08 / 08 / 13

Celso Mellani lança livro sobre Bauru e seu sanduíche

Dia 1º de Agosto, Bauru “assopra” suas 117 velinhas.  De presente, vai ganhar um livro de “comer com os olhos”.

Celso Mellani, o fotógrafo, é o autor da homenagem que vem suprir uma inexplicável lacuna editorial. “Eu nunca me conformei de nunca ter visto, antes, um livro que unisse a história da cidade e do sanduíche. Afinal, o “Bauru” é bem conhecido pelo mundo afora”, é o que explica Mellani quando lhe perguntamos o porque da obra.

O fotógrafo Celso Mellani

Celso Mellani lança livro sobre Bauru

Fotógrafo há 30 anos e vivendo há 34, em Bauru, Celso Mellani começou a flertar com o sanduíche em 2004, quando foi contratado para fotografar o “Bauru” para uma campanha publicitária do Skinão. Antes disso, Mellani já havia realizado exposições fotográficas sobre a cidade e, em 2007, tinha lançado um audiovisual (power point) que fez muito sucesso na internet ao conciliar as imagens do lanche com a paisagem local.

Desde essas experiências, o fotógrafo começou a acalentar a ideia de criar um livro que contivesse a receita original do Sanduíche Bauru, a história de sua criação e os aspectos lúdicos da cidade que batizou um dos lanches mais famosos do mundo. “Todo mundo conhece o Bauru, mas e “a” Bauru?” – dizia ele, preocupando-se também com as modificações na receita original que vinham se disseminando pelo quatro cantos do país apesar do mesmo ter se tornado um Patrimônio Imaterial da cidade, em 1.990, tendo sua receita sido registrada por lei municipal para ser protegida de adulterações.

Da ideia surgiu o “projeto” que foi inscrito pelo fotógrafo e contemplado no Programa de Estímulo a Cultura da Secretaria Municipal de Cultura de Bauru. Com o apoio institucional da FAAC – Faculdade de Artes, Arquitetura e Comunicação (Unesp) e apoio operacional do Skinão, a obra ainda contou com o incentivo de várias empresas e instituições locais que adquiriram lotes do produto final para brindar seus próprios clientes, colaboradores e amigos.

O querido jornalista Renato Senis Cardoso e Celso Millani na noite de dedicatória do livro

O querido jornalista Renato Senis Cardoso e Celso Mellani na noite de dedicatória do livro

“Bauru: a cidade e o sanduíche” “The city and the sanduiche” nasce, assim, bilíngue, com uma tiragem de 4.000 exemplares e 44 páginas, capa dura, totalmente recheadas de belíssimas fotos da cidade e algumas informações interessantíssimas sobre a geografia, a história, a cultura, o turismo e o desenvolvimento da terra de origem do Casimiro Pinto Neto, o verdadeiro inventor do lanche.

Através de uma ampla pesquisa e contando com a consultoria imprescindível de dois mitos bauruenses, o historiador local Irineu Bastos e o Biólogo especialista em Cerrado, Prof. Dr. Osmar Cavassam (Unesp), Celso Mellani temperou a obra com estratégicas informações que, certamente, irão deixar os leitores de conhecer melhor a cidade, por trás do lanche.

Impresso pela Tiliform e pronto para ser lançado no dia 7 de agosto, no Centro Cultural de Bauru (Secretaria Municipal), o livro “Bauru: a cidade e o sanduíche” vai contribuir para aumentar ainda mais a autoestima dos bauruenses, já tão orgulhosos de seu lanche cosmopolita.

Com preço acessível e vendagem posterior ao lançamento garantida pelas livrarias Jalovi, Empório Cultural, Doceana, Paux Design e no Skinão, o livro vem nutrir a coleção de histórias sobre a cidade de Bauru, só que, dessa vez, com uma obra fotográfica inédita e gastronômica.

Fonte: Renato Senis Cardoso (Bauru/SP)
http://www.zcastel.com.br/

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *