24 / 03 / 14

TREINO E DEFINIÇÃO – por Fernando Querne

Dr-Fernando-Querne-WEB
 
Inspirado num ótimo texto do treinador top @thiagoironmuller, vou falar sobre um assunto que gera confusão na cabeça de muita gente. Existe treino para definição?
Muita gente acredita que sim e prega séries de 15 p/ definição e séries de 8 para hipertrofia… fico pensando de onde será que vem essa idéia? Vamos aos fatos.Nossos músculos são compostos de fibras musculares que podem ser do tipo 1, tipo 2A e tipo 2B. As fibras do tipo 2 são de contração rápida, mais calibrosas e mais propensas à hipertrofia.

 

 
 
Treino para definição
 
De acordo com o princípio do tamanho, o recrutamento das unidades motoras é ordenado pelo tamanho das mesmas, sempre das menores para as maiores. Em outras palavras, toda vez que levantamos um peso na academia, serão recrutadas primeiro as fibras do tipo 1 (menores). Somente quando todas as fibras tipo 1 foram recrutadas e ainda assim não produzem força para levantar o peso, serão recrutadas as fibras do tipo 2A e somente quando todas as tipo 1 e tipo 2A foram recrutadas é que serão solicitadas as do tipo 2B.
Portanto, quando você faz uma série de 15, 20 ou mais repetições, como o peso para permitir altas repetições será mais leve, você estará treinando somente as fibras do tipo 1, menores, de resistência. Você estará fazendo um treino de resistência, o que não tem nada a ver com definição!
Definição é perder a gordura que cobre os músculos de forma que eles fiquem aparentes, bem delineados. Para isso, deve haver um desequilíbrio entre as calorias ingeridas e gastas. Ou seja, sua dieta deve estar ajustada para perder gordura. A forma como vc treina nada tem a ver com isso! Você não gasta mais calorias fazendo mais repetições, pois o trabalho será menos intenso. Quando você aumenta a carga e recruta mais fibras musculares, seu gasto calórico aumenta. Imagine você dirigindo seu carro tranquilamente numa estrada plana ou numa subida íngreme com o pé no fundo. Qual situação gasta mais gasolina?
Treine intenso, alimente-se de acordo com seu objetivo e procure profissionais capacitados para orientá-lo (a).
Dr. Fernando Querne – Urologista
Médico na empresa Conceitualle – Dermatologia, Estética Avançada e Medicina Esportiva e Médico na empresa Fqsports 
 
Ceonceitualle

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *