14 / 10 / 11

News de Salvador

Clique nas imagens para ampliar

Ninha e Banda Trem de Pouso 2011

O cantor Ninha

O cantor Ninha

Sob o comando do cantor Ninha, a banda Trem de Pouso, criada em 2007, é considerada a nave mais animada do Brasil. O Gogó de Ouro da Bahia está de volta a todo vapor com seu novo projeto, o CD “Minha História”, que marca a comemoração dos seus 30 anos de carreira, e consolida a história da banda. Aos 52 anos, Ninha se sente firme e forte, e com mais experiência e sabedoria neste seu novo trabalho. Além das raízes baianas, o novo CD tem a influência de vários estilos musicais e mescla os sons latinos, africanos e dominicanos, que prometem agitar o público. Para Ninha, o novo projeto é como um verdadeiro filho, pois representa parte da história da sua carreira. A ideia do cantor é mostrar a importância de cultivar a cultura da Bahia, e trazer outras raízes musicais para o cenário local. Cada detalhe do CD foi pensado e estudado, e o projeto é o resultado de muita pesquisa e experiência em outros estilos musicais. O CD é composto por 13 faixas, das quais 12 são inéditas, além de um pout-pourri de músicas que marcaram a sua carreira desde a época da Timbalada. A música “Maria” é de autoria dos compositores Nogueira, Guiga Scott e Anderson Luz, e faz uma homenagem a todas as mulheres através da “Maria” da canção. Cheia de ritmo e swing, a música traz os batuques da percussão e a marca do saxofone, um estilo dançante que irá agitar a galera nos ensaios de verão. Todas as músicas do novo projeto de Ninha e Banda Trem de Pouso são pra cima, e prometem agitar o verão baiano. O CD “Minha História” já começa com a música “Tá Quente”, de Anderson Cunha, que tem um compasso forte e alegre, e um ritmo acelerado. A Banda resgata as raízes da música baiana com seu novo trabalho, a exemplo das canções “Península” e “Zambe”. O ritmo dançante está presente em todas as canções, como em “Timbal” (Marcelinho Oliveira), “TchêTchê” (Fabinho O’brian) e “A Rainha do Mar”, composição do próprio  Ninha.

Atriz Priscila Camargo ministra oficina gratuita “Aprendendo a Contar Histórias”, na Caixa Cultural Salvador

No dia 20 de outubro, das 14 às 18h, acontece, no Salão Nobre da Caixa Cultural Salvador, a oficina “Aprendendo a Contar Histórias”, apresentada pela atriz global Priscila Camargo. Priscila conta que a oficina utiliza um método lúdico, propondo um novo olhar sobre as formas de contar uma história, que incluem estímulos à imaginação e a criatividade, propiciando uma reflexão interna. “Despertar a ‘criança interna’, a alegria e o prazer do aprendizado, além de uma ‘viagem interna’, é o que propomos através desse trabalho com as Antigas Histórias Milenares, que foram criadas e perpetuadas através dos tempos, para fortalecer, curar e trazer Luzes ao Coração e a Alma”, pontua a atriz. O curso – voltado para jovens talentos, estudantes, atores, animadores culturais, psicólogos, terapeutas e pessoas interessadas pela arte da oralidade – será oferecido gratuitamente com limite de vagas para 40 inscritos, que devem ter idade a partir dos 14 anos.

Márcio Meirelles participa do “Conversas Plugadas” na Sala de Coro

Márcio Meirelles | Crédito: Garapa/Coletivo Multimídia

Márcio Meirelles | Crédito: Garapa/Coletivo Multimídia

O projeto Conversas Plugadas recebe o diretor e cenógrafo Márcio Meirelles, no dia 17 de outubro, às 19h, na Sala do Coro do TCA. O encontro faz parte das ações de comemoração dos 35 anos do grupo de teatro Avelãz y Avestruz, que realiza também uma leitura dramática no palco da Sala Principal do TCA, no dia 26 de outubro, e uma exposição comemorativa, no foyer do TCA, que fica em cartaz de 24 de outubro a 13 de novembro. O bate-papo terá transmissão ao vivo pelo portal do Irdeb (www.irdeb.ba.gov.br), a partir das 19h. A entrada é gratuita. O “Conversas Plugadas” é uma realização conjunta da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, Fundação Cultural da Bahia e Teatro Castro Alves, e desde 2007 já recebeu grandes nomes, como Gringo Cardia e os diretores baianos Luiz Marfuz e Fernando Guerreiro.

Fernando Morais estará na Bienal do Livro da Bahia 2011

Fernando Morais | Crédito: Janete Longo

Fernando Morais | Crédito: Janete Longo

O premiado autor mineiro Fernando Morais está confirmado na programação do Café Literário da Bienal do Livro da Bahia 2011, que acontece entre os dias 26 de outubro e 06 de novembro, no Centro de Convenções. O escritor participará da grande festa literária no dia 3 de novembro, às 20h, contribuindo com as discussões da mesa temática “Jornalismo Literário”. Consagrado na carreira de jornalista, Morais trabalhou em várias publicações da imprensa brasileira, como o Jornal da Tarde e a revista Veja. Recebeu três vezes o prêmio Esso e quatro vezes o prêmio Abril de jornalismo. Publicou, pela Companhia das Letras, “Olga”, “Chatô: o Rei do Brasil”, “Corações sujos”, “A ilha” e “Cem Quilos de Ouro”; e, pela editora Planeta, “O Mago”, “Montenegro” e “Toca dos Leões”. Seu último livro, “Os Últimos Soldados da Guerra”, recém-publicado pela Companhia das Letras, conta a história dos agentes secretos infiltrados por Cuba em organizações de extrema direita dos Estados Unidos.

Yin Yee Carneiro - Salvador/BA

Sociedade & EventosFormada em Letras e Jornalismo. Fez cursos de TV e Cinema, Teatro, Dança e Canto. Nascida em Salvador, filha do famoso fotógrafo chinês e uma cearense com descendência européia. Estreou com pé direito no colunismo social baiano em 2003. Exerceu as atividades de assessora parlamentar na Câmara de Salvador, apresentadora na TV Salvador/ Rede Bahia/ Afiliada a Globo, produtora TV Aratu/ SBT. Realizou com grande êxito a assessoria de grandes empresas, a exemplo: Studio Sun Sun, Folic, Arezzo, Hotel Blue Tree Premium (Reveillon Ball Masqué), workshop do ator Marcos Wainberg em Salvador, Filme Maracangalha, Eu Vou!. Mentora da Revista Sun Sun Flash (que a deu visibilidade nacional) em homenagem ao seu pai, o renomado fotógrafo Sun Sun e editora do badalado site baiano www.sunsun.com.br conhecido nacionalmente através do seu trabalho com o seu pai, o consagrado fotógrafo Sun Sun (um dos pioneiros na fotografia social da Bahia). Os dois são conhecidos como a famosa Dupla Dinâmica da Bahia. Ganhou os Prêmios: "Mulheres em Evidência by Isabelle Accioly" (Maceió, AL), "Amigos do Planeta" (Blumenau, SC) ,"Imprensa Nacional de Destaque" (Blumenau, SC) e "Top 10" (Itapema, SC). Tem citação do seu nome no livro nacional e internacional " 12 Feridas Ambientais do Planeta" Assina colunas sociais de veículos de outros Estados representando a Bahia. Redes sociais: Fan Page no Facebook: Yin yee Carneiro, Instagram oficial: @yinyeecarneiro, Tik Tok: @yinyeecarneirooficial E-mail: yinyee.carneiro@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *