05 / 11 / 18

Mysimtravel – Esclareça suas dúvidas sobre internet em viagem ao exterior

Mysimtravel - Esclareça suas dúvidas sobre internet em viagem ao exterior

Mysimtravel – Esclareça suas dúvidas sobre internet em viagem ao exterior

Jean Brancher - Turismoon line

Jean Brancher, diretor da SGMobile, responde os principais questionamentos de leitores sobre as alternativas para ficar conectado à internet em viagem, com uso de roaming internacional, além esclarecer dúvidas técnicas relacionadas.

O que significa exatamente Roaming Internacional?

Normalmente usamos o celular em nossa cidade/região com determinado prefixo local. Como exemplo: (051) POA (011) SÃO (021) RIO.

Quando usamos o celular fora da nossa área de cobertura local, estamos utilizando o que chamamos de Roaming Nacional, onde a conectividade é fornecida pela mesma operadora da sua cidade. Porém sua operadora pode cobrar tarifas adicionais, dependendo do seu plano contratado.

Quando voce usar o celular em outro país (exterior), usamos então os serviços de Roaming Internacional, neste caso os serviços de conectividade são fornecidos pela operadora conveniada do país visitado. Neste caso, tarifas internacionais podem ser aplicadas pela sua operadora do Brasil, dependendo também dos planos contratados.

Quais as tecnologias de conexão móvel disponíveis e qual a melhor?

Hoje estão disponíveis as seguintes tecnologias móveis (visão Brasil):

2G (GSM) – amplamente difundida – maior cobertura – menor velocidade

3G (WCDMA) – amplamente difundida – grande cobertura – maior velocidade

4G (LTE) – difundida – cobertura nas grandes cidades – alta velocidade

4.5G (LTE) – iniciando – cobertura ainda limitada – alta performance

No países desenvolvidos o 3G / 4G já estão amplamente difundidos;

Podemos considerar o uso do WIFI como uma tecnologia móvel, mas está limitada a locais específicos. Sua tendência é de ampliação global.

Qual a maneira mais barata de ficar conectado a internet no exterior?

A questão mais importante ao meu ver neste caso é identificar, na situação pessoal de cada usuário, se é possível ficar sem conectividade por determinado período de tempo. A necessidade de comunicação ou do acesso on line a determinadas informações (localização, mensagens, tradutor, e-mail, postagens, contatos pessoais ou profissionais) determinam o VALOR da sua conexão permanente.

Se é possível ficar longos períodos sem conectividade, mesmo se deslocando de uma local para outro, provavelmente o WIFI será método mais barato de conexão. Lembrando apenas que as redes de WIFI são as principais fontes de ataques (hackers) aos seus dispositivos móveis. Se seu perfil se enquadra neste cenário, importante manter seus dispositivos protegidos por antivírus e outras ferramentas de segurança.

Se é necessário estar on-line, temos então que recorrer ao uso de conexão celular (3G/4G). Neste caso são três cenários:

Uso do Chip comprado localmente no país visitado – Opção de custo mais barata para quando voce vista somente um país. Porém depende de saber se comunicar no idioma local (inglês, espanhol, italiano, etc), encontrar local para compra e suporte quando necessário. Se estiver viajando por vários países, provavelmente vai precisar comprar vários chips e neste caso pode não ser a opção mais barata.

Uso do Chip da sua operadora do Brasil – neste caso a opção mais cômoda, porém mais cara. Será necessário habilitar seu plano de Roaming Internacional junto à sua operadora do Brasil. Tenha cuidado para com os planos escolhidos e a forma de cobrança estejam aderentes ao(s) destino(s) que irá visitar, para que não tenha surpresa em sua fatura mensal. As operadoras costumam limitar o uso diários de dados e quanto ultrapassar, ou sua velocidade é reduzida drasticamente ou a cobrança será feita de forma avulsa, o que torna ainda mais caro.

Uso do Chip Internacional – Uma alternativa intermediária entre custo, flexibilidade de uso global e suporte técnico. Existem alguns fornecedores disponíveis no mercado brasileiro. Procure por aqueles que permitam uma cobertura global (válido em vários países), ofereça suporte técnico em português (Chat, WhatsApp, e-mail, telefone), de preferência que tenha loja física no Brasil, tarifas em Reais (com NF em caso de necessidade de solicitar reembolso), aplicativo para recarga on-line. Existem opções de chips descartáveis (válidos durante seu período de viagem), e Chip que não perdem a validade e podem ser utilizados para sempre sem custo de manutenção mensal.

É possível ter um único chip para todos os países do mundo?

Sim é possível ter um único chip válido no mundo todo. Hoje temos disponibilidade no mercado brasileiro de Chips que são aceitos em +200 países e integrados a uma rede de +300 operadoras de telefonia móvel. Oferecem na maioria dos países, múltiplas operadoras permitindo ampla cobertura de sinal nos países visitados, sendo ideal para uso de aplicativos de GPS (Waze, Google Maps), tradutores on-line, etc.

Comprar chip local do país que vou visitar não vale mais a pena?

Como falei anteriormente, a opção de Chip local geralmente é mais barata que o Chip Internacional ou de sua Operadora. Apenas tenha em mente que será necessário se deslocar para uma loja disponível, ter habilidade para falar no idioma local e se necessário acessar suporte técnico também no idioma local. Se sua viagem for para vários destinos, provavelmente será necessário comprar vários Chips locais. Neste caso pode sair até mais caro.

Como manter meu telefone whatsapp enquanto estou em viagem?

É muito simples. Para dispositivos móveis que utilizam a plataforma Android (Samsung, Motorola, LG, etc), mesmo trocando o chip da sua operadora local por um Chip Internacional, o número do WhatsApp do Brasil será mantido automaticamente.

Para dispositivos móveis da linha Apple (iPhone / iPad), é necessário apenas um pequeno cuidado. Após trocar o chip da sua operadora por outra, ao chamar pela primeira vez, o WhatsApp irá perguntar se deseja TROCAR ou MANTER seu número. Ao escolher MANTER, seu número de WhatsApp (e seus contatos) permanecerá inalterado.

Jean Brancher é diretor da SGMobile, detentora dos direitos de venda da mysimtravel no Brasil. Formado em Engenharia Eletrônica pela PUCRS, já trabalhou como executivo da IBM, GERDAU e ORACLE. Seu escritório central fica em São Paulo – SP.

Mysimtravel - Turismo on line

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *