02 / 05 / 12

O poder das vitaminas

Imagem: Internet

Falaremos hoje do poder de algumas vitaminas, nutrientes que são importantes para a saúde do nosso corpo.

Vitamina B1
Ajuda na absorção dos carboidratos, melhora a coordenação dos músculos e está presente nos sistemas nervoso e cardíaco. Também é importante para o crescimento.

Alimentos fontes: coração, fígado, rins, legumes, gérmen de trigo, levedo de cerveja, cereais integrais, nozes.

Vitamina B2
Ajuda na prevenção das doenças nos olhos e mantém pele e tecidos saudáveis. Está presente na decomposição dos alimentos.

Alimentos fontes: ovos, leite, levedo de cerveja, verduras, cereais integrais, fígado, gérmen de trigo.

Vitamina B3
Apresenta ação vasodilatadora e previne dores de cabeça, especialmente a enxaqueca. Age na liberação da energia de carboidratos, gorduras e proteínas. Ajuda na proteção de fígado, pele, tecidos e processo digestivo. Quando se há deficiência, está associada à pelagra – doença que provoca inflamações na pele, na língua, disfunção intestinal, perturbações mentais.

Alimentos fontes: carnes magras, miúdos, aves, peixes, leite, ovos, arroz integral, semente de abóbora, abacate, castanha de caju, amendoim e grãos integrais.

Saudações nutritivas,
Joelma Marinho

Joelma Marinho - Maceió/AL

CRN - 6 3044. Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Especialista em Obesidade e emagrecimento pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), no Rio de Janeiro. Especialista em Controle e qualidade de alimentos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualização em Nutrição Aplicada à Atividade Física. Nutricionista da Estação Vida e Saúde. Nutricionista da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *