06 / 01 / 11

REGGAE HISTÓRICO NA ILHA DA MAGIA

REGGAE HISTÓRICO NA ILHA DA MAGIA

Festival Sunsplash trará para Florianopolis as maiores lendas vivas do reggae mundial. Maior festival de reggae da América do Sul acontecerá dia 8 de janeiro na Life Club, no norte da Ilha e reunirá um time de primeira do ritmo jamaicano

Clique na imagem para ampliá-la

A América do Sul jamais viu qualquer coisa parecida e os amantes do reggae já estão contando os dias. O Sunsplash, maior festival de reggae já realizado em Florianopolis, que se sagra como o maior da América Latina, será um marco na história do estilo musical no Brasil. Sete bandas lendárias se apresentarão na Life Club na festa que promete uma dançante viagem ao passado em uma atmosfera de harmonia e paz.


Kymani Marley, Papa Winnie, The Wailers, Duane Stephens, Caltn Coffie (Inner Circle), Pato Banton e Big Mountain estarão juntos pela primeira vez no mesmo palco em um festival na América Latina. A expectativa é que mais 10 mil pessoas assistam aos shows destes artistas que são o símbolo máximo do reggae de todos os tempos. Para receber este grande público que inclui muitas pessoas de fora do estado, a Life Club apresentará uma estrutura à altura. O Sunsplash terá em seu palco principal uma mega estrutura de luz e som e os bares, banheiros, praça de alimentação e sistema de seguranças da Life Club também será totalmente adaptada ao porte do evento.


Confira um pouco de cada um dos artistas do Sunsplash:


Kymani Marley: Nome apropriado para Ky-mani,um artista carismático cujo o nome significa africano do leste e viajante aventuroso. A única criança da campeã de tenis de mesa Anita Belnavis e do ícone do reggae Bob Marley ,Ky-mani Marley nasceu em Falmouth, Jamaica. Na idade de nove mudou-se para a cidade de Miami. Ky-Mani assinou com a gravadora Shang onde gravou diversos escolhe: “Judge Not” com a Patra, seguido pelo “Dear Dad,” “Who the cap fit (remix)” e “Sensimilla,” que adicionou a sua reputação crescente como um mestre na nova geração de músicos do reggae. Em 1997, Ky-Mani juntou forças com Praswell (Fugees) em um super-hit, Eletric Avenue de Eddy Grant. A extensão de seu poder de estrela tornou-se abundante desobstruída quando Ky-Mani fêz exame do estágio em Midem (canal internacional da música), quando ele apareçeu para um público grande em Miami pela primeira vez. Mais tarde,cantou a uma audiência internacional no Teatro Cameo lotado de sua capacidade.Ky-Mani se entregou um jogo explosivo que se apresentaria ao vivo pela CANA (agência de notícia do Cararibe)a 36 países.


Papa Winnie – Nascido na ilha de Granada no Caribe, Carlisle Winston Peters, conhecido no mundo artistico como Papa Winnie faz uma música que mistura reggae, rap e pop. Em 1986 foi para a Europa com o objetivo de seguir carreira musical, sendo que em 1988 assina contrato com a EPIC Records e lança seu primeiro disco em 1989 chamado “Rootsie & Boopsie”, que foi dedicado a seu filhos gêmeos. Em 1990 lança seu segundo disco “One Blood, One Love”, onde fala de assuntos como racismo, falta de liberdade e igualdade e respeito entre as pessoas.Em 1993 e 1996, com a MCA/Universal, lança respectivamente os discos “you are my Sunshine” e “All Of My Heart”.Papa Winnie esteve pela primeira vez no Brasil em 1993 realizando uma turnê juntamente com o grupo Rappa.


The Wailers – é uma banda jamaicana de reggae criada em 1962 por Bob Marley, Peter Tosh, Bunny Wailer, Berverly Kelso, Cherry Smith e Junior Braithweire com o nome de Wailing Wailers. Começaram tocando ska e outros ritmos jamaicanos como rocksteady. A partir de 1970, após a saída de três músicos da formação original, a banda passou a se chamar apenas Wailers (Lamentadores), agora já com a presença dos irmãos Aston “Familyman” e Carlton Barret, baixo e bateria respectivamente. Em 1973 lançaram o disco Catch a Fire, já com o nome de Bob Marley & the Wailers, disco que fez imediato sucesso internacional[2]. Ainda em 1973, lançam o disco Burnin’, com a banda se chamando apenas Wailers. Em 1974, após imposições da gravadora Island, o nome mudou para Bob Marley & The Wailers. Tal fato provocou a saída de Peter Tosh, que não aceitou a imposição e desde então passou a seguir carreira solo. Bunny Wailer saiu para dedicar-se a sua fé. Após a morte do líder Bob Marley, a banda perde o baterista Carlton Barrett, assassinado pela esposa e seu amante. Hoje a banda esta em diversas turnês pelo mundo, e é uma referência para o reggae, mas briga judicialmente com a família de Bob Marley pelos direitos autorais das músicas.


Duane Stephens – É ex- vocalista da banda To-Isis, Duane é um escritor notável das canções e abriu shows para artistas tais como Luciano, Morgan Heritage e Jah Cure. Nascido em Kingston, Jamaica em 22 de abril de 1976, Duane e sua família decidiram-se estabelecer-se na cidade de August Town, uma cidade pequena da Jamaica. Seu tio Michael Rutherford foi o vocalista de uma banda popular conhecida como Sunny Bradshaw and the Big Band e também da Rhythms Kings Band o que desde cedo o introduziu no meio musical e artístico. Em 1993, Duane foi incentivado por um amigo para juntar-se à Cathy Levy’s Little People & Team Players Club, uma escola de teatro de Kingston, também na Jamaica, experiência que o tornou o cantor que é hoje. Em 1997 começou a fazer parte do grupo To-Isis, uam das bandas de reggae mais reconhecidos na Jamaica. Em agosto de 2006 Duane decidiu deixar o To-Isis para seguir carreira solo quando lançou seus famosos álbun o “From August Town” com canções como “August Town,” “Dreamweaver” and “Ghetto Pain”.


Calton Coffie – O cantor, vocalista e compositor Calton Coffie nasceu na Inglaterra,mas se estabeleçeu na Jamaica onde substituiu Jacob Miller na banda Inner Circle, onde estreou em 1986 com o disco Black Roses. Depois gravou ainda “One Way”, “Identified,Bad To The Bone”, “Bad Boys”, “Burni´n Reggae” e depois Reggae Dancer, quando abandonou a banda em 1995 por problemas de saúde. Depois de três anos, em 1998 Calton Coffie retornou com a carreira solo e seu mais recente trabalho é o álbum “Hot Cup of Calton Coffie”, lançado em 2003 com 18 música escritas por Coffie.


Pato Banton – Nascido Patrick Murray, Pato Banton é um cantor e “toaster” de reggae de Birmingham, Inglaterra. Ele começou a gravar em 1982, aparecendo em “Pato and Roger a Go Talk” (do Special Beat Service) com Ranking Roger do English Beat. Ele foi um dos artistas convidados que apareceram no álbum Baggariddim do UB40 em 1985. Sua estréia solo foi em 1987, com Never Give In, que incluia uma colaboração de Paul Shaffer. Depois de um EP em 1988, Banton lança um LP com uma tendência mais pop, Visions of the World, seguido por Wize up! de 1991, que incluia um sucesso nas rádios “Spirits in the Material World (versão da música do The Police e outra colaboração, “Wize Up!”, desta vez com David Hinds do Steel Pulse. Banton trabalhou num álbum ao vivo com Mad Professor e lançou Universal Love, em 1992. Depois de um sucesso na Inglaterra com Baby Come Back, em 1994 (originalmente de Eddy Grant cantando com The Equals), com Robin Campbell e Ali Campbell do UB40


Big Mountain – É uma banda norte-americana de reggae, formada na cidade de San Diego, no estado da Califórnia. Em 1986, Joaquin “Quino” McWhinney havia criado uma banda de reggae denominada Shiloh, que lançou seu primeiro álbum três anos mais tarde. Em 1991, a banda adotou o nome atual. Após várias mudanças no grupo, a banda tem sua formação estabelecida, composta por Quino (guitarra e voz), Jerome Cruz (guitarra), Gregory Blackney (bateria), Lance Rhodes (bateria), Manfred Reinke (teclado) e Lynn Copeland (baixo).[1] O nome Big Mountain foi inspirado no pico de uma montanha, situada em uma reserva navajo, no Arizona. O primeiro CD do Big Mountain foi gravado em 1992, intitulado Wake Up, que incluiu o hit “Touch My Light”, a pegajosa versão espanhola “Llena Mi Vida” e uma música que faz apologia à maconha, “Lick It Up”.Fazem grande sucesso mundial com a versão reggae da canção de Peter Frampton, “Baby, I Love Your Way”, gravada como trilha sonora do filme Caindo na Real em 1994 e posteriormente incluída no álbum que seria lançado no mesmo ano. Lançam três álbuns pela Giant Records, selo pertencente à Warner Bros. Records: Unity (1994), Resistence (1995) e Free Up (1997). Após brigas com executivos da Warner, a banda decide criar seu próprio selo: Rebel Ink, com financiamento de uma gravadora japonesa. Em 1999 é editada a coletânea The Best of Big Mountain. Em 2004, gravaram, no Japão, uma coletânea de versões de clássicos do reggae, intitulada Versions Undercover, o qual foi lançado nos Estados Unidos somente em 2008.O vocalista Quino McWhinney, único remanescente da formação original, lançou um projeto solo de uma nova banda, chamada Quinazo.

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *