04 / 02 / 13

FUNDADA REDE MUNDIAL DE CIDADES DE MAGALHÃES

FUNDADA EM SEVILLA, NA ESPANHA, A REDE MUNDIAL DE CIDADES DE MAGALHÃES 
Meu amigo Federico Sciurano, Prefeito de Ushuaia, fez um discurso vibrante e muito aplaudido no ato da fundação da Rede Mundial de Cidades de Magalhães. Sciurano estava acompanhado do Ministro de Turismo de la Nación, Carlos Meyer. A fundação aconteceu na cidade de Sevilla, já que o prefeito era convidado especial de Alcalde de Sevilla Juan Ignacio Zoido Álvares, junto com o Ministro de Turismo da Argentina. A fundação marcou o ponto de partida para a futura comemoração do Quinto Centenario da primeira volta ao mundo que aconteceu entre os anos de 1519 a 1522. No evento também estava presente meu querido amigo Daniel Leguizamón, Secretário de Turismo de Ushuaia. 

Federico Sciurano, Prefeito de Ushuaia

“Ushuaia é a capital das Malvinas e a porta da Antártida e estamos orgulhosos de estar hoje neste encontro. Necessitamos de uma nova geração que marque novos paradigmas superando os medos exatamente como fizeram a geração dos Magalhães, afirmou o Prefeito. “Para a cidade é muito importante formar parte desta Rede de Cidades, estamos orgulhosos desse reconhecimento e agradeço especialmente ao Ministro de Turismo Meyer e ao Prefeito de San Julián por incentivarem a presença de Ushuaia aqui hoje. “Vale a pena sempre honrarmos e recordarmos esses homens que fizeram história a exemplo de Fernando de Magalhães, que foi um navegador valente que superou crenças e medos de sua época, fazendo a primeira volta ao mundo descobrindo o Estreito que leva seu nome. São esses tipos de líderes que necessitamos e estou seguro que a Rede de Cidades de Magalhães sempre se lembrará dele em cada encontro que tenhamos.”
 
A Rede será integrada pelas cidades de Ushuaia, Sevilla, San Lúcar de Barraneda, Porvenir, Praia, Rio de Janeiro, Montevideo, Tenerife, Lisboa, Tidore, Oporto, Guetaría, Buenos Aires, Punta Arenas, Cebú, Guam, Tidore, Brunei, Sabrosa, San Gregorio, Puerto San Julián, Ciudad del Cabo e Vicenza. O primeiro objetivo é solicitar a UNESCO que a Rota de Magalhães seja catalogada como Patrimonio da Humanidade, podendo gerar a partir disto, ações conjuntas a fim de comemorar os 500 anos da primeira volta ao mundo que acontecerá entre 2019 e 2022, como também promover a importância cultural e turística de um feito tão importante para a humanidade. Os promotores do evento anunciaram o propósito de impulsionar diante da UNESCO a candidatura de da Rota de Magalhães como Patrimônio Mundial, com a consequente repercussão que deverá ter para as cidades integradas a rede. 

Clique na imagem para ampliá-la

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *