05 / 12 / 12

ROTA DA AMIZADE 2013

ROTA DA AMIZADE 2013
Segundo o presidente da Rota da Amizade Convention & Visitors Bureau, Wilson Luiz de Macedo, “Os consumidores estão cada vez mais informados. Querem viver mais emoções a cada passeio. Não permitem mais a falta de cuidado para os detalhes. Encantam-se cada vez mais quando são surpreendidos além do planejado. A internet é a ferramenta com maior efetividade para este segmento econômico. O mercado interno continua em franca ascensão. Externamente, o Brasil é a “bola da vez” no turismo e na economia. Portanto, não há mais como ignorar o que acontece no mercado. Todos temos de nos atualizar e responder ao mercado de forma muito mais efetiva. Empresários a sua parte e aos governos, muito mais infraestrutura, qualificação e promoção, com critérios políticos, somente. Se isto for feito em 2013, teremos o melhor ano do turismo de todos os tempos. E assim por diante…”
 
Vale comentar que a Rota da Amizade iniciou suas atividades há 10 anos. Inicialmente, havia a intenção entre algumas cidades da região, da construção de um roteiro regional integrado. Eram 3 cidades ícones no turismo da região, Fraiburgo, Treze Tílias e Piratuba as indutoras do processo.
 
A certeza de que o caminho estava correto, confirmou-se no ano seguinte, 2003, quando o Presidente Lula criou o Ministério do Turismo e, o então ministro Walfrido dos Mares Guia, lançou o Programa de Regionalização do Turismo. Ratificando a isto, o governador Luiz Henrique da Silveira, criou a Secretaria da Organização do Lazer, hoje, Turismo, Cultura e Esporte.
 
Santa Catarina fiou fortalecida neste processo, porque houve o entendimento dos empresários sobre o assunto. Ali, deu-se o início ao entendimento que turismo é um segmento econômico.
Movimentando 52 setores da economia, o turismo deslanchou com organização por todo o Brasil e mais notoriamente em Santa Catarina, que, a partir de 2007 passou a ser o Estado em que o consumidor mais quer visitar.
A Rota da Amizade, no Vale do Contestado, também trabalhou tecnicamente para tornar-se referência no setor. Construiu, então, um projeto arrojado – APL de Turismo, através de parceria público-privada, com metodologia do Sebrae. Das parcerias, participaram a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, a Santur, o Sebrae, a Unoesc, através do curso de turismo e administração hoteleiras, o Senac, a ABIH-SC, as SDRs da região e as prefeituras municipais. Foram R$ 2,1 milhões investidos financeiramente, principalmente em qualificação, mais R$ 10,2 milhões investidos de forma econômica, infraestrutura, em 5 anos, de 2005 a 2009.
À época a Rota da Amizade, passou a ser um Convention & Visitors Bureau e passou a ser direcionada pela iniciativa privada da região.
 
Hoje, é destaque entre os Conventions & Visitors Bureuax de Santa Catarina, por sua organização. Foi decisiva para o desenvolvimento regional do turismo, regando a economia com recursos advindos de outras regiões do país e dos países vizinhos. Em seu início, 2002, eram menos de 500 mil turistas que visitavam a região. Hoje, bem estruturada e capacitada, recebe quase 800 mil turistas, representando 8% de todos que visitam Santa Catarina.
 
Destaca-se na hotelaria estadual por ter estrutura compatível. Piratuba, é a 10ª hotelaria do estado em número de leitos hoteleiros e a região comporta 5.000 turistas em sua hotelaria.
 
Os municípios de Fraiburgo, Videira, Treze Tílias, Joaçaba e Piratuba, têm sido decisivos para a implementação deste projeto arrojado e que está calcado na cultura. A cultura é a base para a eternização da atividade turística, por sua consistência e o entendimento de seus Prefeitos é louvável e contribui para o raciocínio claro de seu mestre maior, Luiz Henrique da Silveira.

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *