28 / 03 / 14

INTERVALO ENTRE AS SÉRIES E HIPERTROFIA MUSCULAR

 
por Fernando Querne

Dr-Fernando-Querne-WEB


Quando estamos treinando com pesos, produzimos energia para contração muscular através da glicólise anaeróbia e isso gera metabólitos como lactato, íons hidrogênio, fosfato inorgânico, creatina e outros. O acúmulo dessas substâncias no músculo é chamado “stress metabólico”. Quando terminamos a série e descansamos, a circulação sanguínea se encarrega de “limpar” o músculo desses produtos.
Diversos estudos mostram que o stress metabólico é um poderoso estímulo para a hipertrofia muscular, promovendo maior liberação de hormônios anabólicos, aumentando a produção de fatores de crescimento, causando edema celular e causando maior degradação das fibras musculares. Alguns estudos sugerem até que o stress metabólico seja mais importante para a hipertrofia do que a geração de força pelo músculo.
O intervalo entre as séries pode ser classificado em curto (< 30s), moderado (60 a 90s) e longo (3 minutos os mais).
Os estudos indicam que os intervalos curtos, apesar de produzir grande stress metabólico, não permite adequada recuperação do atleta comprometendo a performance nas séries seguintes, portanto intervalos curtos não seriam ideais.
Já intervalos longos permitem a completa recuperação do atleta, mas a circulação sangüínea consegue remover o stress metabólico e isso diminui a resposta hipertrófica.
Os intervalos moderados, por sua vez, permitem recuperação adequada para realização de uma nova série e mantém o stress metabólico, induzindo maior estímulo para a hipertrofia muscular.
Então pessoal, pouco descanso é fundamental para crescer o músculo! Recomendo intervalos em torno de um minuto e séries intensas, bons treinos galera!!! 

 Musculacao  

 
Dr. Fernando Querne – Urologista
Médico na empresa Conceitualle – Dermatologia, Estética Avançada e Medicina Esportiva e Médico na empresa Fqsports
Ceonceitualle

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *