21 / 06 / 13

FERNANDO DE NORONHA – ESPLENDOR DA NATUREZA

 Clique na imagem para ampliá-la
Fernando de Noronha, mais um sonho realizado! De Pernambuco são 545 km sob o mar até o paraíso. Tipo 50 minutos de voo. Em sua maioria turistas de todos os cantos do mundo querendo conferir de perto se realmente a Ilha é tudo isso que dizem e, o melhor é que é. Ao se aproximar da Ilha você apenas escuta aquele coro: “NOOOOSSSA”, além dos aplausos. São muitos os roteiros e destinos na Ilha, que possui em torno de 3.600 habitantes entre locais e passantes, e 106 pousadas para todos os gostos e bolsos. A primeira dica é você preencher todas as papeladas na internet, imprimir o bloqueto e pagar R$ 46,60 multiplicado pelo nº de dias que vê ficará por aqui. Garanto que valerá cada centavo. Pra quem não sabe, Fernando de Noronha é um arquipélago pertencente ao estado brasileiro de Pernambuco, formado por 21 ilhas e ilhotas, ocupando uma área de 26 km², situado no Oceano Atlântico, a leste do estado do Rio Grande do Norte. Constitui um Distrito estadual de Pernambuco desde 1988, quando deixou de ser um território federal, cuja sigla era FN, e a capital era Vila dos Remédios. É gerida por um administrador-geral designado pelo Governo do Estado. A ilha principal tem 17 km² e fica a 545 km de Recife.
 
Clique na imagem para ampliá-la
Após uma campanha liderada pelo ambientalista gaúcho José Truda Palazzo Jr., em 1988 a maior parte do arquipélago foi declarada Parque Nacional, com cerca de 8 km², para a proteção das espécies endêmicas lá existentes e da área de concentração dos golfinhos rotadores (Stenella longirostris), que se reúnem diariamente na Baía dos Golfinhos – o lugar de observação mais regular da espécie em todo o planeta. O centro comercial em Noronha é Vila dos Remédios, mas não é considerada capital por ser a ilha um distrito estadual. O parque nacional é hoje administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Em agosto este paraíso completa apenas 510 anos e vai rolar esquenta, segundo minha amiga local Manuela, que trabalha uma semana aqui e outra semana em Pernambuco. Trabalhar aqui, me desculpe, não é trabalho, é ferias. Tem vaga? Rzzzzz. A Manuela faz parte da equipe de boas vindas, já que eu e o jornalista Eduardo somos convidados do Governo de Pernambuco e da Administração da Ilha, que não me canso de me admirar. Além das praias, baías e natureza riquíssima, Noronha também reserva outras surpresas para os turistas. São 500 anos de história, que tornam o Arquipélago, além de um Patrimônio Natural, um verdadeiro Patrimônio Histórico que merece ser visitado e, sobretudo, preservado. Isso sem contar as dezenas de contos e lendas evidentemente, começando pela lenda do Tesouro encantado contada por um prisioneiro e recolhida por Olavo Dantas, em 1938, fala de um velho estranho, com longas barbas como um monge, que atrairia os incautos para um lugar próximo à sétima cajazeira, onde havia uma cruz formada por duas raízes da árvore e onde se estava escondido um tesouro. O perigo maior ficava por conta do que aconteceria se alguém se propusesse a cavar junto a essa cruz, formada pelas raízes… Toda a árvore estremeceria, mexendo seus galhos sofregamente, mesmo que não houvesse vento algum. Depois de algum tempo, não só essa árvore estaria em movimento mas o mato ao redor, como se uma violenta tempestade açoitasse a região. O tesouro resistiu às investidas – se é que ele realmente existe – servindo apenas para causar assombração. Do velho, nem sinal… 
Clique na imagem para ampliá-la
 Fiquei hospedado na Pousada Beco de Noronha dos meus amigos Sebastião e Silvana. Grandes anfitriões que proporcionam hospedagem confortável, prazerosa e tranquila, como uma experiência única, agradável e com atendimento personalizado com consciência ambiental e social, sendo economicamente viável e justa. Gosto de lá pelo comprometimento e competência com honestidade, transparência e respeito ao próximo e com tudo o que nos cerca, mantendo a disposição e iniciativa com empatia e flexibilidade, apostando no trabalho em equipe através de treinamentos e melhorias contínuas. A pousada é reconhecida como uma empresa com padrões de excelência nos serviços e respeito ao ambiente e à comunidade, comprometida com a qualidade total e a satisfação dos clientes. Acredito que imagens valem por mil palavras.
Clique na imagem para ampliá-la 
A noite saímos para provar a colunária da Ilha. Destino: Restaurante Varanda do chef Auricélio Romão. De entrada um mix de pasteis de queijo de manteiga, camarão e carne seca. De lamber os dedos. A seguir os pratos principais: Camarão na moranga, gratinado de frutos do mar, arroz a moda da casa… Não sobrou lugar nem pro cafezinho. Recomendadíssimo. Valeu a dica e a companhia Manu Fay e Flávia Pandolfi.
NORONHA 4X4
Aqui na Ilha rola até fuso horário. Uma hora a mais, isto aí, aqui é horário de verão para nós aí no Sul. Mas hoje o dia foi de percorrer a Ilha em camionetes 4×4, paradas estratégicas para banhos, mergulhos com tartarugas e tubarões, enfim, um dia para curtir a Ilha com toda calma que ela merece, já que o tempo aqui anda bem devagar para que se possa desfrutar todos os momentos até o por do sol, que é o último espetáculo do dia. Nunca havia mergulhado com tubarões e tartarugas. Como aqui eles tem comida demais, acabaram de acostumando e são super mansos. A dois ou três passos dentro d’água, em uma das praias, a última do dia. Trata-se da Baia do Sueste, da pra mergulhar tranquilo. As tartarugas são gigantes, lindas, fenomenais. Aliás, eu já gastei todos os meus adjetivos com Fernando de Noronha, o lugar onde a ecologia é levada extremamente a sério. De mar calmo e vista estonteante, um dos melhores locais para conhecer a diversidade da Ilha através do mergulho livre. Lar do único mangue insular do Atlântico Sul. Mergulhei também na Praia do Sancho, a praia mais linda do Brasil segundo o Guia Quatro Rodas. Mergulhei também na Baia dos Porcos, a segunda mais linda, segundo o mesmo guia. Realmente a gente perde o olhar para tanta diversidade, tanta beleza. O pit stop para o almoço foi no restaurante Cheiro Verde. Atum grelhado e seus devidos acompanhamentos. Vale a visita. Temperatura agradável de 32ºC, mas com aquela brisa constante além de que os 4×4 possuem ar-condicionado. Mordomias de Noronha. 
Clique na imagem para ampliá-la
O jantar foi no Dolphin Hotel, localizado no centro geográfico da Ilha, próximo às praias Conceição e Bondró. Na mesa Peixe na Telha e de sobremesa “Danado de Bom”, uma iguaria de comer embaixo da mesa e ajoelhado. Lá voce também pode agendar passeios, mergulhos, locar buggys, lanchas e até pesca oceânica. Uma ótima dica pra jantar.

VILA DOS REMÉDIOS – FERNANDO DE NORONHA

 
Clique na imagem para ampliá-la
Tudo é opção de passeio em Noronha e torna-se mais do que obrigatório conferir a parte histórica de Fernando de Noronha, onde tudo começou, isto é, em Nossa Senhora dos Milagres, com sua Igreja Matriz, Palácio Administrativo, presídio, etc. Na verdade, as construções históricas preservadas da Vila dos Remédios fazem o principal núcleo urbano da ilha parecer um cenário. O centrinho cresceu nos arredores da igreja de Nossa Senhora dos Remédios, construída em 1772 pelos portugueses e tombada pelo Iphan. A vila abriga ainda a sede da administração da ilha – o Palácio de São Miguel. As ruínas tombadas da Fortaleza de Nossa Senhora dos Remédios, erguida pelos portugueses no século 18; e o Memorial noronhense, com reproduções de fotos antigas e textos que narram a história da ilha.
Clique na imagem para ampliá-la
 Um passeio para você fazer num dia de descanso, para caminhar, cujo destino principal seja a Praia do Cachorro, que para mim é a mais fantástica para o banho e com fácil acesso. Ali mesmo do Bar do Cachorro, bar mais badalado da ilha, capitaneado pela Paula e pelo filho do carismático Zé Maria. Pra mim esse recanto só pode ser uma filial do Éden. Com areias douradas, mar em tons de azul turquesa e verde esmeralda, que se misturam, com a rica vida marinha esplendorosa, mata, formações rochosas… Eu já nem tenho mais adjetivos. A praia do Sancho pode até ser, e de fato é, a praia mais linda que eu já conheci, mas o acesso não é para qualquer um. Para os demais que não podem descer escadas e em lugares apertados entre paredões de pedra, a melhor opção é de catamarã, barco, lancha. Imperdível! Voltando a Praia do Cachorro, esta praia possuía uma fonte com a cara de um cachorro, em bronze, vindo daí o seu nome. Uma bica de água doce é uma atração a mais nessa praia próxima à Vila. Há uma piscina em pedra (o “Buraco do Galego”) e as muralhas do Parque de Sant’Ana na parte alta. Esse forte foi o primeiro a ser desativado e transformado em Arsenal de Marinha no começo do século passado. Nas suas pedras os pescadores costumavam salgar o peixe, vindo daí o apelido de “Salgadeira”. Aí também está uma parte do Terminal Turístico, onde se localizam feirinhas típicas. Portanto, depois de você conferir tudo, é só descer os poucos lances de escada, passar ao lado da bica e literalmente cair na água com a visão do Éden.
Clique na imagem para ampliá-la
 Na hora do almoço, não deixe de provar a gastronomia da Ecopousada Téju-Açu. A pousada é fantástica. Você estará curtindo Noronha com todo o charme. A dica é você pedir de entrada além da salada, camarões fritos na farinha de pão, molho de tamarindo e palmito grelhado. PELOAMORDEDEUS !!! Como prato principal arroz com castanha, purê de inhame e dourado grelhado e, não esqueça de pedir de sobremesa um petit gateau de goiaba com sorvete. A chef Lidia Vasconcelos merece nota 1000. A recepção fica a cargo da minha amiga Lili (Eliziane Rezende) e do gerente geral Paulo Benedet. A Lili circula o Brasil e, como eu, costuma ficar na Praia do Rosa, exatamente na melhor pousada do Brasil para casais, a Quinta do Bucanero, com meus amigos Ricardo Bocão e Jaqueline. Como esse mundo é pequeno! Em vim para cá e eles vão para lá. A ecopousada Tejo-açu é uma excelente dica para você ficar. Hoje ela estava mais do que especial por conta do dia dos namorados. Conferi aqui no meu Iphone  e o por do sol acontece às 18:14 hs, horário local. Então vou até o Forte dos Remédios, onde dizem ser o melhor local para se fotografar.
 
Clique na imagem para ampliá-la
Situada perto da vila principal de Vila dos Remédios, esta é a maior fortificação de todo o sistema defensivo do século XVIII implantado pelos portugueses. Montada sobre um primitivo reduto holandês de 1629, a fortaleza é localizada sobre uma colina, entre o porto de Santo Antônio e a Praia do Cachorro. O acesso se dá por uma estrada que começa numa ponte sobre o Riacho Mulungu (já seco) que segue todo o flanco da colina até as muralhas. Abrigou prisioneiros no tempo do presídio comum e do presídio político, bem como soldados durante a Segunda Guerra Mundial. As histórias que contam são de arrepiar do sofrimento dessa gente e como morriam.
FESTIVAL GASTRONÔMICO EM NORONHA
 Clique na imagem para ampliá-la
A noite hoje foi de gala. A convite do meus amigos Tuca e Paulo Sultanum, ele filho do grande Zé Maria, proprietário da Pousada Zé Maria, sinônimo de conforto e requinte com simplicidade. Esse é o conceito da pousada, em Fernando de Noronha. O projeto teve como prioridade a construção do lugar sem que nenhuma árvore fosse derrubada. O anfitrião é o carismático Zé Maria, que hoje está na Disney, um verdadeiro especialista na arte de receber e de tornar os seus dias repletos de alegria, prazer gastronômico e beleza natural. A Pousada Zé Maria tem sido eleita pelos leitores da revista Viagem e Turismo a melhor Pousada do Brasil, desde o ano de 2004 e por 08 anos consecutivos. E hoje a festa foi grande com o Festival gastronômico que acontece todas as quartas e sábados, a partir das 20h. No famoso Festival Gastronômico do Zé Maria é servido um farto banquete com dezenas de pratos para agradar a todos os paladares, com destaque para a paella, vários de peixe, camarões e outros frutos do mar, além de farofa de pão velho, arroz de jaca, carne, massas, saladas e comida japonesa, com peixes fresquinhos e pescados pelo Zé Maria. Após a comilança os presentes são convidados para apreciar as maravilhosas sobremesas, que vão de tortas, bolos, musses, saladas de frutas e outras opções. Parabéns Tuca, Paula e ao chef Valmir Sobrinho. Regime? Nem em sonho !!!
 
ACESSIBILIDADE NAS PRAIAS
Um passeio na praia e um banho de mar: Para muitos, momentos de lazer comuns, para outros, mais especificamente para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, situações difíceis de acontecer. Pensando nisso, a Setur-PE, através da Empetur,  criou o projeto Praia Sem Barreiras, que tem como objetivo disponibilizar em algumas praias do Estado esteiras de acesso ao mar, cadeiras de rodas anfíbias e profissionais qualificados para o banho assistido. A praia do Sueste, em Fernando de Noronha, foi o primeiro destino turístico a receber o Praia Sem Barreiras. O projeto foi lançado no mês de janeiro no arquipélago e proporciona as pessoas uma esteira de acesso ao mar de 30 metros e quatro cadeiras de rodas anfíbias. O local ainda conta com um Posto de Informação e Controle, recém inaugurado pela Eco Noronha. Na praia, os visitantes são acompanhados por oito profissionais qualificados para o banho assistido, que acontece todos os dias, das 8h às Já no mês de março, foi a vez da praia de Boa Viagem, no Recife, ser contemplada com o projeto. Localizada em frente ao Internacional Palace Hotel, a Setur-PE e a Empetur, em parceria com a Prefeitura do Recife e com a UNINASSAU, montaram no local a arena de acessibilidade Praia Sem Barreiras. A ação foi implantada em uma área com cerca de 200m², que está sendo montada e desmontada de quinta a domingo, no horário de 8h às 12h, próximo ao novo posto do Corpo de Bombeiros. 
No espaço, os visitantes podem desfrutar de uma esteira de acesso ao mar, também com 30 metros de comprimento, seis cadeiras anfíbias, três piscinas para o lazer de crianças, uma quadra poliesportiva de vôlei sentado, tenda de fisioterapia e enfermagem e o banho assistido. Vinte e um estudantes dos cursos de Fisioterapia, Educação Física, Enfermagem e Turismo da UNINASSAU apoiam os visitantes no Praia Em Boa Viagem, o projeto ainda conta com uma Rota Acessível, que tem início na parada de ônibus da Avenida Conselheiro Aguiar, seguindo pela Rua Bruno Veloso, até a orla de Boa Viagem, e dispõe de rampas, calçadas com pisos táteis e travessia com semáforos sonorizados. Na orla, em frente ao espaço destinado ao projeto, vagas de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência também podem ser encontradas. Os dois quiosques do calçadão que ficam próximos à arena possuem cardápios em Braille para o atendimento de pessoas com deficiência visual. 
Já na praia de Porto de Galinhas o projeto foi lançado no dia 9 de maio e fica localizado na Praça das Piscinas Naturais. No local, as pessoas podem encontrar uma esteira de dez metros de cumprimento, quatro cadeiras anfíbias e quatro profissionais preparados para auxiliarem no banho assistido. Os visitantes ainda podem contar com passeios que são feitos por duas jangadas adaptadas com cadeiras anfíbias (R$ 15) e mergulhos adaptados (R$ 250). Pensando na melhor mobilidade daqueles que vão curtir momentos de lazer no Praia Sem Barreiras de Porto de Galinhas, a Prefeitura do Ipojuca, parceira da Setur-PE na ação, criou uma rota acessível que tem início na entrada da praia e chega até a praça. 
Para a funcionária pública e atleta paraolímpica Suely Guimarães o Praia Sem Barreiras é uma importante iniciativa de inclusão social para as pessoas portadoras de deficiência física ou com mobilidade reduzida. “Uma experiência louvável. Precisávamos de um projeto assim. É através de ações como estas que nós temos condições de aproveitar o que temos de melhor, que é a praia. A Secretaria e todos os órgãos envolvidos estão de parabéns”, destacou. Já o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, comenta que esta é uma iniciativa de grande importância para o turismo do Estado. “Temos a acessibilidade como um dos grandes focos do Sistema Tur em Pernambuco. Hoje, estamos muito felizes e sabemos da importância de proporcionar a estas pessoas momentos de lazer, além de também estarmos trabalhando a inclusão social”, afirma. Além de Fernando de Noronha, Boa Viagem e Porto de Galinhas, outras praias do Estado receberão o Praia Sem Barreiras. 

BANHO DE MAR COM SEGURANÇA

Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisas e Preservação Ambiental Oceanário de Pernambuco identificou os locais que oferecem mais segurança durante o banho de mar nas praias que fazem parte do Praia Sem Barreiras. Variáveis como: topografia da praia submarina, correntes da deriva e retorno, ações das ondas, marés, recifes e corais e arenitos, além do risco iminente do ataque de tubarão foram analisados para as escolhas dos locais.
 
Para ver todas as fotos que fiz nesta paradisíaca Ilha, confira nos links abaixo
 https://www.facebook.com/media/set/?set=a.685093044840485.1073741845.216127101737084&type=3 
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.684579328225190.1073741844.216127101737084&type=3
 https://www.facebook.com/media/set/?set=a.684418148241308.1073741843.216127101737084&type=3
 https://www.facebook.com/media/set/?set=a.683950664954723.1073741842.216127101737084&type=3
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.683285428354580.1073741841.216127101737084&type=3
 
Agradeço ao Governo de Pernambuco através da Empetur e a todos que me receberam tão bem ! Eu volto !
 

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *