14 / 10 / 11

Governo define últimas ações para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Evento reunirá cinco secretarias, universidades, entidades representativas e prefeituras

Fonte: Débora de Brito/Ascom Secti
Imagem: divulgação

O governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), coordena as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011 (SNCT) no estado. O evento também tem o apoio de outros órgãos do governo, universidades, entidades representativas, prefeituras, entre outros.

De 17 a 21 deste mês, estudantes do ensino fundamental e médio, além de toda a sociedade interessada, terão a disposição mais de 100 atividades que farão parte da programação geral da SNCT 2011 em Maceió e alguns municípios do interior, como Arapiraca, Penedo, Pão de Açúcar, Piranhas, Delmiro Gouveia, entre outros.

Com entrada gratuita, o público terá contato com conceitos da química, física, matemática, meteorologia, nutrição, ambiente – tudo de forma lúdica, para despertar o interesse dos estudantes para as diversas áreas da ciência e tecnologia. Estão confirmadas atividades como Farmashow – oficina de fabricação de produtos fármacos e cosméticos; Constelário – apresentação das constelações; oficina de desenho sobre a temática desta edição; palestra sobre o impacto das mudanças climáticas nos microorganismos; palestra sobre a transformação dos alimentos e a saúde humana; construção de planisfério; apresentação da Defesa Civil com o tema Prevenção de Desastres Naturais; Exposição Fotográfica, entre outras ações.

A cerimônia de abertura da Semana Nacional de C&T em Alagoas será realizada no dia 17 de outubro, às 10h, no ginásio de esportes da Escola Estadual Moreira e Silva do Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (Cepa), em Maceió. No mesmo dia, na capital, também ocorrerão atividades em outros locais, como na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e no Cesmac.

A programação em algumas cidades do interior também já foi definida.  Na terça-feira (18), as atividades serão na Escola Estadual Alcides Andrade, em Penedo, no horário das 14h às 22h; na quarta-feira (19), as ações serão em Pão de Açúcar, na Escola Municipal Professora Maria Tavares Pinto, das 14 às 22h; em Piranhas, na quinta-feira (20), na Escola Estadual do Xingó, das 14h às 22h; e no último dia da programação, sexta-feira (21), as atividades ocorrerão no município de Delmiro Gouveia, na Escola Watson Clementino de Gusmão, no horário de 14h30 às 22h.

O evento mobiliza diversos órgãos no estado de Alagoas, como a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh); Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE); Secretaria de Estado da Saúde (Sesau); Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal); Defesa Civil de Alagoas; Universidade Federal de Alagoas (Ufal); Universidade Estadual de Alagoas (Uneal); Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal); Instituto Federal de Alagoas (Ifal); Faculdade São Vicente (Fasvipa) – em Pão de Açúcar; Cesmac; Faculdade de Tiradentes (Fits); Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), entre outros.

Tema
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia volta a destacar uma temática de relevância estratégica para o país e o estado: “Mudanças Climáticas, desastres naturais e prevenção de risco”. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável pela coordenação nacional da SNCT, escolheu o tema após receber várias sugestões e consultar instituições e entidades parceiras.

A intenção do Ministério e dos governos estaduais é estimular a difusão dos conhecimentos e o debate sobre as estratégias e maneiras de se enfrentar o grande desafio do planeta quanto às mudanças climáticas, e de prevenir riscos gerados em desastres naturais e de situações criadas pela ação humana.

Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *