23 / 01 / 12

Marinheiro de primeira viagem

Para aqueles que estão indo a New York City pela primeira vez, aqui estão algumas dicas para uma viagem inesquecível

Por Nilsen Accioli
Fotos: Arquivo

Central Park

Central Park

Central Park: o maior e mais bonito parque de NYC. Pegue o trem N ou R e desça na estação da 5ave. com a 59st. Lá você pode, antes, visitar a loja mais chocante da Apple em NYC, e depois ir andando ao park, e, de quebra, vai ver, em frente ao prédio da Apple, o Plaza Hotel já reformado, lindo!

Para os religiosos ou interessados em arquitetura neo-gótica, a Saint Patrick’s Cathedral, no número 14 da rua 51 com a quinta avenida, é simplesmente linda.

Do outro lado da quinta Avenida, você vai encontrar o Rockefeller Center, uma grande atração que deve ser vista principalmente durante o Natal, com sua árvore gigantesca, decorada para as festividades de final de ano; e aos seus pés, uma grande pista de roller skate.

O Empire State Building, depois de 80 anos, continua sendo o prédio mais alto de NY, com 102 andares. Construído em Art Deco, é também uma das grandes atrações da cidade. Ele fica na Quinta Avenida com a rua 34. Para contatá-los, chame 212-736-3100.

Empire State Building

Empire State Building

High Line, na West 11 Street e Nona Av.: com parte ainda em construção, mas o que já está pronto vale ser visto… Uma prova de como se pode manter construções antigas e ainda usá-las de uma forma moderna, com consciência ecológica e de cidadania. Na rua 11 é onde começa o corredor ecológico suspenso já construído, numa antiga linha ao lar livre de metrô.

Do High Line, vá para os restaurantes também no Meatpacking District, na área perto da West 11 Street e Nona Av. Lá, você vai encontrar, por exemplo:

Spice Market (cozinha asiática), na  403 W. 13th Street – (212) 675-2322

Pastis (comida francesa), na 9th Avenue – (212) 929-4844

Lindo também é o Pier 17, no Lower East Side. Pegue o Trem 4, 5, ou 6 e desça na Fulton Street Station. De lá, caminhe para o East Side, ou lado leste da ilha, pela John Street, e encontrará um ponto turístico com embarcações e restaurantes, mais um visual lindo do Brooklyn e das pontes Brooklyn e Manhattan Bridges sobre o East River (Rio Leste). Um pouco antes de chegar ao Pier 17, no seu caminho, você encontrará outro kioski to TKTS, onde você poderá comprar ingressos com ate 50% de desconto para shows na Broadway para o mesmo dia, e também para a matinê do dia seguinte.

Metropolitan Museum (no Upper East Side, na 1000 5th Avenue,  New York – 212- 535-7710),  atualmente com uma exposição de Arte Islâmica, congrega uma coleção indescritível de arte de artistas e épocas das mais variadas. Com o mesmo ingresso, você poderá visitar no mesmo dia o Cloister Museum, mas este é bem no norte da ilha, no Fort Tryon Park. Tel.: 212-923-3700.

Metropolitan Museum

Metropolitan Museum

O Cloister, como o nome diz, é um museu de clausura da idade média… Prédios inteiros ou partes deles foram trazidos da Europa e do Oriente Médio. Uma loucura de bonito… Apesar de eu achar que é um crime importar desta forma a cultura dos outros povos. Mas pelo menos, acredito eu, ter esta beleza da criação artística segura de uma possível destruição se estivesse nas suas localidades de origem.

MOMA – Não deixe de visitar as exposições de áudio visual que sempre oferecem ao público, em Down Town, na 11 West 53 Street. Telefone: 212-708-9400.

Guggenheim Museum – Relativamente perto do Metropolitan Museum, aqui também você vai encontrar arte moderna da melhor qualidade, na ‪1071 5th Ave esquina com a rua 86, no Upper East Side, telefone: 212-423-3500.

Visite também o Metropolitan Opera House para ver a agenda de opera/ballet/shows que eles oferecem. Fica no Upper West Side, e você pode pegar o trem 1 local e descer na estação da Broadway com a 67 Street.

Museu de História Natural (Museum of Natural History) – Upper West Side, na Central Park West com a rua 82.

Museum of the Moving Image: 36-01 35 Avenue Astoria, NY 11106 718 777 6888.

Shows da Broadway:

Priscilla

Anything Goes, com o legendário ator Joel Grey, que ficou internacionalmente conhecido no teatro e no cinema fazendo o papel de Mestre de Cerimônia na peça e no filme “Cabaret”, ambos ao lado de Liza Minelli

Mamma Mia

Follies, com Bernadette Peters e Elaine Paige

(Elaine Paige é a estrela de teatro musical britânica que foi a criadora do papel Evita, da protagonista de Cats e Sunset Boulevard. Bernadette Peters é uma das grandes estrelas da Broadway)

How to Succeed in Business (com o ator principal de Harry Porter, Daniel Radcliffe)

Adams Family (com a Brooke Shields)

Jersey Boys

Para quem gosta e não gosta de Rock, American Idiot, uma adaptação de um disco da banda de Punk Rock Green Day – você reconhecerá a musica e a encenação, é uma loucura das boas.

Gospel (que está para estrear)

Se quiser ver um segundo ato cheio de efeitos mecânicos, uma loucura: Spider Man, o musical.

Obs.: O restaurante Blue Finn, perto da Rua 47 com a Time Square, em frente ao TKTS (onde vende ingresso barato para os shows da Broadway para o mesmo dia), é ótimo para ir antes ou depois de um espetáculo.

Outros restaurantes na área do Time Square:

Carmine’s (comida Italiana), na 200 West 44th Street, New York: (212) 221-3800.

Você deve fazer antes uma reserva, mas se esquecer de fazer uma, peça uma mesa na área do bar no segundo andar. Lá tem sempre alguma mesa disponível.

Sardis Restaurant, na 234 W 44th St #3

Vynl Restaurant na Nona Ave. com a rua 51. Não deixe de ir ao banheiro, muito legal a decoração. O gerente geral é o brasileiro Enrique.

Cinema 3D, na 68 com a Broadway no AMC Loews Theater no Upper West Side.

De lá, vá para o Lincoln Plaza Cinemas, em frente ao Metropolitan House, para filmes de arte, também na Broadway, entre as ruas 62 e 63, no Upper West Side.

E se depois de tudo isso você ainda tiver fôlego, eu te aconselho a visitar a Estátua da Liberdade, na Ellis Island, onde você também deve visitar o museu dos imigrantes, ou Ellis Island Immigration Museum; ou fazer um tour de Gospel e Jazz no Harlem – alguns deles incluem o brunch aos domingos, mas eu indico como uma boa pedida um brunch buffet no Harlem, no famoso Cotton Club, e, de quebra, você assiste a um show de Gospel aos sábados e domingos, de 12h às 14h30, por $37 dólares por pessoa, ou um jantar no mesmo estilo e preço a partir das 18 horas. O ideal é fazer uma reserva no 212-663-7980. O endereço é 656 West 125th Street, New York.

Estátua da Liberdade

Estátua da Liberdade

Para as compras boas, bonitas e baratas, vá até Woodbury, onde você encontrara cerca de 220 lojas outlets de grifes com precinhos camaradas. Neste caso, você poderá pegar  uma condução na estação de ônibus da rua 42 com a oitava avenida, na Estação Central de Ônibus de NYC.

E por fim, ou por começo, um tour pela cidade nos ônibus de dois andares, ou ao redor da ilha de Manhattan de lancha ou iate. Para os mais corajosos, um passeio de helicóptero é inesquecível.

Para tour e passeios em NYC, você pode contatar o brasileiro radicado em NYC, Carlos Humberto, no telefone (212)961-6582, fax (212)752-0210. Endereço:

Carlos Oliveira
Concierge/Tour Desk
Lobby of Vanderbilt Ymca
224 East 47th St
New York, NY 10017

Para serviços de traslado privativo e personalizado para os aeroportos de NY, JFK e Laguardia e New Jersey, assistência em compras em Woodbury, Jersey Gardens, Paramus, Tanger, viagens para Atlantic City, Philadelphia, Boston e Washington, tours e compras na cidade de New York, contate o também brasileiro Mauro por email, no mbispo@aol.com.

Nota: A revista e o colunista desta matéria estão apenas dando dicas de viagem. Todas as transações de sua viagem são de sua inteira responsabilidade.

Boa viagem!

Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *