, Salvador, Recife, João Pessoa, Maceió, Natal, Fortaleza, Manaus, Porto Seguro e Brasília.

Famiglia Guimarães, o melhor endereço gastronômico italiano de Gramado

MARCO NO TURISMO NA AMÉRICA DO SUL

A 30ª edição do Festival de Turismo de Gramado  Feira Internacional de Turismo ocorre na próxima semana, de 08 à 11 de novembro, em Gramado/RS. O evento mudou o setor turístico no Rio Grande do Sul sendo fundamental para a profissionalização do mesmo e dando palco para a Serra Gaúcha como um polo turístico desde 1989, em sua primeira edição. Desde a sua criação do evento, Gramado e toda a região passaram a atrair os olhares, e investimentos, do mercado turístico nacional, e desde o final dos anos 90, com a internacionalização, também se tornou visível ao mercado internacional. Hoje, o evento é considerado a mais importante plataforma anual de negócios turísticos da América do Sul.

Cada vez mais internacional, a feira atrai este ano expositores como Argentina, Mônaco, EUA, Espanha, África do Sul, Cuba, Itália, Rota da Bairrada, Las Vegas, México, Aruba, Noruega, Emirates, Florida, Paraguai, Costa do Marfim, Santa Monica, Royal Air Maroc, Câmara de Comércio Árabe, Califórnia, Universal, Israel, Seychelles, Turismo de Galicia, Turks e Caicos, República Dominicana, Região da Catalunha, San Martin, Bahamas, Norwegian, Disney Destinations, entre outros.

E, a partir da próxima quinta-feira, dia 08 de novembro, a 30ª edição deve quebrar recordes com relação a edições anteriores. O ministro do Turismo do Brasil já está confirmado para a Solenidade de Abertura do evento e também para o Meeting FESTURIS. Segundo ele, “O Ministério do Turismo vê no FESTURIS um espaço privilegiado no contexto do turismo nacional. Pelo fato de reunir os principais atores de todos os elos da cadeia produtiva do turismo, é também um veículo importante para a divulgação das políticas públicas desenvolvidas para impulsionar o setor”.

Kurotel Spa – Tudo o que você precisa em Gramado para entrar em sintonia com você mesmo

PARA LER DEMAIS ARTIGOS CLIQUE AQUI

Bolo de Fubá com cobertura de doce de amora. Pensa num bolo espetacular – Bolo da Madre – São José – SC

PARA LER DEMAIS ARTIGOS CLIQUE AQUI

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *