18 / 03 / 14

DISTÚRBIO ANDROGÊNICO DO ENVELHECIMENTO MASCULINO

DISTÚRBIO ANDROGÊNICO DO ENVELHECIMENTO MASCULINO (DAEM) – por Fernado Querne

Muitos homens na faixa dos 50 anos passam por problemas como irritabilidade, insônia ou sonolência, fraqueza muscular, diminuição do apetite sexual e da ereção. O que muitos não sabem é que há um problema real por trás disso que precisa ser tratado: a andropausa ou o distúrbio androgênico do envelhecimento masculino (DAEM), termo mais atual para a versão masculina da menopausa.
O distúrbio é muito comum e afeta 1 a cada 4 homens acima dos 50 anos, de acordo com especialistas do Centro de Referência em Saúde do Homem, em São Paulo. A andropausa é o marco de uma fase para o homem em que a produção da testosterona e o tempo de ereção diminuem, mas ainda há fertilidade e vida sexual.
Ainda que o homem não deixe de ter totalmente o hormônio, a cada ano a quantidade produzida é menor.
Atualmente os conceitos sobre que nível hormonal é considerado normal estão sendo revistos e a Sociedade Americana de Endocrinologia já aponta para níveis acima dos adotados em nosso país.
O tratamento mais indicado costuma elevar as taxas de testosterona no corpo a níveis normais e traz bem-estar ao paciente. A reposição de testosterona pode ser feita através de gel transdérmico com hormônio bioidêntico (são absorvidos pela pele) ou injeções. Seguindo à risca o tratamento, o homem volta a levar uma vida normal. A reposição hormonal deve ser aliada a atividade física, que também aumenta a produção de hormônios, e à alimentação balanceada.
Nos dias de hoje homens e mulheres podem usufruir dos benefícios da reposição hormonal com total segurança. Procure seu médico!
Dr. Fernando Querne
Médico na empresa Conceitualle – Dermatologia, Estética Avançada e Medicina Esportiva e Médico na empresa Fqsports

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *