27 / 03 / 12

Novidades de Salvador

Fotos: divulgação

Paula Fernandes lidera a lista dos mais vendidos de 2011

No início desta semana, a ABPD (Associação Brasileira dos Produtores de Discos) divulgou os números que comprovam o crescimento das vendas de CDs e DVDs no Brasil e os títulos mais vendidos do país. Na lista dos CD´s, a cantora Paula Fernandes está em segundo e terceiro lugar com os CD´s “Paula Fernandes – Ao Vivo” e “Pássaro de Fogo”. Na relação dos DVDs Paula lidera a lista. Segundo José Eboli, presidente da Universal Music, gravadora da cantora, “Sem a Paula, o crescimento não seria relevante”. Os números divulgados mostram que a venda de unidades no mercado físico se manteve praticamente estável, crescendo apenas 0,07% em relação a 2010, mas o faturamento com a venda desses produtos cresceu 7,6% nos últimos dois anos. Desde o lançamento do seu CD e DVD ao vivo, Paula Fernandes tornou-se um fenômeno de vendas e seus números ultrapassam a marca de 1 milhão e 500 mil cópias vendidas.

Brown comanda festa na Praia do Forte no Sábado de Aleluia

Quem deseja aproveitar o feriado da Semana Santa para se divertir já pode começar a se programar para uma incrível festa no Litoral Norte. Sob o comando do mestre Carlinhos Brown e o molejo da banda Samba d`Ju, o Aleluia do Forte, acontece dia 7 de abril, na antiga pista de pouso da Praia do Forte, a partir das 21h. Conhecido por sua alegria e irreverência, Brown promete agitar o público com hits de sucesso como: “Toneladas de Desejo”, “Água Mineral” “Margarida Perfumada” e seu mais novo sucesso, “Tantinho”. São composições embaladas pela força percussiva do artista e que transmitem a energia local, músicas que não saem da memória e estão na boca do povo baiano. O evento contará ainda com o show de abertura da banda Samba D`Ju. O samba carregado de diferentes influências musicais mescla a tradição do samba de roda com o melhor da música contemporânea, levando ao público um repertório dançante, melódico e gingado.

Margareth Menezes grava participação no primeiro CD das Ganhadeiras de Itapuã

Margareth Menezes foi convidada pelas Ganhadeiras de Itapuã para gravar uma faixa no primeiro disco do grupo. A cantora já começou a ensaiar o ijexá Festa na Aldeia. O novo CD, que leva o nome do próprio conjunto, será gravado entre os dias 17 e 30 de abril no Coaxo do Sapo, estúdio do cantor Guilherme Arantes. Além da música que divide com Margareth, o grupo soteropolitano — formado por lavadeiras, donas de casa, baianas de acarajé, músicos, professores, adolescentes e até crianças — grava ainda outras 12 faixas, incluindo sambas de roda, cantigas e cirandas. Canções como O Mar, de Dorival Caymmi, e Conto de Areia, famosa na voz de Clara Nunes, também foram confirmadas. O disco sairá até o final deste ano, de forma independente, com direção de Alê Siqueira e produção de Amadeu Alves. O evento de lançamento será batizado de Kwará, nome indígena que faz referência ao sol. É daí que vem a expressão popular “quarar a roupa”, prática comum nas margens da Lagoa do Abaeté, cartão postal de Itapuã.

Concerto da OSBA homenageia aniversário de Salvador

No dia em que completa 463 anos, Salvador também comemora o aniversário de duas de suas mais importantes instituições culturais, a Orquestra Sinfônica da Bahia, que fará 30 anos em setembro e o Teatro Castro Alves, que celebra neste mês 45 anos de inaugurado. Para marcar este dia, a OSBA abre sua temporada de 2012 com um concerto dia 29 de março, quinta-feira, às 20 horas, na Sala Principal do Teatro Castro Alves. A apresentação terá a regência do maestro Carlos Prazeres e a participação do pianista Jean Louis Steuermann, um dos principais pianistas brasileiros da atualidade. Os ingressos custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia) e já estão à venda.

Nasce o primeiro neto de Rick Sollo

Nasceu na manhã desta segunda-feira (26), em São Paulo, o primeiro neto de Rick Sollo. O primeiro filho de Mônica (26 anos) nasceu na maternidade Pro Matre pesando quase 3,5 kg. Rick Sollo, que estava em Indaial/SC cumprindo compromissos profissionais, pegou o primeiro voo para São Paulo, abençoou a filha e aproveitou para fazer a primeira foto com Mateus nos braços.

Seu Maxixe vai comandar o aniversário da cidade de Luís Eduardo Magalhães

O município de Luís Eduardo Magalhães, que fica no interior da Bahia, completa essa semana 12 anos e quem vai fazer a festa na cidade é a banda Seu Maxixe. O aniversário é no dia 30 de março (sábado) e o show do Seu Maxixe será na noite de sexta-feira, dia 29, e promete levar para o público os maiores sucessos do sertanejo, além de grandes clássicos que marcaram época. Por lá também, a banda aproveita para apresentar sua nova música de trabalho, Gandaia, que já está tocando nas rádios pela Bahia e promete ser uma grande surpresa para esse São João!

Claudia Leitte comanda hoje trio elétrico em São Paulo e lança nova música

Neste domingo, em Estância Alto da Serra (SP), em seu primeiro show após o Carnaval de Salvador e dias de férias no exterior, Claudia irá presentear os fãs com sua nova música, Bem Vindo Amor. A cantora acaba de chegar ao espaço de shows e está em seu camarim no trio elétrico, onde irá conceder em alguns minutos entrevista à imprensa.

“Estou chegando, Estância! Mais uma noite de show! Mais uma noite de farra e de beijo. Vamos nessa?”, escreveu há pouco no Twitter. A canção foi lançada na última semana nas rádios do Rio, São Paulo e Salvador, e hoje será a primeira vez que Claudia irá interpretar em público sua nova música de trabalho, que será faixa de seu DVD, gravado em dezembro do ano passado. A canção “Bem Vindo Amor” foi composta há sete anos por Claudia para Marcio Pedreira, seu marido e empresário. “A história dessa música é real, é um prenúncio. O amor existe e é possível para qualquer um”, diz Claudia, que celebra tanto profissionalmente, quanto em família, a realização. Como mãe, Claudia espera a irmãzinha ou o irmãozinho de Davi. Como cantora, está prestes a dar vida ao seu novo DVD, que deverá ser lançado no Dia das Mães.

Peixe lança a música “Eu juro” com a participação da dupla sertaneja Jorge & Mateus

Cheio de projetos pós Carnaval, o cantor Alexandre Peixe começa o ano de 2012 com lançamento da sua nova música de trabalho “Eu juro”, uma composição em dobradinha com Beto Garrido, e que contou com participação especial dos amigos Jorge e Mateus. A canção que fala de amor é um grande presente para os fãs de Peixe e da dupla sertaneja. A música foi gravada em São Paulo, no estúdio Vip, de Dudu Borges, e contou com um clipe gravado em Salvador (BA), com uma verdadeira mistura de axé e sertanejo.“A música nos proporciona momentos incríveis como a oportunidade de participar, e também de contar com grandes amigos em diferentes trabalhos, levando alegria ao público por todo país. Isso é muito gratificante”, declarou o cantor. Pioneiro nas parcerias com duplas sertanejas, Alexandre Peixe, que já participou do DVD de Jorge & Mateus e da dupla Maria Cecília & Rodolfo, também tem canções gravadas por Michel Teló, Cesar Menotti e Fabiano e a dupla Bruno & Marrone.

Inscrições abertas para XI Bienal do Recôncavo

Centro Cultural Dannemann

Centro Cultural Dannemann

As inscrições para XI Bienal do Recôncavo, um dos mais importantes eventos de artes visuais do Norte/Nordeste do país,  estão abertas até o dia 30 de abril e podem ser efetuadas pelos Correios, na Escola de Belas Artes da UFBA, em Salvador, no CUCA-Centro Universitário de Cultura e Arte, em Feira de Santana e na própria sede da Bienal, no Centro Cultural Dannemann, em São Félix. Única Bienal com 22 anos de continuidade no Norte/Nordeste, a XI Bienal do Recôncavo recebe obras inéditas de artistas brasileiros ou estrangeiros, nas modalidades de artes gráficas, desenho, escultura, fotografia, grafite, gravura, instalação, novas experiências, objeto,performance, pintura,  tapeçaria e vídeo arte. O grande prêmio é um curso de especialização na Europa, na área de trabalho do artista premiado. Para estimular a produção artística no Recôncavo, há também uma premiação destinada exclusivamente aos artistas da região. Através de uma parceria firmada em 2008 com o Instituto Sacatar, é oferecida  ainda uma residência artística na Ilha de Itaparica, além de cinco prêmios de aquisição e menções especiais.Todas as informações sobre a XI Bienal do Recôncavo podem se acessadas no site  www.centroculturaldannemann.com.br, onde estão disponíveis também as fichas de inscrição,que devem ser anexadas a um projeto contendo o currículo artístico do candidato e fotografias das obras, já que os trabalhos não são aceitos no ato da inscrição.

Festa dançante acontece no Bahia Café Hall na Quinta Santa

Pagode, Black Semba, sertanejo e samba, música para todos os gostos em uma só festa. Essa é a proposta da Quinta Santa, que acontece dia 05 de abril, véspera do feriado da semana santa, no Bahia CaféHall, a partir das 21h. As atrações convidadas para comandarem a festa são abanda Parangolé, o cantor Magary, as bandas Seu Maxixe e Samba Comunidade. A mistura de ritmos garante propiciar um ambiente bem animado e dançante. Sob o suingue do Parangolé, Léo Santana avisa que vai colocar todo mundo para sacudir. Também apostando no repertório dançante, o cantor revelação do ano, Magary Lord, toca seu Black Semba para agitar o público. E para quem prefere dançar juntinho o evento conta ainda com a presença do sertanejo pop da banda Seu Maxixe.

Shopping Barra recebe exposição com fotos de Salvador

No dia 29 de março, a cidade do Salvador completa 463 anos e para comemorar essa data tão        importante para os soteropolitanos, o Shopping Barra recebe, em parceria com a Revista Metro Quadrado, a exposição “Salvador pela óptica do mercado imobiliário”, que fica no piso L1 Leste até o dia 30 de  março. É o passado, o presente e o futuro em um só lugar.   A mostra é um retrato dos diversos períodos que envolveram a construção civil e a arquitetura no        Estado. O arquiteto Antonio Caramelo e o historiador Chico Senna, renomados profissionais reconhecidos e premiados nacional e internacionalmente, são os curadores da exposição. Para Antonio Caramelo, ”a boa arquitetura deve refletir o momento cultural, tecnológico e        socioeconômico de um povo, daí só ser verdadeira quando se apresenta renovada e fiel a essa evolução.” No total, são 45 fotos de endereços tradicionais da cidade, como os edifícios Palace Hotel (1934), o  primeiro hotel de luxo da Bahia; o Condomínio Edifício Oceania (1943) – primeiro edifício de apartamentos condominial da cidade  com uso misto (moradia, comércio e serviço), sendo concebido para abrigar um cassino que, antes de ser inaugurado, foi        convertido em cine-teatro; edifício SULACAP (1946), construído  inicialmente para ser um hotel, sendo transformado em ponto comercial ainda durante as obras. O Hotel da Bahia (1952), que trouxe a modernidade para o Estado e que possui uma curiosidade bastante peculiar: durante a pintura da fachada foram utilizadas 800 dúzias de ovos à têmpera, são alguns dos exemplos das fotos  que podem ser vistas na exposição. Pioneiro no desenvolvimento do bairro da Pituba, o Condomínio Parque Júlio César (1965) foi o primeiro e maior conjunto de torres residenciais construído ao mesmo tempo. O tradicional Edifício Fundação Politécnica, localizado na Avenida Sete de Setembro, foi construído na década de 1970 e sua escada rolante foi a segunda do Estado. Outro ponto comercial bastante conhecido em Salvador é o Centro Comercial Orixás Center (1973) – o primeiro Shopping Center de Salvador e o mais expressivo empreendimento imobiliário integrado do seu tempo, com 290 unidades habitacionais. Segundo Caramelo, Salvador tem se modernizado com diferentes expressões arquitetônicas e a mostra “Salvador pela óptica do mercado imobiliário” é uma reflexão sobre o que se vive hoje, e principalmente, uma provocação do que teremos para o futuro. A exposição traz ainda empreendimentos mais modernos, datados do século XXI, como o imponente moderno complexo Salvador Trade Center (2001), conhecido como Torres Gêmeas, que marcou o segmento comercial; a Mansão Morada dos Cardeais (2006), localizada no terreno do antigo Palácio Arquiepiscopal, antiga residência dos cardeais primazes do Brasil; e o Edifício Terrazo Imperiali (2009), empreendimento de alto luxo que figura entre os edifícios mais altos da Bahia, com 125 metros de altura. A exposição “Salvador pela óptica do mercado imobiliário” está aberta ao público durante o horário de funcionamento do Shopping Barra, no piso L1 Leste, até o dia 30 de março.

Novo show de Carla Visi vai explorar a diversidade musical brasileira

Música Mestiça Brasileira. Foi assim que Carla Visi batizou esse movimento cultural que explora a diversidade rítmica brasileira, explorando uma infinidade de estilos musicais nascidos e tocados no país. “Toda Música Brasileira é Mestiça e por isso extremamente bela e rica, pois beleza e riqueza encontramos justamente na diversidade. Quero valorizar essa mistura e a base afro-brasileira na condução desse projeto”, afirma Carla. Esse panorama cultural vai ser apresentado entre os dias 18 e 22 de abril, sempre às 20 horas, na CAIXA Cultural Salvador, no Centro da cidade. Vale o destaque: o ingresso para as apresentações será trocado (sempre às 14h do dia da apresentação) por 1 kg de alimentos não perecíveis. O projeto do show Encanto Mestiço conta com o patrocínio da CAIXA Cultural e produção local da Guaxe Produções.

Los Catedrásticos abrem Festival de Humor da Bahia

O grupo Los Catedrásticos abre a primeira edição do Festival de Humor da Bahia (Fhubá), que acontece neste final de semana. Depois de uma primeira temporada de sucesso, a nova montagem do Los Catedrásticos, Nova Mente, será apresentada no Festival de Humor da Bahia (Fhubá) no dia 31 de março, sábado, às 21h. A peça, dirigida por Paulo Dourado, abre o festival com a interpretação bem humorada em forma de recital de 20 a 30 músicas de axé, pagode, funk, arrocha, além de homenagens especiais a artistas da música baiana e brasileira. No elenco estão atores Jackson Costa, Maria Menezes e Ricardo Bittencourt e, substituindo Cyria Coentro, que estará fora da cidade para a gravação de um filme, a atriz Aicha Marques. Juntos, eles garantem boas risadas e muita originalidade. Os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro e custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada).

Estreia do VoaDois no Axé Brasil Extra 2012

A banda VoaDois começou o ano cheio de novidades e uma dela é a estreia do grupo no 14º Axé Brasil Extra, que acontece em Minas Gerais e é considerado o maior evento de axé do Brasil, depois do Carnaval. Ao comando da cantora Katê, o grupo se prepara para incendiar o Mega Space, no dia 14 de Abril, com muita música e animação. O VoaDois vai tocar no palco Novo som de Salvador, espaço criado para as novas extrelas do axé baiano. Também se apresentam nesse espaço as bandas Chica Fé, 5% e Negra Cor.

Ensaios Axé Brasil 2012-Nesta quinta-feira (29) a banda VoaDois faz aquecimento para o maior festival de axé do país, e participa dos ensaios do Axé Brasil 2012, no Porcão, em Belo Horizonte (MG), com a participação super especial da cantora Aline Rosa, da banda Cheiro de Amor.

A banda Bokinha da Garrafa recebe Saiddy Bamba

Famoso pelas suas quartas “estouradas”, o Galo de Diumbanda tem movimentado o bairro e promovido à alegria e muita festa para a comunidade. Responsável pela nova roupagem da Bokinha da Garrafa, Diumbanda, vocalista da banda, promove encontros super agitados e animados, para completar a diversão da galera. Nessa quarta-feira (28), no repertório da Bokinha não vai faltar rebolado e muitos sucessos, como: “Viado Cidadão”, “Desce Mainha”, “Rodopiou” e o inesquecível hit da banda “Na Bokinha da Garrafa”. A grande surpresa da noite será a presença do cantor Alex Max, da banda Saiddy Bamba, que dividirá o palco do maior evento do ‘Pela City’, com Diumbanda. Isso mesmo! Os donos do sucesso “Sim Sim Sim, Não Não Não”, umas das músicas mais executadas do carnaval 2012, fará um show especial para a galera do ‘Pela City’ e convidados no Galo de Diumbanda.

Yin Yee Carneiro - Salvador/BA

Sociedade & EventosFormada em Letras e Jornalismo. Fez cursos de TV e Cinema, Teatro, Dança e Canto. Nascida em Salvador, filha do famoso fotógrafo chinês e uma cearense com descendência européia. Estreou com pé direito no colunismo social baiano em 2003. Exerceu as atividades de assessora parlamentar na Câmara de Salvador, apresentadora na TV Salvador/ Rede Bahia/ Afiliada a Globo, produtora TV Aratu/ SBT. Realizou com grande êxito a assessoria de grandes empresas, a exemplo: Studio Sun Sun, Folic, Arezzo, Hotel Blue Tree Premium (Reveillon Ball Masqué), workshop do ator Marcos Wainberg em Salvador, Filme Maracangalha, Eu Vou!. Mentora da Revista Sun Sun Flash (que a deu visibilidade nacional) em homenagem ao seu pai, o renomado fotógrafo Sun Sun e editora do badalado site baiano www.sunsun.com.br conhecido nacionalmente através do seu trabalho com o seu pai, o consagrado fotógrafo Sun Sun (um dos pioneiros na fotografia social da Bahia). Os dois são conhecidos como a famosa Dupla Dinâmica da Bahia. Ganhou os Prêmios: "Mulheres em Evidência by Isabelle Accioly" (Maceió, AL), "Amigos do Planeta" (Blumenau, SC) ,"Imprensa Nacional de Destaque" (Blumenau, SC) e "Top 10" (Itapema, SC). Tem citação do seu nome no livro nacional e internacional " 12 Feridas Ambientais do Planeta" Assina colunas sociais de veículos de outros Estados representando a Bahia. Redes sociais: Fan Page no Facebook: Yin yee Carneiro, Instagram oficial: @yinyeecarneiro, Tik Tok: @yinyeecarneirooficial E-mail: yinyee.carneiro@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *