22 / 06 / 19

Psicóloga orienta profissionais que estão planejando mudar de carreira

Em determinado momento da vida muitas pessoas enfrentam um dilema entre seguir na carreira que exercem ou mudar completamente de rumo na vida profissional, essas dúvidas surgem em qualquer idade e habitam o imaginário, tornando a decisão extremamente difícil. Diante de tais desafios, a psicóloga do Hapvida Saúde Alana Campelo indica que fazer uma reflexão sobre o período de transição é essencial, assim como avaliar o impacto que a mudança pode provocar na vida pessoal e financeira.

“A decisão de mudar de carreira, ela pode ter diversos motivos, desde dificuldade com o mercado de trabalho e até mesmo a descoberta de que aquela profissão não é realmente o que a pessoa deseja para sua vida, o principal incentivo que a gente pode perceber para uma pessoa mudar de profissão é a possibilidade de ter mais sucesso e aprendizagem porque hoje essa satisfação profissional e novas experiências é o que realmente importa para o profissional, porém o melhor é se preparar para a mudança, é importante pesquisar, fazer uma transição gradual e principalmente avaliar o impacto que essa mudança terá na vida pessoal e financeira, é importante avaliar será que eu desejo mudar? Quais são minhas habilidades que poderiam se encaixar nessa nova carreira? Pesquisar com outros profissionais que atuam na área avaliando como é a rotina deles, quanto ganham e a sua impressão sobre o mercado de trabalho”, orienta.

Psicologa Alana Campelo

Psicologa Alana Campelo

Alana Campelo observa que é crescente esse movimento de pessoas que tomam a decisão de mudar de carreira. Assim, quando se trata de um sonho é preciso valorizá-lo e tratá-lo com orgulho, de modo a ter ímpeto para correr atrás da sua concretização. “É importante avaliar esse período de transição: Quando é que a nova carreira trará recursos financeiros? Quais são os cursos de formação dentro dessa área? E qual é o custo que isso vai me acarretar? Qual a experiência que eu devo adquirir para exercer tal carreira? Quando falamos em sonho e de ir atrás do sonho, isso deve ser motivo de orgulho, porque é importante a gente priorizar nossas motivações, nossos projetos de vida, valorizar nossos sonhos e competências até conquistar a carreira profissional que tanto desejamos”, relata.

Nesse processo, o principal questionamento fica por conta do que é mais importante para ter uma carreira bem-sucedida: o dinheiro, o prazer pessoal ou o status, a psicóloga do Hapvida aponta que tais fatores variam de profissional para profissional, portanto, uma auto avaliação se torna imprescindível. “Isso pode variar de pessoa para pessoa, quando o profissional fizer sua auto avaliação esse deve ser um questionamento prioritário, se soubermos o que realmente nos traz a sensação de produtividade, plenitude, teremos uma assertividade maior nas nossas escolhas”, finaliza.

Fonte: Beatriz Nunes Assessoria de Imprensa

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *