01 / 08 / 11

Gastronomia piauiense no Cachaça Fest

A gastronomia regional piauiense ganha novo impulso com a realização da sétima edição do Cachaça Fest. Os pratos típicos piauienses podem ser apreciados na praça de alimentação, especialmente montada para atender a demanda do evento. O Cachaça Fest prossegue até a noite de hoje (31), em Castelo do Piauí, 190 km ao norte da capital.

Uma série de treinamentos foram realizados pelo Sebrae no Piauí junto a proprietários de estabelecimentos comerciais durante os preparativos para o festival – capacitações para estabelecimentos dos ramos de alimentos e bebidas, incluindo cursos de gastronomia para restaurantes e profissionais que atuam no mercado municipal.

Aos pratos típicos piauienses – baião de dois, capote e carne de sol -, Castelo do Piauí acrescenta a galinha mergulhada. O prato é feito à base de galinha à cabidela (guisado feito com pedaços, miúdos e sangue da ave) e depois é acrescentado o arroz – que fica bem molhado, por isso chamado galinha mergulhada.

O visitante do Cachaça Fest também pode participar das oficinas gastronômicas realizadas para valorizar os produtos locais, que incluem a carne de caprinos e ovinos, uvas dos parreirais da própria cidade, cachaça e peixe.

A almôndega de carne de bode tem feito muito sucesso. A carne de bode é temperada à gosto e cozida; depois, passada no processador. Então, faz-se as almôndegas, acrescentando ovos e trigo. Em seguida, coloca-se o recheio de queijo, para na sequência levar ao forno.

Fabio Teles - Teresina/PI

Fábio Teles é jornalista e colunista social. Escreve no jornal Tribuna do Piauí; assina coluna em sites de Teresina; membro da Ascropi – Associação dos Cronistas e Colunistas Sociais do Piauí; da Febracos – Federação Brasileira dos Colunistas Sociais e da Abime – Associação Brasileira de Imprensa e Mídia Eletrônica, onde é diretor da regional Piauí. Atua com promoção de eventos e publicidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *