10 / 10 / 11

Conferência estadual da mulher debate realidade das alagoanas

58 delegadas serão eleitas para representar o estado na Conferência Nacional, a ser realizada de 12 a 14 de dezembro, em Brasília (DF)

Fonte: Ascom/SPM Imprensa

Com o tema “A realidade brasileira, alagoana e o movimento de mulheres, conquistas e desafios”, a Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos (SEMCDH), junto com o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Alagoas, está realizando hoje a III Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres.

A secretária-executiva da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Rosana Ramos, o governador do Alagoas, Teotônio Vilela, e a secretária de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Kátia Born, abriram a conferência a partir das 8h30, no Auditório Virgínio Loureiro, no Centro de Cultura e Exposições Ruth Cardoso, em Maceió.

Aproximadamente 244 delegadas, representantes dos movimentos sociais e do governo local estão se reunindo para debater as políticas públicas regionais voltadas à construção da igualdade, tendo como perspectiva o fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres.

Durante o evento, as conferencistas vão analisar as 486 propostas, escolhidas na etapa municipal, divididas em quatro eixos: Autonomia Econômica e Social; Autonomia Cultural e Pessoal; Autonomia Política, Institucionalização e Financiamento de Políticas Públicas para as Mulheres; Avaliação das Ações e Políticas Públicas Desenvolvidas para as Mulheres do Estado de Alagoas.

Ao final, serão eleitas 58 delegadas que representarão o estado na Conferência Nacional a ser realizada de 12 a 14 de dezembro, em Brasília/DF.

Todas as 102 cidades do estado participaram da etapa municipal. As Conferências Regionais aconteceram no Agreste alagoano com sede em Palmeira dos Índios; Vale do Paraíba e Vale do Mundaú com sede em União dos Palmares; Litoral Sul com sede em Penedo; Sertão e Bacia Leiteira com sede em Santana do Ipanema; Litoral Norte com sede em Maragogi; Metropolitana com sede em Rio Largo. As Conferências Municipais foram realizadas em Arapiraca e Maceió.

As principais reivindicações das mulheres alagoanas na etapa municipal foram a criação de delegacias especializadas em atendimento à mulher, abertura de casa abrigo, maior divulgação da  Lei Maria da Penha, capacitação profissional com a geração de emprego e renda, além da criação e implantação dos Planos Municipais e Estadual de Políticas para as Mulheres e a criação de organismos de mulheres nos municípios alagoanos.

Durante os encontros regionais, 169 delegadas foram eleitas para participar da Conferência Estadual, outras 35 foram escolhidas pelo Governo e 40 foram convidadas/os da sociedade civil.

Serviço
Data: 10/10
Horário: 8h às 20h
Local: Auditório Virgínio Loureiro, no Centro de Cultura e Exposições Ruth Cardoso – Rua Celso Piatti, s/n – Jaraguá – Maceió/AL

Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *