23 / 12 / 11

As canções de Natal! Um Feliz Natal a todos!

Imagem: divulgação

Meus queridos amigos leitores, minha coluna de hoje tem um toque todo especial, pois o Natal está chegando, e não vou me preocupar com crônica, crítica ou qualquer coisa parecida. O Natal é uma data em que as famílias se reúnem. É, acima de tudo, uma reunião de amor, de compartilhar presentes com quem se ama, de lembrar das pessoas que amamos e não estão mais entre nós. Eu tenho lembranças espetaculares de meus Natais com meus pais. Levo para sempre, em minha memória, o trem inglês que ganhei de meu pai: era enorme, tinha uma locomotiva de ferro, e meu pai colocava as “pílulas” brancas para que saísse fumaça. Todo Natal era assim, eu aguardava o ano todo para que aquele ritual fosse feito, pois tinham que retirar o enorme tapete de uma das salas para que o trem fosse montado. Minha querida mãe limpava os lustres de cristal da Tchecoslováquia que iluminavam as salas de nossa casa, para que a noite de Natal ficasse linda e reluzente. Não esqueço também de minha primeira bicicleta ganha no Natal, e nem do presépio que minha mãe montava. Era um presépio lindo, muito bem feito, e íamos à praia de Copacabana buscar a areia para a decoração. Com um espelho pelo caminho do presépio, tínhamos a nítida sensação de olhar um lago perto de onde ficavam os Reis Magos e a manjedoura com o menino Jesus. Todos os anos, os vizinhos vinham nos visitar só para ver o presépio, de tão lindo que era. Todas essas imagens e lembranças nunca mais sairão de meu coração, assim como também o primeiro Natal em que meu primeiro filho, Luca, já tinha nascido, nos trazendo amor e alegrando muito a nossa casa; e depois, com o nascimento de nossa segunda filha, Giovanna, que tornou o Natal de nossa família ainda mais bonito, um verdadeiro presente de Deus. A principal mensagem do Natal, para mim, é o sentido do nascimento de Jesus, e é com esse espírito que nos sentamos à mesa, na noite de 24 de dezembro.

Mas uma coisa muito importante numa noite de Natal são as canções que ouvimos. Desde pequeno, eu gosto muito de ouvir canções de Natal. Elas tornam a noite muito mais agradável, e não só a noite, como também quando começamos a enfeitar a casa em dezembro. Sempre colocamos filmes e canções de Natal para embalar os trabalhos. Muitas pessoas acabam ficando com a TV ligada, mas na casa de um músico, a música sempre está em primeiro lugar, e devo admitir que existem músicas maravilhosas para tornar a nossa noite especial, embalada por uma boa trilha sonora. São músicas que nos marcam. Existem os clássicos, e confesso a vocês que são imbatíveis. Frank Sinatra, “The Christmas Album”, por exemplo, é de uma beleza impressionante. Músicas como “The First Noel”, “Silent Night”, “Jingle Bells”, e a própria “The Christmas Song”; são algumas pérolas espetaculares, com a interpretação de Sinatra. É um álbum definitivo. Outro clássico, e esse era o preferido de minha mãe, é o fantástico “The Christmas Song”, de Nat King Cole. É uma raridade. Nat esbanja categoria nas interpretações, como a faixa-título, como também “O Holy Night”, “God Rest ye Merry Gentlemen”, “The First Noel”, “Away in a Manger”, “Hark! The Herald Angels Sing”, e muitas outras belíssimas canções, que fazem desse álbum uma verdadeira trilha sonora natalina. Para continuar falando dos clássicos, “The Christmas Album Snowfall”, de Tony Bennett, é outra pérola, assim como  “The Spirit of Christmas”, com o inesquecível Ray Charles, e, completando a fornada, vocês poderão ouvir Elvis Presley, em “Christmas Gift”. Eu comento sobre esses discos americanos, porque no Brasil as produções são pequenas, e parecem que não dão tanta importância assim a esse mercado. Temos a Simone, que em 2000 lançou o álbum “Simone – 25 de Dezembro”, e foi um disco de sucesso, em que o carro-chefe era a canção “Então é Natal”. Mas alguns outros álbuns poderão ser encontrados no mercado, como o do fantástico cantor lírico Andrea Bocelli, em “My Christmas”. Mudando um pouco o foco, a cantora americana de R&B, Toni Braxton, aparece com “Snowflakes”, assim como o jazzista, pianista e cantor Harry Connick Jr., em “A Christmas Album”. Sucesso de vendas mundo afora, o recém-lançado “Christmas”, de Michael Bublé, aquece o mercado fonográfico. Fãs de Rock não ficarão órfãos e encontrarão, em “The Christmas Album, Deluxe Edition”, os Beatles cantando músicas de Natal. Até o fenômeno de vendas para adolescentes, Justin Bieber, lançou “The Christmas Song”, confirmando, assim, que músicas natalinas são, ao contrário do que as gravadoras brasileiras pensam, uma ótima opção de lançamento para a época de Natal. Esquecendo por um instante de quem vende mais, o que eu quero mostrar aqui, em minha coluna, é que as músicas de Natal representam muito mais do  que simples canções de fundo. Elas estão em nossa imaginação e em nossos corações, e vocês podem escutar “Noite Feliz”, por exemplo, em diversas versões, sem cansarem.

Hoje, amigos leitores, eu não vou me estender muito em palavras, vou deixar músicas para vocês compartilharem com quem gostam e com quem estiver à mesa, na noite de Natal. Quero deixar aqui o meu abraço, e reafirmar que o Natal é amor, é o nascimento de Jesus, é momento de reflexão, de abraçar quem você ama, seus amigos, filhos, pais, avós, esposas, e de agradecer pela vida que temos. Quero agradecer aqui, também, aos amigos leitores, que me prestigiam o ano inteiro; agradecer a Gigi Accioly, pelo carinho que sempre tem com minha música e por ter me apresentado ao Portal Batelli, à sua Revista Evidência Cosmopolita, De Matteo, Isabelle Accioly e todos da Evidência Cosmopolita; agradeço também a todos do Portal Batelli, seu fundador e presidente, o magnífico Ciro Batelli pela confiança em meu trabalho, seu filho Fernando Batelli, a jornalista Luna Luca, os jornalistas e todos da equipe Batelli, o meu abraço e o desejo de um Feliz Natal, com muitas alegrias, muito amor e muita música. Agradeço, também, a minha família, pelo apoio e pelo carinho em todas as horas.

Seguem algumas músicas que os leitores poderão clicar ver e ouvir as canções.

“The Christmas Song” – Nat King Cole: http://youtu.be/Oqpyfa2EmzQ

“Silent Night” – Nat King Cole: http://youtu.be/VM8rQww53fk

“Have Yourself A Merry Little Christmas” – Frank Sinatra: http://youtu.be/LpPdl0StUVs

“I’ll Be Home For Christmas” – Frank Sinatra: http://youtu.be/JYLjEItqsWQ

“Snowfall” – Tony Bennett: http://youtu.be/UmHk_-Be8TU

“Jingle Bells” – Frank Sinatra & Bing Crorsby: http://youtu.be/wbW64J_RJZg

“That Spirit of Christmas” – Ray Charles: http://youtu.be/YhxdQBFmDZ0

“Winter Wonderland” – Ray Charles: http://youtu.be/25mLJSC1oUQ

“Snowfall” – Doris Day: http://youtu.be/fEj61DIDptE

“Silver Bells” – Dean Martin: http://youtu.be/PkylgZFT_CM

“White Christmas” – Andrea Bocelli: http://youtu.be/WbkwT9bMO54

“Have Yourself A Merry Little Christmas” – Luther Vandross: http://youtu.be/lIcAgX2e3CM

“Então é Natal” – Simone: http://youtu.be/4BVYfLyGRF0

“Give Love On Christmas Day” – Jackson 5: http://youtu.be/uoToJ62e4fo

“Gesu Bambino” – Luciano Pavarotti: http://youtu.be/8gBfTkB2KkU

“I’ll Be Home On Christmas Day” – Elvis Presley: http://youtu.be/SqhPXVDvHcM

Disney Christmas Songs: http://youtu.be/PN37QU7yoj4

Disney Wonderland – “Winter Wonderland”: http://youtu.be/1FuefpmBC4Q

Disney Christmas Songs – “Let It Snow”: http://youtu.be/D3OYuZt8US4

Estou saindo de férias em janeiro, então fica aqui meu abraço, um Feliz Natal a todos e um 2012 brilhante, com muita paz, saúde e prosperidade. Nos vemos na volta das férias.

Beijos, abraços, e até a próxima!

Beto Saroldi - Rio de Janeiro/RJ

Saxofonista, compositor e produtor musical, começou sua carreira em 1975 com Eduardo Dusek e desde cedo foi muito requisitado nos estúdios, gravando com Fafá de Belém, Zizi Possi, Capital Inicial, Barão Vermelho, Gilberto Gil, Toquinho, Lulu Santos e muitos outros astros da MPB. Fez parceria com Erasmo e Roberto Carlos, tocou com Wagner Tiso & Lô Borges e ainda pertenceu a "UmBandaUm" de Gilberto Gil, fazendo turnês pelo Brasil, EUA, Europa, América Central e Oriente Médio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *