07 / 05 / 14

NORDESTE PRETENDE ATRAIR NOVAS DEMANDAS TURÍSTICAS NA 20ª BNT MERCOSUL

 
Destinos nordestinos serão apresentados para mais de 5 mil agentes e operadores de turismo durante a Feira de Negócios Turísticos da BNT Mercosul que acontece nos dias 23 e 24 de maio em Santa Catarina
 
IMG (62) 
 
Com objetivo de apresentar os seus produtos e novidades turísticas, e incrementar o fluxo de visitantes da região, destinos do Nordeste estarão presentes na 20ª edição da Feira de Negócios Turísticos da BNT Mercosul que acontece em maio no Beto Carrero World em Penha, SC. Durante o evento, considerado um dos mais completos do gênero da América Latina onde devem circular mais de 5 mil agentes e operadores de todo Mercosul, estados irão vender o destino do Nordeste não só para o Brasil, mas também para países vizinhos.
 
João Pessoa - Paraíba
João Pessoa – Paraíba
 
João Pessoa e outras cidades paraibanas receberam no primeiro trimestre deste ano cerca de 460 mil turistas, o que representa um aumento de 7% comparado com o mesmo período do ano passado. Os principais estados emissores atualmente são Rio de Janeiro, São Paulo além dos estados vizinhos de Pernambuco e Rio Grande do Norte. A meta para a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) é conquistar um público mais significativo procedente da região Sul.
 
IMG (186)
 
Para Ruth Avelino presidente da PBTur, para que isso aconteça é fundamental a participação em feiras e eventos. “Somos um destino novo com infraestrutura turística ainda em expansão. Apesar de sermos um estado pequeno apresentamos diversos atrativos em todas as regiões e por isso precisamos estar sempre divulgando e massificando o nosso potencial turístico através de feiras e eventos”.  “Participar da BNT Mercosul para a divulgação do “Destino Paraíba” tem trazido bons resultados já que a feira oferece contato direto com agentes de viagens e operadoras do Sul além de outros países como Argentina e Chile”, avalia Ruth Avelino. Se antes os turistas do Sul viajavam menos para a Paraíba, no último trimestre já houve um aumento de 10,22% com relação ao mesmo período do ano passado.
 
.
 
Já para a Bahia, outro importante destino da região que também estará presente na Bolsa de Negócios Turísticos, o foco principal é divulgar o estado como destino turístico para a Copa do Mundo de 2014.“Nos últimos dois anos, o fluxo de turistas na região teve um crescimento de 29%. Queremos aproveitar a ocasião para prospectar um novo perfil de visitante e reforçar que o nosso destino turístico vai além do sol e da praia” ,afirma o presidente da Bahiatursa, Fernando Ferrero.  Para garantir que o destino esteja sempre no gosto dos brasileiros e também dos turistas estrangeiros a Bahiatursa tem buscado aliar inovação e qualidade com preservação da história e das belezas naturais do estado. “Estas ações constituem-se em ativos da economia do turismo, mas a partir da força da tradição e do respeito à identidade cultural é preciso inovar e a velha Bahia transforma-se ganhando novos segmentos, novos produtos e novos serviços”, frisa Fernando Ferrero.
 
vista-aerea-de-maceio-hotel-jatiuca-e-resorts
 
Na capital alagoana a maior aposta é o turismo de eventos. Mesmo sendo conhecida por suas exuberantes praias urbanas e consolidada no turismo de sol e praia, Maceió tem conquistado espaço no segmento corporativo. “O turismo de eventos é um segmento que está crescendo em Maceió. Já temos confirmados 23 eventos para este ano e esperamos receber cerca de 16.700 mil turistas corporativos”, diz a secretária municipal de promoção do Turismo (SEMPTUR) Cláudia Pessôa.
 
Cláudia Pessôa, Secretária Municipal de Promoção do Turismo.
Cláudia Pessôa, Secretária Municipal de Promoção do Turismo.
 
Além de reforçar a divulgação entre o estado de São Paulo, considerado o principal emissor de turistas, juntamente com a própria região nordeste, o SEMPTUR também tem buscado atrair visitantes da região Centro Oeste. A secretária Cláudia Pessôa afirma ainda que além do turista de evento ter grande potencial de retornar à cidade é preciso vender a região como um todo e não apenas um estado isoladamente.  “Promovemos o Nordeste como roteiro integrado: belezas naturais, culturais e a riqueza gastronômica e do artesanato, um roteiro multicultural”, ressalta.
 
Atrativos da região que mais encanta os brasileiros
 
Na edição de março da Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem realizada pelo Ministério do Turismo em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, 44,3% dos entrevistados apontaram os estados nordestinos como destino das próximas viagens. Sol o ano inteiro, dunas, parques marinhos, belas paisagens e praias cristalinas além de gastronomia singular, festas típicas e povo hospitaleiro. Essas são apenas algumas das razões que fazem com que a região Nordeste seja um dos destinos mais cobiçados pelos brasileiros na hora de viajar pelo país.
 
“Destino Paraíba”
 
IMG2 006
 
“A Paraíba é um destino único. Recebemos basicamente famílias e casais, pessoas que buscam tranquilidade, muita praia e lazer,” comenta a presidente da PBTur Ruth Avelino. As atrações do estado não se resumem apenas ao mar calmo de águas mornas. O visitante pode conhecer em uma semana, por exemplo, as belíssimas praias do Conde, Cabedelo, Lucena e Baia da Tradição. Em João Pessoa, considerada a terceira cidade mais antiga do Brasil, é possível visitar o centro histórico além de monumentos como a Estação Cabo Branco projetada por Oscar Niemayer, saborear da rica e barata gastronomia além do artesanato. Distante cerca de 1 hora da capital, Campina Grande é destaque por ser considerada a terra do maior São João do mundo, festa que tem duração de um mês e outros atrativos como feiras, museus e açudes.  Mais informações: www.destinoparaiba.pb.gov.br
 
Bahia: terra de diversidade turística
 
Fernando Ferrero
Fernando Ferrero
 
Considerado um dos estados com maior litoral do Brasil, dono da maior baía tropical do mundo além de realizar uma das festas de rua mais populares como o Carnaval, atrai visitantes que buscam turismo de sol e praia, náutico, de aventura e ecoturismo além do religioso. “A Bahia é o Estado onde nasceu o Brasil. Possui uma mistura de povos e costumes muito grande e a sua diversidade foi caracterizada como marca registrada”, afirma o presidente da Bahiatursa Fernando Ferrero.  Seja na arte, culinária, arquitetura ou música, do tradicional ao moderno, da fé às festas o estado se destaca como um dos principais polos turísticos do Brasil. Com mais de 25 destinos completos e roteiros para todos os gostos, o estado com seu povo alegre e hospitaleiro recebe turistas o ano todo atingindo o auge da ocupação durante o Carnaval.   Mais informações: www.bahiatursa.ba.gov.br
 
Maceió para se conhecer e se apaixonar
 
Maceió
Maceió
 
A capital de Alagoas é conhecida por suas belas praias urbanas que mesclam o azul turquesa ao verde esmeralda cercada por coqueiros e jangadas ao mar. Com cerca de 16 mil leitos na cidade divididos entre resorts, hotéis cinco e quatro estrelas e pousadas com qualidade e preços convidativos têm atraído cada vez mais visitantes. É roteiro indicado às famílias devido às praias de águas tranquilas. Outro destaque é sua gastronomia além do artesanato rico e diversificado, principalmente, o bordado de filé considerado patrimônio imaterial alagoano.  “Em Maceió, destacamos as nossas praias urbanas consideradas as mais bonitas do Nordeste, tem a poesia dos coqueiros, as jangadas ao mar e a cor entre o azul turquesa e verde esmeralda é para se apaixonar”, divulga a secretária municipal de promoção do Turismo (SEMPTUR) Cláudia Pessôa. Mais informações: www.maceio.al.gov.br/turismo/
 
Nordeste na 20ª edição da BNT Mercosul
 
Durante a 20ª edição da Feira de Negócios Turísticos da BNT Mercosul que irá acontecer durante os dias 23 e 24 de maio no parque Beto Carrero World em Santa Catarina serão apresentados entre as mais de 450 empresas expositoras opções de destinos, produtos e serviços da região Nordeste.  Confira alguns destinos, hotéis e resorts da região Nordeste já confirmados para a 20ª edição da BNT Mercosul:  
Destinos
Bahia – www.bahiatursa.ba.gov.br
Maceió – www.maceio.al.gov.br/turismo/
Paraíba – www.destinoparaiba.pb.gov.br
Sergipe – www.turismosergipe.net
 
Hotéis
ABIH – AL – www.hoteisdealagoas.com.br
Aquaria Natal Hotel – www.aquarianatal.com
BHG – www.bhg.net
Brisa da Praia Hotel –www.brisadapraia.com.br
Enseada dos Corais Praia Hotel – www.enseadadoscoraispraiahotel.com.br/
Hotel Diogo – www.hoteldiogo.com.br
Hotel Majestic Natal – www.majesticnatal.com.br
Hotéis Village – www.hoteisvillage.com.br
Lagoa Mar Hotel –www.lagoamarhotel.com.br
Oceano Porto Hotel – www.hoteloceanoporto.com.br
Transoceânico Praia Hotel – www.transoceanico.com.br
Vela Branca Praia Hotel – www.velabrancapraiahotel.com.br
 
Resorts
Beach Park – www.beachpark.com.br
Cana Brava Resort – www.canabravaresort.com.br
Costa do Sauípe – www.costadosauipe.com.br
Dom Pedro Laguna Beach Villas & Golf Resort – www.dompedro.com/pt/
Enotel Resort & Spa Porto de Galinhas – www.enotelportodegalinhas.com.br
GJP Hotels & Resorts – www.gjphotels.com
Iberostar Hotels & Resorts – www.iberostar.com/pt
Nannai Resort & Spa – www.nannai.com.br
Pipa Beleza Resort –www.pipabeleza.com.br
Rede Plaza Hotéis – www.plazahoteis.com.br
Summerville Beach Resort – www.ponteshoteis.com.br/summerville-resort/
Tivoli Hotels & Resorts – www.tivolihotels.com/br/home.aspx
Mais informações: www.bntmercosul.com.br

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *