30 de abril de 2019

Agreste Saneamento alerta sobre importância do funcionamento correto do hidrômetro

Poucas pessoas tem o hábito de acompanhar, com frequência, o funcionamento do hidrômetro de sua residência, porém, a medida evita o desperdício de água,mede o consumo de água, ajuda a reduzir os gastos e ainda permite saber se existem vazamentos em canos, por exemplo.

De acordo com o técnico da Agreste Saneamento, Jean Barbosa, para auxiliar na leitura do equipamento, o espaço que contém seis números é dividido entre as cores preto e vermelho. Os números em preto mostram quantos metros cúbicos de água foram usados. Enquanto os em vermelho registram o consumo em centenas e dezenas de litros. “Um hidrômetro com muito tempo de uso pode, por exemplo, apresentar problemas na medição, causando prejuízos para as concessionárias, quando registra um consumo menor, e para os usuários, quando registra um consumo maior do que o real”, explica.

Para ter uma noção da importância do funcionamento correto desse equipamento, Cada vez que uma torneira é aberta, o hidrômetro entra imediatamente em ação, uma torneira pingando gasta cerca de 46 litros por dia. Em 24 horas, um “fiozinho” de água registrará a perda de 2.068 litros de água. O técnico acrescenta que a melhor forma para calcular o consumo de água é observar os números que estão na cor preta. “Uma dica é anotar os números que vêm discriminados (m³) na conta referente ao consumo dos últimos meses. A partir disso, você pode fazer a média, avaliar se tem algum vazamento e tentar diminuir o consumo”, explica.

O hidrômetro possui, obrigatoriamente, um lacre que não deve ser violado, pois o perfeito estado do lacre assegura que não houve adulteração no marcador. o cuidado com o hidrômetro contra danos e roubos é de responsabilidade do usuário, que pode responder pelas despesas sempre que ficar demonstrado a falta de proteção e guarda do equipamento.

Sobre a Agreste:
A Agreste Saneamento atua junto com a Companhia de Saneamento de Alagoas (CASAL) através de uma parceria público-privada, para captar água, assegurando melhorias nos sistemas de abastecimento em 10 municípios da região Agreste do Estado, beneficiando mais de 350 mil habitantes.

Foi eleita a melhor empresa para trabalhar em Alagoas em 2018, de acordo com pesquisa realizada pela Consultoria Great Place to Work Brasil (GPTW), que pontua as empresas mais bem-sucedidas em estratégias de gestão de Recursos Humanos.

Fonte: Mídia Nova Assessoria de Imprensa – Renata Pais

Gigi Accioly

HolofoteJornalista (MTB 1468AL), apresentadora de TV, programa Gente em Evidência, exibido pela TV Alagoas (SBT), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso), editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (AL), Colunista da revista evidencia.com (EVDCIA), diretora de planejamento da Comunicação Hoje e da Tehron - Núcleo de Comunicação; publicitária, assessora de comunicação, cerimonialista e mestre de cerimônias. Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas). Membro do Conselho Deliberativo da Febracos – Federação Brasileira de Colunistas Sociais; diretora de divulgação da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha; Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *