21 / 12 / 11

David Foster: o Hit Man finalmente sai da caverna

Fotos: divulgação

O compositor, arranjador e pianista canadense David Foster, que trabalhou com as maiores estrelas da música mundial, finalmente saiu da caverna, dentro de seu magnífico estúdio de gravação, para fazer show espetacular em Las Vegas, lançando em Blu-Ray/DVD “Hit Man Returns – David Foster & Friends”.

Queridos amigos leitores, vocês já imaginaram um pianista passar 30 anos de sua vida dentro dos estúdios, e com isso contribuir para os maiores sucessos do planeta, com seus arranjos sofisticados, e não contente com isso, ainda ser um compositor de rara inspiração e ter feito músicas belíssimas, que, por muitas vezes, foram ouvidas nas vozes de tantos artistas extraordinários, sem que nós soubéssemos que essas músicas foram compostas por David Foster? Pois muito bem, até este colunista, saxofonista, arranjador, compositor e produtor musical que vos escreve, e com tanto tempo de carreira, foi pego de surpresa ao saber que uma das músicas que mais gosto foi feita por David. Sabe aquela coisa de ouvir uma música tantas milhões de vezes, achando que seria do grupo, da banda, e agora descobrir que o autor é esse pianista canadense, que resolveu, depois de tanto tempo, mais de 30 anos, mostrar para o grande público seus sucessos? Estou me referindo a “After the Love Has Gone”, do fantástico grupo americano, e que eu adoro, que é o “Erth, Wind & Fire”. Isso mesmo, é de David Foster essa pérola musical que explodiu nas FMs de todo o mundo. Amigos, nos EUA, os direitos autorais são levados a sério, quando você consegue estourar uma canção dessa magnitude, fica rico com apenas uma música.

Conheço vários artistas que ficaram ricos com um sucesso, os chamados artistas de uma música só, mas não é o caso de David Foster, porque, além de “After the Love Has Gone”, esse senhor de 61 anos de idade não se conformou com o mega sucesso e ainda é o responsável por “Hard to Say I’m Sorry”, com Chicago. E vocês pensam que parou por aí? E o que vocês acham de “The Glory of Love”, com Peter Cetera, “Through the Fire”, com Chaka Khan, e “Got to Be Real”, com Cheryl Lynn? Como tudo em que toca vira ouro, como produtor ele contribuiu com Michael Jackson, em “Earth Song”, e com Whitney Houston, estrelando como atriz no filme “O Guarda-Costas”: é claro que ela cantaria as canções do filme. David sugeriu a Whitney que ela cantasse “What Becomes of The Broken Hearted”, um Soul romântico, uma música muito bonita, por sinal. Eles chegaram a gravar, mas não gostaram do resultado final. Foi assim que o também ator Kevin Costner, que contracenou como guarda-costas com Whitney, apresentou uma canção Country, da cantora Dolly Parton. Eles escutaram a canção e David sabiamente deu-lhe um formato de balada romântica que explodiu no mundo inteiro. E quem não se lembra dessa canção? Eu estou falando de “I Will Always Love You”, uma música linda, tão bem cantada por Whitney, e com os arranjos de David, que requisitou o saxofonista Kirk Whalum, fazendo um belíssimo solo de sax tenor. Vejam como é a vida: Kevin Costner tinha essa música guardada e a tinha ganho de presente de Dolly Parton, e de repente surgiu essa oportunidade, que acabou virando um mega-sucesso. Comenta-se que Dolly Parton é grata até hoje a Kevin e ao próprio David por isso. Enfim, como se diz na gíria: “David Foster é o cara!”

Depois de ter passado a maior parte de sua vida dentro dos estúdios de gravação, David Foster queria ver e sentir como suas músicas e as que produziu soariam diante dos olhos do público, e foi assim que nasceu a ideia de “Hit Man Returns – David Foster & Friends”, lançado também no Brasil em DVD e Blu-Ray. Eu recomendo a segunda opção, com uma imagem infinitamente melhor, exuberante, e o som do Blu-Ray também em nada se compara à audição de um DVD, tem muito mais potência e qualidade de áudio. Na verdade, assessoria de imprensa nos diz que “Hit Man Returns – David Foster & Friends” já se encontra no Brasil; eu, amigos, tive muita dificuldade de encontrá-lo. Hoje em dia, com as lojas de discos desaparecendo, é uma tremenda batalha conseguir títulos de gosto mais sofisticado, você não encontra os produtos nas prateleiras, tem que fazer encomenda, pagar por uma coisa que ainda não tem em mãos, e esperar vários dias para que o produto chegue em loja. Para quem é colecionador, como eu, que passei a vida inteira dentro da finada e saudosa loja de discos Modern Sound, que ficava em Copacabana, isso é uma verdadeira tortura, pois nada é melhor do que comprar um CD, um DVD/Blu-Ray, e sair da loja com o que você quer em mãos e na hora. Mas enfim, encontrei em uma livraria, que hoje é uma das poucas opções de compra, mas não a versão nacional, encontrei-o na versão importado, e como o show é grande, o Blu-Ray é duplo, seu preço é salgado; mas eu queria muito ter esse show aqui em casa, e logo que saí da loja, fiquei pensando: “Vou ver esse show várias vezes, sentir todo clima das músicas, dos arranjos da produção extraordinária, e escrever minha coluna sobre ele”. Ontem fui com minha família ver a árvore de Natal da Lagoa – nós fazemos esse programa todos os anos, já se tornou um ritual para nós, desde que os meninos eram pequenos, e é uma maneira de estarmos juntos, com aquele visual belo da Lagoa Rodrigo de Freitas, e quando chegamos em casa, eu coloquei “Hit Man Returns – David Foster & Friends” em meu Blu-Ray e fui assisti-lo, para então hoje fechar a matéria.~

O show tem uma produção impecável, e é recheado de sucessos que David ajudou a produzir. Gravado em Las Vegas, e nisso o nosso querido Ciro Batelli conhece como ninguém, pois sempre me refiro a Batelli como embaixador de nossa cultura nos EUA, o show foi gravado no Hotel/Cassino Mandalay Bay, e tem entre os convidados a diva da Dance Music Donna Summer, quando David Foster participou como pianista de estúdio, nos anos 1970, na música “Last Dance”, logo no início de sua carreira. David tem estrela, porque já começou com um mega-hit. Ele definitivamente é o cara!

Mas se vocês ainda não têm “Hit Man Returns – David Foster & Friends”, preparem-se, porque verão uma enorme lista de sucessos.

O show abre com “David Foster with Brian Boitano and Kristi Yamaguchi”. Logo em seguida, aparece Kenny Loggins, que estava meio sumido, sendo ele um Pop Star dos anos 1980, mas que reaparece em ótima forma, trazendo no meio do solo de “Heart To Heart” o saxofonista Kenny G, que vem tocando seu sax pela plateia. Em seguida, David convida Gary Wright para cantar “Deram Weaver”, para depois apresentar – e como me chamou a atenção por David ser esse músico extraordinário, um compositor com o faro do sucesso – um arranjador fantástico, e ainda nos mostrar um grande mestre de cerimônias, convidando a subir ao palco a maravilhosa Chaka Khan para encantar a plateia lotada do Mandalay Bay, com a canção “Through the Fire”. Meus amigos, Chaka Khan é puro luxo, esbanja categoria em sua voz, faz dela o que quer, sempre com sorriso no rosto. Um momento muito bom no show. Depois, veremos o grupo vocal All-4-One, e logo em seguida um momento de muita emoção, com a entrada no palco de Natalie Cole, a filha do inesquecível Nat King Cole, cantando a Ruben Studdard a linda balada “When I Fall in Love”, com belíssimo solo de sax tenor. Vejam que momento emocionante: http://youtu.be/XO3vO0esPyw

E há, ainda, Natalie solo, em “This Will Be”. Outro momento de feeling e elegância é a entrada de Seal, cantando “Secret”. Logo na sequência, vocês verão Michael Bolton e Seal em um medley, na versão de “When a Man Loves a Woman”, para David Foster chamar, em seguida, novamente ao palco, Chaka Khan para colocar a plateia literalmente para dançar no confortável e chic Mandalay Bay, com a música “I’ Every Woman”, que David ajudou a produzir; e vamos combinar, por mais que o clima estivesse muito chic, com o público muito bem vestido, fica difícil resistir a tamanho balanço, ao “groove” estonteante da música. Como se não bastasse, para arrebentar os corações e as poltronas do Mandalay Bay, finalmente o que eu tanto esperava, e para mim uma das bandas mais incríveis de todo mundo, o extraordinário “Earth, Wind & Fire”, para chacoalhar com “In the Stone”, a estonteante “September” e a tão esperada surpresa, que deve ter tornado David Foster um milionário, a linda balada “After the Love Has Gone”. Vejam isso, amigos leitores, mas depois tenho certeza que vocês vão querer ter “Hit Man Returns David Foster & Friends” em suas casas: http://youtu.be/c2kpJSv_q28

Que privilégio desse senhor, ter feito tão bela canção. Mas em mais um momento de muita, mas muita emoção foi, ao final de “After the Love Has Gone”, David Foster ter feito uma merecida homenagem ao criador, o mentor, produtor, compositor e a voz líder do “Earth, Wind & Fire”, o grande Maurice White, que não se apresenta mais ao vivo com a banda por estar há bastante tempo com sua saúde debilitada. Mas Maurice estava na plateia, que o recebeu de pé com muitos aplausos, o que me deixou bastante emocionado. A cantora Lara Fabian é chamada ao palco logo após para cantar tão lindamente “Caruso”, missão difícil, pois é muito complicado ter que cantar a canção que ficou eternizada na voz de nosso querido e inesquecível Luciano Pavarotti; mas Lara Fabian saiu-se muito bem, tem uma voz incrível, dona de uma técnica vocal impressionante, e emocionou também a plateia com sua interpretação. Em seguida, veremos uma voz da Soul Music chegar para balançar a plateia com seu som Black muito bem definido. Refiro-me ao cantor Ne-Yo, que arrebentou com a canção “Miss Independent”, e além de cantar muito bem, foi inevitável ver os passos dados por ele, percebendo como Michael Jackson continua e continuará a influenciar novas gerações da música em todo o planeta.

Charice e Ne-Yo

Charice e Ne-Yo

A nova sensação da América, a cantora Charice, que ficou conhecida por interpretar na televisão o personagem Sunshine Corazon, na série “Glee”, aparece no medley “To Love You More/All By Myself”. Outro momento maravilhoso foi o encontro de Lara Fabian e Michael Bolton, em “The Prayer”. Vejam que beleza: http://youtu.be/Q5OMm_WYMTM

Donna Summer & Seal surpreendem a plateia do Hotel/Cassino Mandalay Bay com mais um belo medley em “Unbreak My Heart/Crazy/On the Radio”.

David Foster, Donna Summer e Seal

David Foster, Donna Summer e Seal

E a incomparável Donna Summer, tantos anos depois de inúmeros sucessos, nos brinda ao final do show com seu mega sucesso, que na época contou com o toque de “Midas” de David Foster ao piano, a sempre dançante “Last Dance”. Vejam isso, amigos leitores! É como voltar no túnel do tempo, mas com Donna mandando muito bem, pela sua idade: http://youtu.be/BKwU847Fh0s

Eu realmente recomendo aos amigos “Hit Man Returns – David Foster & Friends”. Vocês terão um pouco mais de duas horas de puro entretenimento e músicas maravilhosas, numa produção impecável. E se vocês pensam que David Foster parou por aqui com esse lançamento, estão redondamente enganados. Esse músico extraordinário, um compositor recheado de sucesso, colecionador de diversos prêmios Grammy, pretende levar “Hit Man Returns – David Foster & Friends” para os palcos da Ásia junto a canais de TV. Mais uma conquista, dessa vez inédita em sua carreira, Foster estará entrando nos espetáculos da Broadway com um musical sobre Betty Boop, em que já compôs 21 canções. Além disso, em 2012, David Foster assumirá a presidência da gravadora Verve, uma verdadeira lenda do Jazz, que tem, entre os seus contratados, os cantores Diana Krall e Jamie Cullum.

Será que David Foster tem mais alguma coisa a conquistar na vida? Ele, definitivamente, é o cara!

Beijos, abraços, e até a próxima, amigos!

Beto Saroldi

Beto Saroldi - Rio de Janeiro/RJ

Saxofonista, compositor e produtor musical, começou sua carreira em 1975 com Eduardo Dusek e desde cedo foi muito requisitado nos estúdios, gravando com Fafá de Belém, Zizi Possi, Capital Inicial, Barão Vermelho, Gilberto Gil, Toquinho, Lulu Santos e muitos outros astros da MPB. Fez parceria com Erasmo e Roberto Carlos, tocou com Wagner Tiso & Lô Borges e ainda pertenceu a "UmBandaUm" de Gilberto Gil, fazendo turnês pelo Brasil, EUA, Europa, América Central e Oriente Médio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *