30 / 03 / 12

Inovações, competência e prosperidade

Foto: Internet

Vim a Concórdia (SC) nestes dias para finalizar um trabalho e para visitar familiares. Amo muito esta terra e me alegra estar aqui.

E vi uma cidade em grande transformação. Em ebulição. É uma região de oportunidades a quem deseja trabalhar, e por isso, quero enfatizar alguns tópicos a esta gente, aos seus empresários e com destaque aos proprietários rurais.

Creio vivermos um tempo onde, mais que nunca, a competência com criatividade é o diferencial para levar o homem à prosperidade. Os tempos são de crises e incertezas, e é mister estar atento.

Quem vive na propriedade rural e dela tira seu sustento deve vê-la como uma empresa rural, e é primordial otimizar seus recursos humanos e seus recursos naturais e desenvolver potencialidades buscando que esta empresa rural lhe dê independência financeira.

Sempre recomendo que saiam da mesmice e da rotina tacanha, busquem alternativas viáveis e inovem em suas atividades cotidianas.

Diversifique e atualize-se continuamente, porque as mudanças tecnológicas são constantes. Estude o mercado e observe o que é propício produzir e que lhe garantirá boa margem de lucro. Inove, planeje, estude e trabalhe com afinco e determinação.

Entendo que as pequenas propriedades rurais do oeste catarinense (módulos de até dez hectares) estão muito subvalorizadas, porque os proprietários não estão conseguindo renda suficiente para viver com dignidade e conforto. Então, muitos acabam se desiludindo com a atividade, cansam-se da rotina extenuante e da falta de perspectivas futuras e vendem a propriedade para passar a viver na cidade mais próxima, com remuneração muito aquém do que efetivamente necessita.

Presencio isso há muitos anos e sei que os órgãos públicos tentam ajudar, mas a burocracia e a brutal incompetência de nossos políticos são assombrosas.

Elencarei alguns negócios para você, que é proprietário rural, você, que deseja fazer algo diferente e que precisa ganhar mais dinheiro, e deseja permanecer na atividade agropecuária. É a visão de um jovem de 63 anos.

Produção de hortaliças, moranguinho, queijos, coalhadas, nata, iogurte, salame, linguiças, uvas, vinho, mel, mandioca, melancia, melão, frutas cítricas, kiwi, lichia, palmito, mudas florestais e frutíferas, maçã, pera, abacate, peixes, ovinos, caprinos, suínos, produção de qualquer coisa que você possa fazer bem feito e com prazer de trabalhar/produzir.

Considero necessária a diversificação nas propriedades rurais, mas tudo precisa ser feito com cuidadoso planejamento. Recorra aos órgãos públicos, principalmente a secretaria de agricultura de seu município, chacoalhe o seu vereador, o seu prefeito, o seu deputado, o seu político de preferência, porque todos eles estão aí para servi-lo, nada mais que isso! Incomode-os, se preciso for!

Pense em produtividade, em visão de longo prazo, com atividades planejadas em relação à rotação de culturas/estação do ano, questões climáticas e em relação aos resultados pretendidos.

Informe-se bem e esteja seguro da viabilidade de seu novo negócio, antes de qualquer investimento. Lembre-se, cada negócio é um negócio por isso, registre dados, compare seus resultados, analise-os e veja se vale a pena prosseguir ou não.

Estabeleça desafios junto a sua família e a sua equipe de trabalho, e recompense-os adequadamente, pensando sempre que todos devem ganhar. Estabeleça parcerias com fornecedores e clientes e elimine todos os prejuízos que não quer ter.

Estude e permita que todos os seus pares estudem, e dê-lhes oportunidades de avançar e progredir, abrindo espaço para a realização profissional de todos.

Atue com assiduidade na comunidade, nas associações, na Igreja, seja participativo e faça tudo com entusiasmo.

E tenha humildade e reconheça que você é quem planta, mas é Deus quem faz crescer! Reconheça que você é apenas pó sem Ele, mas Ele quer você um grande vencedor!

Com carinho,
João Antonio Pagliosa

João Antonio Pagliosa - Curitiba/PR

João Antonio Pagliosa é engenheiro agrônomo de Santa Catarina formado pela UFRJ, e especialista em Reflorestamento, Serviços Topográficos, Avaliações e Peritagens em temas agropecuários e florestais, Nutrição Animal, Armazenagem de grãos e Fabricação de rações, Palestras Técnicas e Motivacionais, Avicultura e Suinocultura. Atualmente é corretor de imóveis da Imobiliária Galvão e escritor com diversos artigos publicados em jornais do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *