04 / 10 / 11

Show de química fará parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Evento visa estimular a difusão dos conhecimentos e o debate sobre as estratégias e maneiras de se enfrentar o desafio das mudanças climáticas

Imagem: divulgação
Clique para ampliar

por Débora de Brito

Parte do calendário oficial das ações de popularização da ciência e tecnologia em todo o país, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011 (SNCT), que neste ano tem como tema “Mudanças Climáticas, desastres naturais e prevenção de risco”, terá em sua programação show de química, sessões no planetário e oficinas de Prevenção de Desastres Naturais. O evento é coordenado em Alagoas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e será realizado de 17 a 21 deste mês na capital e interior do Estado.

A abertura ocorrerá no dia 17 outubro, pela manhã, no Centro Educacional de Pesquisas Aplicada (Cepa), com a presença dos representantes das instituições parceiras. Após a cerimônia, serão realizadas as atividades diversas, com os alunos da rede pública e visitantes. Entre as ações que serão promovidas estão as seguintes oficinas: Farmashow; Constelário; Desenho; O impacto das mudanças climáticas nos microorganismos; Biologia; A transformação dos alimentos e a saúde humana; Construção de planisfério, Apresentação da Defesa Civil com o tema Prevenção de Desastres Naturais; Exposição Fotográfica da Expedição feita pelo Rio São Francisco, entre outras.

Segundo a organizadora da SNCT pela Secti, a diretora Lenilda Austrilino, a maioria das atividades realizadas no Cepa serão também executadas no interior de Alagoas. Com a parceria de instituições de ensino superior e das prefeituras, explica Lenilda Austrilino, haverá ações nas cidades de Penedo, Pão de Açúcar, Piranhas e Delmiro Gouveia, sob a coordenação direta da Secti, pois em outras cidades haverá atividades promovidas por outras instituições.

Para o secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Eduardo Setton, a grande missão da SNCT 2011 é estimular a difusão dos conhecimentos e o debate sobre as estratégias e maneiras de se enfrentar o desafio das mudanças climáticas e de prevenir riscos decorrentes de desastres naturais.

Confirmaram parceria para a realização da SNCT 2011, até o momento, órgãos do Governo do Estado – Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Secretaria da Educação e do Esporte (SEE), Secretaria da Saúde, Defesa Civil de Alagoas -, Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Faculdade São Vicente (Fasvipa) – em Pão de Açúcar, Cesmac, Faculdade de Tiradentes (Fits), Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), entre outras.

Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *