21 / 01 / 13

O som ao redor é eleito melhor filme em festival de Nova York

Fonte: Agência Pavio
Foto: Internet

Filme pernambucano vence terceira edição do 3º Prêmio Cinema Tropical

Cena do filme "O som ao redor", do diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho

Cena do filme “O som ao redor”, do diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho

O filme pernambucano O som ao redor, de Kleber Mendonça Filho, impressiona mais uma vez em sua carreira no circuito norte-americano. Depois de ser indicado entre os dez melhores do The New York Times e no Top 20 do Film Comment, do cinema Lincoln Center, o longa venceu como Melhor Filme o 3º Prêmio Cinema Tropical, dedicados a títulos da América Latina.

Concorriam na mesma categoria o brasileiro Heleno, de José Henrique Fonseca; o argentino O estudante, de Santiago Mitre; o mexicano Os últimos Cristeiros, de Matías Meyer; e o chileno Verão, de José Luis Torres. O som ao redor também era indicado a melhor diretor de ficção, conquistado por Matías Meyer, e melhor estreia, em que “O estudante” foi o eleito.

Em cartaz no Brasil em cerca de 20 salas em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte, Salvador, Maceió e Curitiba, o filme já foi visto por mais de 30 mil em duas semanas de exibição. Entra ainda em circuito nessa próxima sexta-feira em Brasília, Florianópolis e Porto Alegre.

O Som ao Redor, a estréia do cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho no longa metragem de ficção, teve seu lançamento mundial na mostra competitiva – Tiger Competition – do Festival Internacional de Cinema de Roterdã, onde conquistou o prêmio de melhor filme escolhido pela FIPRESCI (Federação Internacional dos Críticos de Cinema). Depois disso, o filme acumula prêmios nacionais (Melhor Filme na Mostra de São Paulo, Festival do Rio e Panorama Coisa de Cinema de Salvador, e Melhor Diretor, Melhor Filme do Público e Melhor Filme da Crítica em Gramado) e internacionais (Melhor Filme no CPH Pix – Dinamarca, Films from the South – Noruega, Cinema City – Sérvia e New Horizons – Polônia). O longa foi produzido pela CinemaScópio com incentivo do Ministério da Cultura  e Governo de Pernambuco – via Funcultura, e patrocínio da Petrobras.

AO REDOR DO MUNDO – O filme está fazendo uma impressionante carreira pela mundo. Foi exibido em importantes mostras como Locarno (Suíça), Sydney (Australia) Viennale (Áustria), BFI London Film Festival (Inglaterra), Vancouver (Canadá) e Havana (Cuba). Circulou em sessões por diversos países como Holanda, EUA, Dinamarca, Austrália, Nova Zelândia, Sérvia, Polônia, Suíça, Portugal, Lituânia, Inglaterra, Canadá, Índia e Áustria. Vai passar ainda por Espanha, França, Alemanha, Taiwan e Suécia. Por onde passou, impressionou crítica e público arrancando elogios de críticos renomados de publicações de peso como NY Times, Variety, Time Out, Hollywood Reporter, Art Forum e Film Comment.

 

Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *