01 / 10 / 12

2º FESTIVAL DE TURISMO DE JOÃO PESSOA – PARAÍBA

2º FESTIVAL DE TURISMO DE JOÃO PESSOA – PARAÍBA
Com 211 km de muita beleza e história, João Pessoa vem sendo destino certo para quem busca ao mesmo tempo tranqüilidade e agitação na medida certa. Dona do título de segunda cidade mais arborizada do mundo, a capital de 422 anos oferece um cardápio variado de pontos turísticos encantadores como a Praia do Jacaré, famosa pelo belo pôr-do-sol que pode ser apreciado todas as tardes ao som do Bolero de Ravel, e a Ponta do Seixas, conhecida como ponto mais oriental das Américas, cantinho brasileiro onde o sol desponta primeiro. Um clima agradável, em torno de 29 graus, e uma orla diferente da outras capitais, por não apresentar arranha-céu, João Pessoa de destaca também pelo artesanato.
 
Clique na imagem pra ser ampliada
 
O Mercado de Artesanato da Paraíba, com 128 lojas, é um dos lugares na cidade que leva aos turistas opções da arte produzida em todo o Estado. Terra de gente acolhedora, a capital paraibana possui também uma cultura riquíssima, com um centro histórico repleto de construções arquitetônicas, como o Complexo de São Francisco, construído por franciscanos em 1589, quatro anos depois da criação da cidade, e onde arte barroca e arte sacra podem ser apreciadas de perto. A culinária pessoense também merece destaque. São vários restaurantes que oferecem desde a cultura regional a pratos que agradam os paladares mais requintados. Mas quando o assunto é badalação, as melhores opções são os diversos bares e boates que reúnem muita gente bonita e alegre, com músicas para todos os gostos.
 
Clique na imagem pra ser ampliada
 
Com toda essa gama de atrativos vai ser difícil recusar ao seu descanso umas férias na irresistível João Pessoa. E é neste cenário que aconteceu o 2º Festival do Turismo de João Pessoa, que inaugurou uma nova era no turismo de eventos e na economia na Paraíba. Primeiro evento no novo Centro de Convenções, o festival terminou neste último sábado, 29 de setembro e marcou a abertura do equipamento para o mercado. Localizado às margens da Rodovia PB-008, área de acesso às praias do Litoral Sul, o empreendimento é a maior e mais importante obra de infraestrutura turística empreendida no Estado.
 
Projetado em um terreno de 342.000 m², numa reserva legal, com área construída equivalente à de 26 campos de futebol, o centro de convenções recebeu investimentos de mais de R$ 100 milhões e torna a Paraíba muito competitiva no mercado de eventos. Focado na divulgação do turismo e na geração de negócios, o Festival do Turismo de João Pessoa reuniu destinos, governos, empresas, acadêmicos e profissionais atuantes na grande cadeia produtiva do turismo nacional e internacional, além do público em geral. Nesta edição, uma ampla programação congregou e capacitou a mais de 500 agentes de viagens do Nordeste através de Workshop técnico e eventos culturais, sociais e de lazer; qualificou acadêmicos e profissionais nos Fórum Acadêmico e Fórum Profissional e ainda aproximou o público em geral de destinos, hotéis, serviços e atrações incentivando o consumo no setor. Mais de 100 expositores divulgaram seus destinos; empreendimentos hoteleiros, de alimentação, compras e lazer; serviços diversos com uma diversidade de opções para atender aos mais diferentes perfis de viajantes e suas necessidades e expectativas em viagens de lazer, eventos, saúde ou negócios.
 
O evento também fortaleceu a divulgação da Paraíba enquanto destino, especialmente através da presença de operadoras de turismo nacionais e internacionais e da imprensa convidada que trouxe a cidade dezenas de jornalistas de veículos de comunicação especializados em turismo de diversos Estados do Brasil e de países da América Latina para a cobertura jornalística do festival. Na sexta tivemos a oportunidade de assistir o espetáculo “Noite Paraibana” com a banda Clã Brasil (Forró), e no sábado a noite a Festa “Noite Pernambucana” com o Galo da Madrugada (Frevo). Alguns agentes e operadores convidados e imprensa ainda fazem passeio de barco (Catamarã) Areia Vermelha ou Picãozinho e Passeio de bugue. Enfim, assim como a Paraíba se fortalece para receber eventos e turistas, o Festival do Turismo de João Pessoa se consolida como o grande encontro profissional e de negócios do turismo na região Nordeste. É mais um Estado que acorda para as nossas potencialidades turísticas. A indústria mais limpa e produtiva do mundo. Parabéns João Pessoa.
 
Clique na imagem pra ser ampliada
 
Na manhã de sábado eu e o jornalista e fotógrafo Antonio Salani, fomos fazer o passeio nas piscinas naturais de Picãozinho, imperdível, a convite do amigo, confrade e irmão Fernandes do Catamarã 100% Lazer. Fomos recebidos pelo Capitão José Carlos Jardim e sua esposa Suzy Jardim, do Catamarã “A Ilha”, que recebe até 200 pessoas. Destino: Às Piscinas Naturais de Picãozinho, arrecife de corais, com aproximadamente o tamanho de um campo de futebol, localizado a um km da costa na praia de Tambaú, nas marés baixas formam um verdadeiro aquário marinho com piscinas de águas mornas e cristalinas, onde podemos alimentar e mergulhar com os peixinhos coloridos, bom também para mergulhadores, com piscinas que variam de um a três metros de profundidade. 
 
Clique na imagem apara ampliá-la
 
Já a embarcação 100% Lazer, é um catamarã para 100 passageiros tem serviço de bar, som WC, 1 andar e equipamento para mergulho (máscara e snorkel) o passeio dura em média duas horas e meia e a travessia é de 15 minutos. Tudo isto a menos de dois quilômetros da costa. É sem dúvidas um dos passeios náuticos mais apreciados da região, atrai adultos e crianças que se revezam nos deliciosos mergulhos em meio a peixes coloridos. O custo é de 25 reais de transporte. O fotógrafo cobra 30 reais por fotos fantásticas embaixo da água junto com peixinhos. E os barcos alugam os equipamentos de mergulho por 10 reais.
 
Este jornalista, a convite, está hospedado no magnífico Hotel Imperial, na Praia de Tambaú. Um espetáculo !
 
Infelizmente o que é muito bom dura pouco. Nos despedimos calorozamente de João Pessoa depois de um dia espetacular que começou nas Piscinas Naturais de Picãozinho, cujos catamarãs você pega em frente ao Hotel Imperial, onde eu estava, que diga-se de passagem, uma ótima indicação. Um hotel quatro estrelas, mas ali o que conta mesmo é o ótimo atendimento, e neste quesito eles tiram nota 10. Logo a seguir, eu e o jornalista e grande amigo Antonio Salani, Hugo Cassel e esposa, ciceroneados pelo presidente da Abrajet da Paraíba, Rogério Almeida, que nos proporcionou um grande city tour que começou no marco Zero da Transamazônica e só terminou num dos mais fantásticos por do sol na Praia de Jacaré em Cabedelo, ao lado de João Pessoa. Na próxima oportunidade quero ficar ainda mais tempo para poder retratar as belezas deste magnífico Estado.
 
Clique na imagem pra ser ampliada
 
O Bar do Jacaré fica lotado. Turistas de todos os cantos do mundo vem curtir este espetáculo. Quando o sol começa se por o “Jurandir do Sax” sobe numa canoa e com seu sax começa a tocar o “Bolero de Ravel”, diante do silêncio de todos e o espetáculo do astro rei, que demoradamente vai de despedindo de mais um dia. Ao final aplausos efusivos e emocionados de todos. Fiquei satisfeito de ver tanta gente que se importa e se emociona com tamanho espetáculo. Mas não para por aí. Quando chega às 18 horas é a vez da belíssima e competente violinista Belle Soares tocar “Ave Maria”. Todas as luzes de apagam, pois esta hora por lá já é noite. Mais emoções e aplausos de todos. Tem gente que chega as lágrimas. O lugar é uma delícia e no lado de fora, existe uma alameda, a mais bem organizada e bonita que vi, à beira-rio.
 
Tem de tudo. De roupas de algodão colorido naturalmente, passando por artezanatos locais, castanhas, cachaças, enfim, de tudo que toda e qualquer mulher adora e enche os olhos e bolsas. De lá seguimos direto para o Centro de Eventos para o encerramento da feira, que terminou com o grande espetáculo pernambucano promovido pelo “Galo da Madrugada”. Portanto não terminou, a festa estava só começando. Alegria geral e o carnaval nordestino, começou fora de época, o que não é nenhuma novidade por essas bandas onde o forró da o tom. Acompanhados do Rogerio Almeida, nos despedimos da Simone Farret, da Classe A Operadora (Bruno e Breno) da nova amiga a Vice Consul americana Catherine Fischer, da Brocker Turismo e Hotel Laguetto, e dos demais amigos da Abrajet, enfim, nos despedimos da feira e seguimos para o Marítimo, um dos melhores, se não o melhor restaurante de João Pessoa. Um excelente bacalhau em postas foi o meu prato. De lamber os dedos.
 
De volta ao hotel, fazer as malas e encarar nossa triste malha aérea até Floripa. Vale registrar que daqui a Lisboa é apenas seis horas de viagem. Daqui até Floripa vou perder literalmente mais de sete horas de viagem. Até breve João Pessoa, que lembra muito Florianópolis, que num futuro quem sabe, eu possa até trocar de cidade. João Pessoa é Florianópolis antigamente, só que aqui, pra nós, do Sul, é verão o ano todo, cuja temperatura não passou dos 30 graus e dizem que no verão no máximo chega a 35 graus. Mas aqui sempre tem um vento delicioso. No inverno, pasmem, a mínima é 22 graus. Quer coisa melhor? Coisas para se pensar. Sinceros agradecimentos as jornalistas Ana Lustosa da PBTUR e Ana Neves da SETUR que nos receberam e fizeram as honras da casa.
 
Para ver a maioria das fotos confira aqui: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10151080135738807.434684.647003806&type=3.

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *