22 / 05 / 12

Anemia

Foto: Internet

Hoje vou escrever aqui algumas dicas para quem tem anemia. Algo que nos parece tão simples, mas muitas vezes tão difícil de tratar e curar!

Seguem alguns alimentos ricos em ferro:

Fontes de nutrientes (ferro): Encontrado em todas as folhas verdes, melado de cana, rapadura, caldo de cana e jenipapo, cenoura, beterraba, abóbora (contém o mesmo teor de ferro que o feijão, com a vantagem de ser mais facilmente absorvido). Nas leguminosas em geral (feijão, lentilha, grão de bico, inhame etc.) encontramos o ferro, porém estas não devem ser vistas como solução, porque causam fermentação, complicando o quadro digestivo.

Esses alimentos possuem um tipo de ferro que o organismo precisa da força da vitamina C para absorver!

Campeões de ferro: fígado bovino ou galinha, e vísceras e carne bovina em geral!

Vitamina B12: Está nos ovos caipiras, derivados do leite (coalhada, iogurte e queijos brancos), levedura de cerveja, confrei, e pode ser produzida no intestino se este estiver limpo e equilibrado.

Vitamina B15: Encontrada principalmente nas folhas verdes.

Ácido fólico: Presente nas folhas verdes e também no repolho.

A deficiência do ferro e da vitamina B12 provoca um tipo de anemia bem caracterizado.

Atenção: Cuidado com os complementos alimentares como farelo, germe de trigo etc., que roubam o ferro e o cálcio.

Mais dicas:

Ingerir salada crua com bastante folhas verdes, temperadas com limão (porque o ferro é melhor absorvido em meio ácido, como a vitamina C).

Comer gema de ovo (caipira) cozida, dia sim, dia não, mas, dependendo do caso, tiram-se ou acrescentam-se mais ovos.

Tomar suco de couve, adoçado com melado de cana, acrescido de gotas de limão, em jejum e mais duas vezes ao dia – no desjejum ou jantar, comer jenipapo acrescido de melado e limão.

Pós almoço e jantar, tomar um suco rico em vitamina C, ou ingerir a própria fruta (laranja, limão, acerola, goiaba, morango).

Saudações nutritivas,
Joelma Marinho

Joelma Marinho - Maceió/AL

CRN - 6 3044. Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Especialista em Obesidade e emagrecimento pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), no Rio de Janeiro. Especialista em Controle e qualidade de alimentos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualização em Nutrição Aplicada à Atividade Física. Nutricionista da Estação Vida e Saúde. Nutricionista da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *