27 de janeiro de 2019

Adeus ao Mentor

Foto: Cristiano GabiattiJornalista João Pedro Vasconcellos de Matteo

Jornalista João Pedro Vasconcellos de Matteo

Por Gigi Accioly

Como homenagear um homem que fez parte de minha vida durante 42 anos, 7 meses e 13 dias? Como homenagear um homem que foi companheiro de trabalho, marido, cúmplice em todas as horas; mentor e pai de minhas filhas, Isabelle e Brunna? Como homenagear um homem que durante toda uma vida se dedicou ao trabalho, à família e aos amigos? Um homem que iniciou sua vida na comunicação na Rede Globo de Televisão, Canal 4, (RJ), uma empresa que hoje é uma das maiores do mundo… Ele se empenhou e contribuiu para que isso tornasse realidade em 12 anos de trabalho ininterruptos, sem férias, sem licença, sem uma falta.

Um homem que deixou sua terra natal, Porto Alegre, foi para o Rio de Janeiro e quando conheceu esta alagoana se apaixonou e também se encantou pelo Estado de Alagoas – pelas suas praias, mas principalmente, pela sua cultura, seu povo, seus costumes, suas cores e seus sabores. Esse homem é João Pedro Vasconcellos de Matteo, chamado por uns de Vasconcellos, ou Vasco, por outros de Matteo, ou Accioly, alguns de gauchinho, e ganhou até um apelido carinhoso de “Pedrão” pelo médico que o acompanhou por um tempo na sala de hemodiálise e depois em algumas entradas na UTI do Hospital Vida, o médico nefrologista Luiz Guilherme Almeida, que se tornou um grande amigo.

Como mentor, me inspirou a seguir profissionalmente na área da comunicação de maneira solidária, exitosa e ética. Determinado, disciplinado, altivo, líder, um gentleman; obstinado e fiel às suas crenças e às suas convicções, chegando a teimosia, sem desistir jamais. Criou inúmeros projetos no jornalismo dos quais evidencio, o Jornal Educação Hoje, Revista Evidência Cosmopolita (impressa) e Revista Evidência online; Informativo DeBordo, da Soamar/AL; os programas de televisão, TV Agrícola, exibido pela TV Gazeta (afiliada da TV Globo), na década de 1980; Mercado Imobiliário, exibido pela TV Alagoas (hoje TV Ponta Verde); Gente em Evidência, exibido pelo canal 25 – TV Mar, e, em seguida pela TV Alagoas (SBT), em 2012/2013. Na área de produção de eventos culturais, o “Zumba Zabumba Show”, Feiras Multissetoriais com apresentação de desfiles de moda e shows artísticos, em Maceió e Aracaju; exposições da Marinha do Brasil, intituladas “Um Olhar na História Naval Brasileira” e “O Brasil na Antártica e Amazônia Azul”, instaladas no Maceió Shopping. Foi condecorado com a Medalha Amigo da Marinha e logo entrou para a diretoria da Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas.

Lutou bravamente pela vida, lutou bravamente para oferecer o melhor para sua família, lutou…! Hoje, expresso a minha eterna gratidão por tudo que ele representou e ainda representa em minha vida, por ter sido um mentor paciente e persistente. Agradeço a Deus por ter me dado esse presente e a oportunidade de conhecê-lo e fazer parte do seu dia a dia, deixando um legando de um verdadeiro guerreiro e o fruto de um grande amor que nasceu na minha transição de adolescência para a juventude. Aprendi com ele a nunca desistir, a nunca parar, mesmo quando se tem o coração dilacerado pela dor da perda.

O jornalista, publicitário e bacharel em direito, João Pedro Vasconcellos de Matteo, fez a sua passagem na maior e mais significativa viagem da vida para o encontro com seus antepassados e para o lado dos anjos de luz, na quinta-feira (25), às 03h05min, deixando a dor inimaginável da saudade e o exemplo de um grande mentor que marcou a sua vida no Rio de Janeiro e em Alagoas. Adeus meu grande amor, vai em paz, com a luz que Nossa Senhora de Fátima instalou em seu caminho nessa nova jornada. Seja feliz, sem dor, sem arrependimentos, somente com amor, gratidão e contemplação.

Gigi Accioly

HolofoteJornalista (MTB 1468AL), apresentadora de TV, programa Gente em Evidência, exibido pela TV Alagoas (SBT), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso), editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (AL), Colunista da revista evidencia.com (EVDCIA), diretora de planejamento da Comunicação Hoje e da Tehron - Núcleo de Comunicação; publicitária, assessora de comunicação, cerimonialista e mestre de cerimônias. Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas). Membro do Conselho Deliberativo da Febracos – Federação Brasileira de Colunistas Sociais; diretora de divulgação da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha; Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados.

2 Comentários em “Adeus ao Mentor

Mario Matteo
27 de janeiro de 2019 em 14:07

Sem dúvida alguma, merecida homenagem ao querido mano João Pedro.
Sirva de exemplo para todos nós sua vida e trajetória, motivo de orgulho e respeito de seus amigos e familiares.
Acredito, sem falsa modéstia, que o grande esteio de sua vida, lhe deu o equilibrio necessário para empreender com sucesso os caminhos por ele trilhados, minha querida Gigi.
A ela presto também meu carinho e gratidão por fazer meu irmão um homem feliz e realizado.
Obrigado cunhada.
Descansa em paz João Pedro.

Responder
Zilda Accyoli
28 de janeiro de 2019 em 12:18

Gigi (tia)

Nesta hora de dor peço a Deus para que conforte seu coração e lhe conceda força para superar este momento.

Quem partiu deixa saudades e memórias eternas. Que Deus conceda paz eterna a alma de quem se foi!

Meus Sentimentos Gigi, Isabelle e Brunna!

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *