07 / 05 / 14

PRESSÃO ARTERIAL – Por Fernando Querne


Fernando Querne
MEDIDA DE PRESSÃO ARTERIAL PODE DAR RESULTADO ERRADO SE A CIRCUNFERÊNCIA DO BRAÇO FOR MAIOR QUE 33CM!!!
A expressão pressão arterial (PA) refere-se à pressão exercida pelo sangue contra a parede das artérias. A pressão arterial bem como a de todo o sistema  circulatório encontra-se normalmente um pouco acima da pressão atmosférica, sendo a diferença de pressões responsável por manter as artérias e demais vasos não colapsados. O seu valor no indivíduo saudável varia continuamente, consoante a atividade física, o stress ou a emotividade.
Já o cliclo cardíaco é o conjunto de acontecimentos desde o fim de um batimento cardíaco até o fim do seguinte.
No momento em que o coração bombeia seu conteúdo na aorta mediante contração do ventrículo esquerdo, encontrando-se a válvula mitral fechada e a válvula aórtica aberta, quando a pressão ventricular esquerda é máxima, a pressão calculada a nível das artérias também é máxima. Como esta fase do ciclo cardíaco se chama sístole, a pressão calculada neste momento é chamada de pressão arterial sistólica.
Imediatamente antes do próximo batimento cardíaco, com a válvula aórtica fechada e a mitral aberta, o ventrículo esquerdo está em relaxamento e a receber o sangue das aurículas. Neste momento a pressão arterial nas artérias é baixa, e, como este período do ciclo cardíaco se chama diástole, é denominada pressão arterial diastólica. No entanto, esta pressão mínima ainda é consideravelmente superior à pressão presente do lado exterior da aorta e de todo o sistema arterial, sendo esta certamente maior do que a pressão atmosférica razão pela qual as artérias não colapsam nesta fase do ciclo.
Todavia, segundo Fernando Querne, médico na empresa Conceitualle – Dermatologia, Estética Avançada e Medicina Esportiva e médico na empresa Fqsports,  estudo realizado com fisiculturistas mostrou um dado muito interessante e útil. Foi aferida a pressão arterial de 193 fisiculturistas.
Quando era utilizado o manguito normal, 33% dos participantes seriam classificados como hipertensos.
Ao se utilizar o manguito para obesos (maior) apenas 12% tinham pressão alta. Ao se analisar os dados verificou-se que quando a circunferência do braço ultrapassa 33cm o manguito normal passa a ser impreciso e registra pressão mais elevada que a real.
 
Pressao arterial
 
Na grande maioria dos locais onde vamos medir nossa pressão nem existe um manguito para obesos disponível. Mesmo quando existe, nem sempre o profissional tem a informação de que braços maiores devem ser medidos com manguitos maiores e acaba realizando a medida com o manguito normal mesmo, então um indivíduo normal e saudável pode ser equivocadamente diagnosticado com pressão alta e recomendado a tomar alguma medicação sem que haja necessidade.
Portanto, quando a circunferência do braço for maior que 33cm, atenção na hora de medir a pressão arterial!!!!
 
fqsports

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *