21 / 02 / 19

Flavia Didomenico toma posse na Santur e projeta desenvolvimento a partir do turismo

Flavia Didomenico toma posse na Santur e projeta desenvolvimento a partir do turismo

Flávia Dinomenico - turismoonline.net.br

A nova presidente da Santur S/A; Flavia Didomenico, tomou posse na tarde desta quinta-feira, 21, em cerimônia realizada no auditório da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL). O governador Carlos Moisés, a vice Daniela Reinehr, autoridades do Governo de Santa Catarina e representantes de entidades ligadas ao turismo estiveram presentes

Flavia Didomêmico - turismoonline.net.br

Governador Carlos Moises entre Flavia
Didomenico e a Vice-Governadora Daniela Reinehr

No discurso de posse, Flavia antecipou que vai trabalhar para promover o desenvolvimento do turismo considerando as características de cada região, além de elaborar estratégias segmentadas para áreas como turismo náutico, termalismo, gastronomia, eventos, enoturismo, turismo cervejeiro e da cachaça, entre outros segmentos. “Temos uma importante missão, que é transformar em desenvolvimento econômico todo o potencial que Santa Catarina tem no turismo”, destacou Flavia. A Santur vai absorver as atribuições relacionadas ao turismo que antes eram da SOL. Assim, passará a planejar e executar políticas públicas voltadas ao setor, além de promover os atrativos catarinenses. “Vejo essa fusão como algo muito positivo. Vamos unificar as ações e pensar em conjunto com as demais secretarias”, afirmou.

Flavia Didomenico - turismoonline.net.br

A nova Presidente da SANTUR, afirmou que: “O trade catarinense pode esperar da SANTUR e do Governo Estadual, proatividade para juntos conseguirmos realizar ações de desenvolvimento, colocando Santa Catarina nos roteiros náuticos do Brasil. Nós precisamos de cruzeiros náuticos em todo o nosso litoral que é extremamente favorável. Precisamos definitivamente estudar as legislações, pensar em conjunto, com toda a fragilidade que existe, consolidar, para que não venha apenas um cruzeiro, mas que a rota seja nos principais portos e que possamos reter o turista por mais tempo, aproveitando mais os nossos serviços e as ofertas que temos. O caminho é esse, estamos estruturando-nos para isso, temos uma agenda de reuniões nos próximos dias com a CLIA e outras entidades do setor, porque isso é um setor prioritário para nós. Então, juntos, o trade pode esperar prioridade em nossas ações”.  Flavia antecipou que pretende implantar mecanismos para extrair números e informações que auxiliem na elaboração de projetos e políticas públicas. Na avaliação dela, são esses dados que permitirão à Santur conhecer melhor o público que visita Santa Catarina e identificar as ações e programas que trazem os melhores resultados. “Temos um desafio muito grande para trabalhar o marketing, transformar, digitalizar e acompanhar a evolução internacional na promoção do turismo”, projetou a nova presidente. “Precisamos trazer o investidor e mostrar: este é o nosso ambiente de negócios e ele é favorável”, resumiu Flavia.

Posse Santur - turismoonline.net.br

Além do governador e da vice, participaram da solenidade os secretários da Casa Civil, Douglas Borba e de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Lucas Esmeraldino, o presidente do Conselho Estadual de Turismo, Rogério Siqueira, dirigentes de entidades do trade, secretários de turismo, servidores da SOL e funcionários da Santur.

Flavia Didomenico e Carlos Moises - turismoonline.net.br

O governador Moisés enalteceu a experiência de Flavia e reforçou que a considera a pessoa certa para liderar o desenvolvimento turístico catarinense. “Ver como a Flavia pensa e entende o turismo fortalece a nossa vontade de fazer um governo técnico, feito por pessoas que tenham capacitação, experiência e formação na área”, declarou. O governador destacou a importância do turismo, que é responsável por aproximadamente 13% do Produto Interno Bruto (PIB) de Santa Catarina. Ele pediu um trabalho pensado para todo o estado, considerando os potenciais de todas as regiões.

Flavia Didomenico - turismoonline.net.br

Flavia Didomenico com a diretoria do Balneário Camboriú Conventions & Visitor

Flavia é especialista em Planejamento, Gestão e Marketing Turístico e bacharel em Turismo e Hotelaria. Ela já foi professora em cursos de ensino superior, trabalhou nas áreas de hotelaria, alimentos e bebidas e, mais recentemente, atuou como consultora em todas as regiões catarinenses e construiu políticas públicas para municípios, por meio do desenvolvimento de planos municipais de turismo. Flavia é natural de Chapecó e reside em Florianópolis há duas décadas.

Rogerio Siqueira - turismoonline.net.br

A incorporação das atribuições da SOL por parte da Santur foi bem-vista por representantes do setor turístico. Presidente do Beto Carrero World e do Conselho Estadual de Turismo, Rogério Siqueira acredita que a unificação do trabalho trará resultados positivos para o setor em Santa Catarina: “Essa questão de Secretaria de Turismo e SANTUR, demorou muito tempo para se entender que eram instituições do governo que se complementavam e havia de fato uma dificuldade orçamentaria para administrar tudo isso. Para nós do trade e do conselho, essa fusão foi a melhor notícia que recebemos. Nós temos servidores de altíssima competência tanto numa casa como na outra, mas trabalhávamos separados. Agora nós temos uma grande oportunidade para trabalharmos juntos. O governo está mostrando a que veio, trazendo uma pessoa técnica, como a Flávia, que conhece os setores, conhece a metodologia de desenvolvimento e isso irá criar nas cidades do nosso Estado, algumas facilidades em que a SANTUR poderá contribuir para esses processos de criação , cidades essas, muitas delas, que não possuem conselho municipal de turismo ou sequer secretarias de turismo”.

Rogerio Siqueira e Flavia Didomenico - turismoonline.net.br

Portanto, perceba as dificuldades que existem para o próprio governo do estado em atender essa demanda! Mas a grande oportunidade que nós temos agora, com isso tudo, é de criar uma política de estado, onde independente do governo que estiver assumido, teremos uma política de estado de turismo que já está está definido. Eu ouço sempre falar sobre Plano Catarina, Plano de Marketing… Vamos acabar com o plano, vamos transformar isso em lei estadual de política do turismo, porque essa é a única maneira que se tem de assegurar um turismo sustentável. Nos tínhamos um imenso potencial, mas estavam desalinhados, agora com essa fusão a tendência é melhorar mais ainda”, avaliou Siqueira.

Valdir Walendowsky - turismoonline.net.br

A posse também marcou a despedida do ex-presidente da Santur, Valdir Rubens Walendowsky, que exerceu a função por mais de dez anos. Ele agradeceu aos colaboradores e representantes das entidades ligadas ao turismo. Walendowsky valorizou a expansão do planejamento do turismo para o interior catarinense durante a gestão. “Se hoje nosso Estado é protagonista do turismo nacional e na América do Sul é por conta de um trabalho de regionalização feito em conjunto com todo o trade”, reconheceu. Segundo ele, o Turismo de Santa Catarina tem que avançar, nosso estado é um estado protagonista no turismo do Brasil, juntamente com outros, mas conseguimos fazer com que tivéssemos um desempenho muito interessante, ajudamos o Brasil a crescer principalmente na questão internacional, começando aqui pela nossa América do Sul, conquistamos 11 títulos de melhor destino turístico do Brasil”.

Valdir Walendowsky - turismoonline.net.br

O Grande receptivo internacional no Sul do Brasil é a nossa Santa Catarina e, melhorando as condições de infraestrutura, com certeza nos seremos cada vez melhores, não tenho dúvidas quanto a isso. Um dos pontos que nós não pudemos evoluir mais foi justamente pela falta de infraestrutura, não só de aeroporto, mas como rodovias e portos para absorver todo este turismo. São obras fundamentais para o crescimento do turismo, todavia, nunca é tarde para fazer novas ações mais eficazes com o turismo do nosso Estado”.

O secretário Lucas Esmeraldino desejou sucesso à Flávia, “Profissional competente e experiente nas questões atinentes ao segmento. Reitero nosso propósito de colocar SC – esse Estado privilegiado, plural e dinâmico, com formação multiétnica e gente hospitaleira, no mapa do turismo do mundo”.

Eduardo Loch - turismoonline.net.br

Para Eduardo Loch, Presidente da ABAV-SC, “Nós tivemos um ciclo de 20 anos que encerra-se hoje, portanto estamos começando um novo ciclo no comando do turismo de Santa Catarina, e, este ciclo, se inicia de uma forma clara e transparente, e com o aval do Governador Carlos Moises, que demonstrou que o turismo é uma atividade econômica que coloca recursos nos cofres do Governo do Estado e nos municípios de Santa Catarina. Nós esperamos que da mesma forma a qual se enxerga e que se deposita esta confiança junto ao trade, pensando como sempre parceiro, do governo e turismo, a fim de que possamos trabalhar de forma equilibrada, justa e em defesa do turismo catarinense”.

Mané Ferrari - turismoonline.net.br

Para Leandro “Mané” Ferrari, Diretor de Planejamento e Desenvolvimento Turístico da SANTUR: ” O trade catarinense pode esperar muito trabalho, muita dedicação, para que possamos copilar todas as solicitações, todos os projetos que são desenvolvidos junto ao trade, para que possamos unir forçar para fazermos um turismo diferente, um turismo de qualidade, um turismo para crescer o nosso estado, em todas as suas regiões turísticas, levando o turismo para todos os cantos de Santa Catarina”.

Posse Santur - turismoonline.net.br

A posse oficial da nova presidente e da diretoria executiva da Santur se deu na segunda-feira, 18, durante reunião do Conselho de Administração da empresa. Assumiu como diretor de marketing, Ramon Fernandes de Jesus, como diretor de Planejamento e Desenvolvimento Turístico, Leandro Ferrari Lobo e como diretor administrativo-financeiro, William Ribeiro Goulart. Eles se unem a Izabel Paiva de Lima, diretora de Sistemas da Informação, eleita pelos funcionários em pleito realizado em 2017. PARA VER TODAS AS FOTOS CLIQUE AQUI.

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *