30 / 08 / 19

Após organizar finanças e fidelizar clientes, inovação pode ser a saída para vender mais

Planejar, identificar necessidades do mercado e envolver colaboradores são ações fundamentais para motivar e inovar

Foto: Flávio CarvalhoJoão Paulo Macena

João Paulo Macena

Por João Paulo Macena – Algo Mais Consultoria e Assessoria

Inovar é preciso. A frase pode parecer clichê no mundo do empreendedorismo, mas a inovação, de fato, deve ser parte integrante do planejamento e do dia a dia das empresas. Por mais que a gestão esteja bem alinhada e as coisas estejam indo bem, é necessário inovar nos processos, produtos e serviços ofertados ao público e, assim, aumentar as vendas. Por isso, implantar a cultura da inovação na empresa pode ser uma ótima opção.
Para iniciar o processo de inovação em um produto é preciso fazer um estudo do comportamento de compra dos clientes para identificar novas necessidades que surgem a todo o momento no mercado. O primeiro passo para levantar essas informações é abrir canais de comunicação formal e informal. Quanto mais conteúdo a empresa tiver, melhor será o processo. 

Realizar uma pesquisa de satisfação também pode ser interessante para obter dados, sem esquecer de ouvir e questionar os clientes sobre o que eles gostariam de incluir nos produtos e serviços ofertados. Outro ponto fundamental é fazer um planejamento, conforme destaca o consultor em gestão integrada, Maurício Oliveira, da MAMO Consultoria e Assessoria Empresarial.

“No planejamento, o empresário deve definir os objetivos e quais as necessidades para a inovação. Esse é um fator determinante. As atividades devem ser encadeadas e integradas às outras ações que a empresa já faz. Como, por exemplo: criar uma pesquisa de satisfação que deve ser preenchida para a participação de um sorteio de algum brinde. Assim, os clientes vão se sentir motivados para ceder informações preciosas para a empresa”, pontuou Oliveira.

O consultor reforça, ainda, que o planejamento é indispensável, porém, planejar muito e executar pouco é um erro. O caminho mais saudável para a sustentabilidade do negócio é equilibrar as ações de desenvolvimento de novos produtos e serviços juntamente com a manutenção das atividades do dia a dia da empresa. 
 
“Vemos que a inovação pode acontecer nos processos internos, quando a empresa desenvolve uma forma de otimizar o tempo, os recursos ou diminuir os prazos dos trabalhos executados. Isso quer dizer que a empresa também pode avançar internamente para a melhoria do desempenho em gestão”, enfatizou Maurício Oliveira. 
Segundo ele, a inovação não deve ser feita somente pelo empresário. Portanto, envolver os colaboradores nas etapas de planejamento é primordial, tanto na concepção e criação, quanto na organização e execução das atividades inovativas para a empresa. Outra dica importante é criar eventos internos com premiações para os colaboradores que mais participam e apresentam ações que tragam alguma inovação a favor da empresa.

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *