12 / 09 / 19

Dica de leitura para comemorar o Dia Nacional da Cachaça

Uma das paixões nacionais tem um dia para chamar de seu: 13 de setembro é comemorado o Dia Nacional da Cachaça. E para celebrar a data e conhecer um pouco mais do destilado, a sugestão é o livro Cachaça: história, gastronomia e turismo, escrito pelo consultor Jairo Martins.

A obra apresenta os diferentes caminhos da história da cana-de-açúcar que desembocam na feitura de uma das bebidas mais apreciadas no Brasil e no mundo. Sem deixar de lado os diferentes elementos sociológicos que envolvem o consumo da cachaça, como sua presença na arte, nos dizeres populares ou nos ritos religiosos, o autor ainda leva os leitores a conhecerem os processos de produção, os tipos e estilos e as principais regiões produtoras. E de quebra, ainda ensina as melhores maneiras para degustar a bebida.

Publicado pela Editora Senac São Paulo, Cachaça: história, gastronomia e turismo é essencial para quem deseja adentrar o universo dessa bebida e conhecer as novas oportunidades que ela oferece não só para os setores produtivos, como também para o turismo e a gastronomia.

Ficha técnica:
Cachaça: história, gastronomia e turismo
Autor: Jairo Martins
Páginas: 322
Preço: R$ 64
Onde comprarwww.livrariasenac.com.br
Editora Senac São Paulo

Sobre o autor
Nascido no Recife (PE), Jairo Martins é graduado em Engenharia Eletrônica pelo ITA, Instituto Tecnológico de Aeronáutica, com Especialização em Marketing e Propaganda pela FAE Centro Universitário, de Curitiba, e MBA em Gestão de Negócios, pela Duke University, North Carolina, Estados Unidos. Exerceu as suas atividades profissionais na Siemens, onde ocupou várias posições, no Brasil e na Alemanha: engenheiro de serviços técnicos, diretor de serviços, diretor industrial, diretor geral, CIO-Chief Information Officer e vice-presidente.

Atualmente é o superintendente geral da FNQ, Fundação Nacional da Qualidade. No segmento de alimentos e bebidas, possui cursos de extensão em degustação de vinhos, cachaça e uísque, no Brasil e na Alemanha, de produção de aguardentes, no Brasil (São Paulo – UNESP) e na Áustria (Klagenfurt), e de análise sensorial, no Brasil (Campinas | UNICAMP). Participou de visitações técnicas a produtores de destilados no México, Escócia, Turquia, França, Itália, Áustria e Chile, entre outros países.

Fonte: Editora Senac São Paulo – In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *