25 / 01 / 11

São Paulo completa 457 anos

Foto: Rubens Chiri | Divulgação

Conhecida como a terra da garoa, a cidade de São Paulo completa 457 anos hoje, neste dia 25 de janeiro. Capital financeira do país, a maior cidade da América Latina oferece uma grande variedade de atrações culturais e belos cartões postais. Segundo dados do IBGE, São Paulo tem uma população de 10.886.518 habitantes.   Anualmente, 11 milhões de pessoas visitam a cidade. São turistas vindos da Europa, EUA, Canadá, América Latina, Ásia e diversos municípios brasileiros. Das visitas, 50% são a negócios, 39% a lazer e 11% diversas – para cuidados com a saúde, participação em cursos ou visita a parentes.
O tradicional show que comemora o aniversário da cidade no dia 25 de janeiro será realizado na Avenida Ipiranga, próximo à Praça da Republica. O evento contará com a presença de artistas paulistanos que cantarão grandes sucessos musicais que homenageiam a cidade.
Quantas canções são necessárias para homenagear uma cidade com mais de 11 milhões de habitantes? No show de aniversário, grandes artistas se reunirão da Avenida Ipiranga, na altura da Praça da República, para cantar as músicas que falam da vida e da paisagem paulistana. No dia 25 de janeiro, a partir das 19h, clássicos de Tom Zé, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Originais do Samba, Itamar Assumpção e Adoniran Barbosa serão interpretados por músicos como Rappin’Hood, Maria Gadú, Paulo Ricardo e Mallu Magalhães.
Quatro grandes nomes do rock formaram uma banda especialmente para a festa: a bateria será de Japinha, do CPM22, o baixo será de Mingau, do Ultraje a Rigor, e as guitarras ficarão por conta de Andreas Kisser, do Sepultura, e de André Cristovam. O grupo promete emocionar, tocando em companhia da Orquestra Sinfônica Municipal. Todos estão convidados a declarar seu amor por São Paulo enviando imagens, mensagens e músicas para o site www.spaocubo.com.br. As homenagens serão exibidas em um cubo multimídia de 7 metros, uma grande intervenção urbana interativa que será instalada na Praça da República.

Vale do Anhangabaú

A festa começa mais cedo no Vale do Anhangabaú, que receberá serviços e atrações culturais na quarta edição do Vale da Participação e Parceria. O palco principal terá 9 horas de shows, com direito a muito samba, pagode, reggae, sertanejo e pop. As atividades iniciam-se às 9h com o grupo Ponto Zero. Passam pelo palco João Pedro e banda Fruto do Meu Suor, Chimarruts, Turma do Pagode, Samprazer e Michel Teló. A partir das 10h, a Tenda Cultural se transformará em uma pista de dança, com o Baile da Melhor Idade e, às 14h, o Baile Black. Para completar a comemoração, as famílias poderão brincar com escorregador, escalada e tirolesa Multifuncional. Para participar da diversão, é só doar um quilo de alimentos não-perecíveis, um produto de higiene ou de limpeza. As doações serão encaminhadas à Defesa Civil de São Paulo, que as enviará às vítimas das chuvas no Rio de Janeiro.
São esperadas mais de 50 mil pessoas, que terão a disposição, na tenda das Coordenadorias, atendimentos dos Centros de Referência de Combate à Homofobia e ao Racismo. No mesmo espaço, mulheres vítimas de violência doméstica encontrarão apoio jurídico. Haverá ainda um Telecentro móvel, com 20 computadores e acesso à internet.

Passeios

O feriado também é uma ótima oportunidade para conhecer melhor a região central da Cidade. Das 9h às 16h, sairão do Páteo do Colégio passeios gratuitos em um trólebus da década de 1940, que passará por algumas das principais atrações turísticas da Capital, como o Edifício Itália, o Teatro Municipal, o Edifício Martinelli o Banespa e a Catedral da Sé. Durante 40 minutos, os participantes aprenderão sobre a história de São Paulo com guias especializados. O aniversário da Cidade marca também o encerramento do World Bike Tour. A volta ao mundo 26 dias terá a chegada em São Paulo, às 9h. Em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, adultos e crianças, com e sem deficiência, farão um grande passeio de bicicleta que partirá da Ponte Estaiada e irá até a Universidade de São Paulo. A idéia é conscientizar a população para a prática de esportes e para a utilização de meios de transporte menos poluentes.

Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *