22 / 07 / 14

COMO CUIDAR DA PELE SECA NO INVERNO Por Adriana Dall Bello Pereira Da Costa

 
Adriana-Dal-bello
Quando falamos da saúde da pele, todo cuidado é pouco! Principalmente, as peles secas do rosto são as que sofrem mais. Você sabia que as peles secas têm maior tendência para o surgimento de rugas prematuras? Isso acontece devido a ausência de umidade natural da pele, a falta de água e de gordura nas glândulas sebáceas que deixam de produzir o sebo, em consequência, a pele fica mais desprotegida.
Essa baixa umidade piora ainda mais no inverno quando o ar frio externo e o ar aquecido, provocam o “choque térmico” levando ao ressecamento da pele. Além de perder a umidade, pode rachar, descascar, ficar irritada ou inflamar. Mas existem outros fatores que podem contribuir para deixar a pele mais ressecada, entre elas estão: banhos muito quentes, sabonetes ásperos, a falta de hidratação da pele ou até mesmo excesso de sol.
Para conseguir que a pele seca se mantenha hidratada e com bom aspecto, é necessário pôr em prática uma série de cuidados específicos. Para poder exibir uma pele bonita, é preciso ter alguns cuidados básicos como a hidratação profunda para manter a luminosidade e elasticidade. Nos centros estéticos existem inúmeros tratamentos que oferecem ótimos resultados, proporcionando uma pele revigorada e com brilho.
1- Limpeza da pele: por mais que a pele seja seca, ela deve ser lavada diariamente. Evite em todos os casos os sabonetes que oferecem uma limpeza mais agressiva e que ressecam a pele. Também é importante remover todas as noites os produtos que foram aplicados durante o dia, como maquiagem, filtro solar ou cremes de tratamento. A limpeza diária também remove células mortas, bactérias, sujeira, poluição, portanto, é fundamental manter esse tipo de cuidado.
2- Hidratação: use produtos que contenham propriedades hidratantes específico para peles secas. Os leites de limpeza anti-ressecamento ou os óleos, são ideais para repor a nutrição da pele. Outra dica importante, abuse dos cremes à base de vitamina C, eles são perfeitos para evitar o ressecamento e rejuvenescimento da cútis.
3- Evite exposição ao sol: assim você previne agressões ao DNA da célula, evitando a falta de vitalidade. Proteja sua pele com o uso diário do protetor solar com FPS 30 ou 60. É fundamental usar o produto todos os dias, mesmo em dias nublados, para evitar o envelhecimento precoce da cútis.
4- Renovação cutânea: os tratamentos estéticos são perfeitos para quem busca uma pele renovada e com viço. Para quem busca resultados imediatos de rejuvenescimento e viço da cútis, o Lasers CO2 Fracionado estimula as fibras elásticas e a produção de colágeno, que dá firmeza à pele, é um dos mais eficientes nesse caso.
5- Proteja sua pele: evite banhos demorados com água quente, prefira água morna. Ficar muito tempo embaixo do chuveiro pode remover o manto lipídico (camada protetora que mantém a hidratação natural da pele), podendo assim, piorar o ressecamento. Além disso, pode descamar a pele, causar coceiras, alergias e a rugas.
6- Rosto radiante: a hidratação profunda da pele, combina a aplicação de produtos cosméticos que contêm substâncias que ajudam a reter água, repõe lipídeos essenciais e evita o ressecamento da pele.
Conceitualle

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *