20 / 10 / 14

4ª EDIÇÃO DO FESTIVAL DE TURISMO DE JOÃO PESSOA – PB

 
Neste último final de semana João Pessoa foi a Capital Nacional do Turismo. A cidade sediou o maior evento de turismo do Nordeste. O Festival do Turismo de João Pessoa conta com mais de mil agentes e operadores de turismo que aconteceu no Centro de Convenções. Voltado exclusivamente para profissionais do setor, esta edição tem a participação de mais de mil agentes e operadores de turismo de todo o País e alguns internacionais.
Para o diretor comercial do evento, Cláudio J.S. Júnior, a localização estratégica da Capital paraibana facilitou a vinda de profissionais de outros estados do Nordeste e impulsionou o setor a oferecer novos produtos ao mercado. “Recebemos neste ano caravanas dos nove estados do Nordeste, que estão aqui patrocinadas pelo evento. É fundamental promover este grande encontro do mercado nordestino com os demais mercados do Brasil para integrar o setor turístico e fomentar novos negócios para ambos”, co-realizador do evento pelo quarto ano consecutivo, o Convention Bureau de João Pessoa promoveu para o público fóruns empresarial e acadêmico, com o intuito de realizar a atualização da cadeia produtiva e econômica do turismo do Estado.
 
 
“Juntamente com o Sebrae Paraíba, promovemos atividades que contaram com a presença de grandes nomes do segmento no cenário nacional e internacional gerando o aperfeiçoamento e troca de informações, networking e repasse de tendências para o mercado turístico local”, explicou o diretor-executivo do Convention Bureau de João Pessoa, Ferdinando Lucena.
No Centro de estrutura, mais de 150 stands na área climatizada. Mais de 70 hotéis, além de multinacionais e entidades importantes do setor estiveram presentes. Na última edição, o evento recebeu um total de 400 expositores e mais de 1.600 visitantes, entre eles, 981 agentes de viagens e 143 operadores de turismo.  Nesta edição foram seis salas de capacitações, fóruns acadêmico e empresarial, rodada de negócios, além de atividades sociais, culturais. Além de contar com salas de capacitação, o evento também ofereceu palestras inéditas para o segmento no Nordeste.
Expositores dos Estados Unidos como a Visit Orlando, Sea World e Universal, além de empresas do México, Chile, Argentina, Peru, Equador turismo nacionais e empresas internacionais e Colômbia promoveram palestras. No ano passado, a Rodada de Negócios do Sebrae-PB incrementou em mais de R$ 2,8 milhões a geração de novos Inscrições e informações.
O show de boas-vindas aos participantes do evento coube ao músico Amazan e banda. A presidente da PBTur, Ruth Avelino, disponibilizou um estande para divulgar todos os roteiros turísticos do ‘Destino Paraíba’. No local foi montado um painel com as imagens dos principais atrativos do Estado. “Foi uma oportunidade para divulgarmos aos agentes de viagens do Nordeste e outras regiões do país o que temos de melhor em belezas naturais e infraestrutura turística. Isso porque o festival aconteceu em João Pessoa e dezenas de jornalistas especializadosestiveram presentes”, disse a executiva paraibana.
Entre os parceiros do Festival, estão ABIH-PB (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – PB), ABAV–PB (Associação Brasileira de Agências de Viagens), Convention Bureau de João Pessoa, Sebrae-PB, Fecomércio, Governo do Estado da Paraíba e Prefeitura Municipal de João Pessoa. O evento é realizado e organizado pela Sophistique Eventos, com co-realização do Convention Bureau de João Pessoa e com co-organizaçao da Uptodate Eventos.
Também no evento o diretor de Mercados Internacionais da Embratur, Gilson Lira, que veio acompanhado por uma comissão do Ministério do Turismo para participar do Festival. Segundo ele “Sabemos da importância deste evento em João Pessoa, e todos estão de parabéns. Este tipo de evento é essencial para fomentar e discutir as melhores ações para o setor”. 
COSTA DO CONDE
 
Evidentemente que não poderia faltar neste festival o fantástico Litoral do Conde. A Secretaria de Turismo do Conde (Setur) participou pela segunda vez com um stand no 4º Festival de Turismo de João Pessoa apresentando o potencial turístico do município. O secretário de Turismo, Alexandre Cunha, informou que a prefeitura de Conde, preparou um material gráfico destinado a promover o destino Costa do Conde entre os agentes de viagens e profissionais do turismo de todo o país e exterior. A Setur estabeleceu parceria com a Associação de Turismo Costa do Conde e, sendo assim, a presidente da ATCC, Vânia Domingues, explicou que o Conde apresenta os mais de 2 mil leitos das pousadas, hotéis e flats, além do roteiro Mares Quilombolas. “Divulgamos as belezas das praias, entre outros, com passeios de buggys, a gastronomia com seus crustáceos, e o roteiro rural e cultural, um turismo de vivência que comercializa doces caseiros e oferece caminhadas, contato com a produção agrícola sem agrotóxico e realidade na área quilombola por meio de museu, coco de roda, rezadeira e a vivência indígena no Território Macuxi com banho de argila, passeio de caiaque, banho de bica e tudo o mais que a natureza proporciona como poder saborear as frutas da região”, detalhou ela.
No segundo dia de Festival de Turismo de João Pessoa, o astro rei amanheceu com toda sua gloria. Um espetáculo a parte para quem está de frente para o mar neste imenso cruzeiro chamado Hotel Tropical Tambaú Resort, ícone em hotelaria no Brasil. Mas antes do trabalho a organização do evento proporcionou aos jornalistas de plantão, que estão cobrindo o evento, uma tremendo passeio de buggy pelo Litoral do Conde, que reserva belos cenários, com praias paradisíacas que incluem paisagens e lugares inesquecíveis. Começamos pelos Cânions, passamos pelo Coqueirinho, Tambaba e finalmente na Barra de Gramame, uma das mais belas praias do litoral sul. Trata-se de uma área permanente de preservação ambiental. Nem eletricidade pode chegar lá.
A enseada é enfeitada por coqueiros onde os visitantes desfrutam de águas mornas e mansas, ideais para famílias com crianças. A paisagem é modificada diariamente, em função do movimento de enchente e vazante da maré, o que torna a praia mais interessante à visitação. A fantástica Costa do Conde despertou bastante interesse dos profissionais que participaram desta 4º Festival de Turismo de João Pessoa. Os jornalistas tiveram oportunidade de conhecer esse fantástico destino. A jornalista presidente da Abrajet – Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo, Miriam Petrone, adorou a iniciativa.
“Foi uma integração muito interessante. O passeio foi excelente, com ótimas experiências. João Pessoa merece ser visitada o ano inteiro”,comentou a presidente. Para mostrar o destino Costa do Conde que compreende praias de rara beleza e a possibilidade de realizar um roteiro rural no Litoral da Paraíba, a Setur distribuiu um novo material gráfico, se utilizou de um vídeo promocional e divulgou o endereço do site promocional costadocondepb.com.br que funcionará a todo vapor a partir de novembro: www.costadocondepb.com.br. O secretário de Turismo do município, Alexandre Cunha, avaliou o evento como tendo sido muito positivo para o município que tem despontado por sua localização geográfica privilegiada que dispõe de cenários encantadores e aprazíveis.“Demos um salto qualitativo nesse segundo ano de presença no evento com um excelente trabalho de divulgação. Nosso stand chamou atenção pela qualidade de imagem, nosso material foi muito elogiado o e o site, que está em estágio experimental previsto para funcionar definitivamente no próximo mês, nos possibilitou mostrar a relevância do nosso destino Costa do Conde, colhendo os frutos já nesta próxima alta estação”, pontuou destacando, ainda, o painel de Tambaba, uma iniciativa que expande a marca Tambaba através do seu registro fotográfico.
A Costa do Conde oferece atrativos diversos em suas sete praias e em seus roteiros culturais dispondo, para tanto, de uma estruturada rede hoteleira, com mais de 2 mil leitos, composta por hotéis, pousadas e flats foi plenamente divulgada no stand do Conde e apreciada pelos agentes de viagens e profissionais do turismo de todo o país e exterior e público em geral composto, entre outros, por estudantes da área.
FÓRUM EMPRESARIAL DEBATE TURISMO DE VIVÊNCIAS
O Fórum Empresarial, evento que esteve dentro da programação do Festival do Turismo de João Pessoa, debateu entre gestores do setor e pessoas que trabalham com o segmento a nova tendência do segmento: o turismo de vivências e experiências. Promovido pelo Convention Bureau e pelo Sebrae Paraíba, o fórum aconteceu na tarde deste último sábado (18), no Centro de Convenções da Capital. O diretor do Convention Bureau de João Pessoa – co-realizador do Festival – e gestor do Centro de Convenções, Ferdinando Lucena, destacou a importância deste evento para o público. “Esta quarta edição buscou desenvolver iniciativas de sucesso, fornecendo capacitação, inovação, tendências e outros temas da cadeia produtiva do turismo”, explicou. O evento iniciou com o Coral Meninos de Lucena que executou três canções, encantando o público. Composto por 56 crianças e adolescentes, entre 6 e 15 anos, o Coral teve como regente a maestrina Angélica Lacerda, sanfoneira do grupo As Bastianas e professora-mestre do IFPB.
Logo após a apresentação, foi formada a mesa com o presidente da Abrajet na Paraíba, Rogério Almeida, a gestora de Turismo do Sebrae-PB, Regina Amorim, e a representante da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Laís Ramos. Para Rogério, o turista atual busca colocar a mão na massa. “Ele quer aprender a dançar as danças típicas, quer aprender a cozinhar aquele prato típico e ter toda a vivência daquele local. E a Paraíba tem aprendido a fazer isso muito bem, como realizou recentemente em na cidade de Boqueirão, onde levou diversos jornalistas a conhecer e vivenciar o local”, contou. Laís Ramos também manifestou apoio aos eventos como este. “É de extrema importância que iniciativas como essa sejam apoiadas pelos órgão públicos, para incentivar a economia criativa e a geração de renda”, disse a representante da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico. Para Regina Amorim, a Paraíba já é referência neste sentido. “O turismo de experiência é inovador. 
Essa nossa iniciativa trouxe diversas pessoas para conhecer o conceito e os resultados do que fazemos aqui”, comemorou a gestora. No corredor do Sebrae no Festival, há exposição e venda de produtos típicos do artesanato paraibano. Logo após as apresentações, o público contou com palestra de Valéria Barros, com o tema: “Turismo de Experiências: Uma tendência Mundial”.
As novas instalações do Centro de Convenções de João Pessoa também foi um dos destaques do 4º Festival de Turismo de João Pessoa. Durante a solenidade, representantes das principais entidades do turismo brasileiro elogiaram o novo equipamento turístico paraibano. Esta edição do festival está reunindo cerca de 1 mil agentes de viagens de todo o país e tem a participação de 150 expositores nacionais e internacionais. O secretário estadual da Indústria, Turismo e Desenvolvimento (Setde), Renato Feliciano, que participou da solenidade de abertura, falou da importância do Centro de Convenções de João Pessoa.
Ele destacou a grandiosidade do equipamento turístico para receber grandes eventos nacionais e internacionais. “Sempre apoiamos o Festival de Turismo porque sabemos de sua importância para divulgar a Paraíba em todo o Brasil e no exterior. Por isso entendemos a tamanha importância do Centro de Convenções estar pronto, apto a sediar e receber eventos de grande porte”, destacou.
O presidente da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), Marcos Ferraz, também elogiou a realização do festival de turismo no centro de convenções paraibano. “Fiquei surpreso com esse equipamento, o que confirma nossa percepção de que a região Nordeste é o principal mercado turístico para as operadoras brasileiras. Não à toa, estão participando deste evento nove operadoras e 18o associados”,informou.
Na mesma linha de raciocínio está o diretor de Marketing do Grupo Trend, Vitor Bauad. Ele informou que a operadora trouxe a João Pessoa um total de 250 agentes de viagens de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte, entre outros estados. Para o executivo, o festival paraibano vem se consolidando na região. Já o presidente da Abav (Associação Brasileira das Agências de Viagens), Antonio Azevedo, declarou que o festival de turismo de João Pessoa vem se consolidando, inserindo a Paraíba como um dos principais destinos turísticos do país. “A região Nordeste é um polo turístico que está consolidado. Parabenizo os organizadores deste evento”, falou. Além de discutirem valores de tarifas e infraestrutura hoteleira, os agentes de turismo que vieram a João Pessoa puderam conhecer um pouco do Turismo de Experiência que vem sendo implementado no interior da Paraíba. O Sebrae-PB montou um estande decorado com artesanato, gastronomia e outros produtos encontrados nas cidades que oferecem o turismo de experiência. Estavam representadas as cidades de Pitimbu, Conde, Cabedelo, Lucena e Pilões.
O Ministério do Turismo marcou presença neste 4º Festival de Turismo de João Pessoa. Em um estande de 74m², destinado à recepção de visitantes e distribuição de material informativo, o MTur reforça a promoção dos destinos brasileiros com a divulgação da campanha #PartiuBrasil. “O festival é um espaço importante para divulgarmos os destinos brasileiros e está afinado com a política do MTur de aumentar a participação dos viajantes brasileiros na economia do turismo e, assim, movimentar a cadeia produtiva do setor”, afirma o ministro do Turismo, Vinicius Lages. O Festival do Turismo de João Pessoa é um evento que reúne grupos hoteleiros, agências, operadoras, secretarias de turismo, entre outros representantes do setor, com o objetivo de unir forças para oferecer novos produtos ao mercado. Participam do festival mais de mil agentes e operadores de turismo nacionais e internacionais, segundo expectativa dos organizadores. Foram apresentados produtos e serviços turísticos ofertados por hotéis, agências e operadoras de viagens e empresas aéreas. Durante o evento, foi realizado o 3º Fórum do Turismo de João Pessoa, um espaço para debates de temas de relevância para o setor, e a Rodadas de Negócios, promovida pelo Sebrae/PB. No ano passado, a iniciativa gerou estimativas de negócios da ordem de R$ 2,8 milhões.
É a primeira vez que o Ministério do Turismo participa do festival paraibano – e aproveitou a visibilidade do festival para divulgar regionalmente a campanha, que conta com a adesão de agências, operadoras e órgãos governamentais de turismo de estados e municípios.
Antes do encerramento a comissão organizadora do Festival do Turismo de João Pessoa e a gestão do Centro de Convenções concederam uma entrevista coletiva sobre o balanço do evento.
Para encerrar mais esta edição o Réveillon e o “Maceió, 200 anos de verão!” foram lançados com o show da banda alagoana Bob Estrela. A Secretaria de Turismo de Maceió (Semptur) participou do evento junto com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-AL), Secretária de Turismo do Estado (Setur) e empresas do Réveillon privado. Para a secretária da Semptur, Cláudia Pessôa, o Festival de Turismo de João Pessoa é um evento importante e estratégico para incentivar e incrementar o setor no Nordeste. “Maceió recebe muitos visitantes do nordeste. Só neste evento vamos divulgar as festas públicas e privadas de fim de ano para mais de mil visitantes de toda região”, reforçou a secretária. Ela também destacou que a parceria pública e privada vai consolidar o destino Maceió como o melhor Réveillon do Nordeste. “Quem visita a capital alagoana conta com opções de festas particulares até festas de virada do ano organizadas pela Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura. Os eventos agregam mais valor ao destino e é mais um motivo para escolher Maceió para brindar o ano novo”, destacou. As festividades dos réveillons particulares começam no dia 29 de novembro e prosseguem até 3 de janeiro. Já estão confirmados Gabriel Diniz, Banda Eva, Cannibal, Jorge & Mateus, Clubinho, Bell Marques, Oito Nove4, Bob Sinclar e Israel Novaes.
PASSEIO PELO LITORAL NORTE DE JOÃO PESSOA – PB
Após o término desta exitosa edição do Festival de Turismo de João Pessoa, este jornalista seguiu “desbravando” este pedaço do paraíso. É um espanto esse nosso Brasil, pena não ser acessível pra todo mundo por conta dos preços abusivos das nossas empresas aéreas, praticamente nos expulsando do Brasil com destino a outros continentes. Perdemos quase todos a oportunidade impar de desbravar o nosso próprio país rico em cores, culturas, sabores, perfumes, sotaques, belezas de uma natureza pródiga inigualável, isso sem falar na receptividade do nosso povo, do calor humano da nossa própria gente. Moramos em um país que infelizmente não nos permite estarmos todos juntos, trocando constantemente conhecimentos, conhecendo e vivenciando histórias e culturas, riquezas estas que ninguém nos tirará, cultura esta que levaremos para a eternidade, amigos que carregamos realmente no coração e que esperam com ansiedade o nosso retorno.
Hoje foi o dia de conhecer o Litoral Norte de João Pessoa – PB, aos cuidados do amigo e empresário Antonio Fernandes, da Paraíba Travel, comigo o confrade argentino José Santiago, da RED MUNDO COMUNICAÇÃO, uma super rede de informações. Saímos de Hotel Tropical Tambaú Resort, nosso QG, logo cedo, com destino a cidade de Cabedelo, um município da Região Metropolitana de João Pessoa. Tem uma área de 31,42 quilômetros quadrados, com medidas singulares: 18 quilômetros de extensão por apenas três quilômetros de largura. Sua população em 2014 foi estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 64.360 habitantes. Em mapas holandeses do século XVII, aparecia como uma ilha por causa dos rios Jaguaribe e Mandacaru. É o município mais rico do estado em produto interno bruto per capita, pois possui um produto interno bruto superior a 2,2 bilhões de reais segundo dados atualizados de 2007, ou seja, mais da metade da economia de Campina Grande (outra grande cidade do estado) numa área muito menor e com população também bastante inferior. Possui um dos maiores produtos internos brutos proporcionais do Nordeste, comparável a cidades como Ipojuca e Guamaré.
Chegamos ao porto e pegamos um Ferry Boat, cruzando o Rio Paraíba com destino a cidade de Lucena, com uma população de menos de 15 mil pessoas. O tempo parou por lá. No município fica um dos importantes patrimônios históricos do estado: a Igreja da Guia. A história da cidade começa com a chegada dos portugueses, os quais, por volta de 1596, passavam em Lucena em direção à Baía da Traição. Nessa época, eles ainda tinham receio de ocupar grandes faixas das terras paraibanas, construir residências e arriscar-se na administração de uma propriedade, muito disso em virtude das tribos locais, ainda em estado silvícola. Entretanto, o Governo da então Capitania da Paraíba, liderado pelo capitão-mor Feliciano Coelho de Carvalho, concedeu nessa época sesmarias na bacia do Rio Miriri aos frades beneditinos.
A partir dessa ação tudo começou. Meu destino era conhecer o Santuário da Nossa Sra. da Guia, construído pelos Frades da Ordem Carmelita. No local realiza-se anualmente a «Festa da Guia», um festejo com partes profana e religiosa, envolvendo toda a comunidade local. Sua fundação é obra dos frades Carmelitas, religiosos que pertenciam à Ordem de Nossa Senhora
do Carmo, que chegaram à Paraíba em 1591, tendo um papel importante na catequização dos indígenas locais. Foi iniciada em fins do século XVI, passando depois por fases de construção e acabamento.
O lugar é um colírio, um espanto e de uma paz fenomenal, aqui não tem esse esquema de fazer turismo correndo, aloprado. Tudo com muita calma para vivenciar e sentir o astral de cada local. Erguida num ponto estratégico, do qual se tem, até hoje, uma visão privilegiada de toda foz do rio Paraíba, o local onde foi edificado o templo se situava numa área próxima a um aldeamento indígena, cuja conversão e catequese se constituíam num dos principais objetivos dos carmelitas, já que essas eram algumas das condições pelas quais a Coroa Portuguesa doava terras às ordens religiosas. Ora, era muito mais importante que se ‘amansassem’ os silvícolas, disponibilizando-os para o trabalho nos engenhos de açúcar, do que, efetivamente, se convertesse aquelas almas para o evangelho.
Na época das invasões holandesas à Paraíba (1634–1654) os neerlandeses transferiram índios das localidades de Pontal e Jacuípe para a Guia, mas, não se adaptando, os autóctones abandonaram o local assim que puderam. Já em 1877, a igreja e seu entorno foram transformados em uma colônia para retirantes do sertão. Na frente tem um cemitério, muito bem cuidado. Existem marcas de bala de canhão e de tiros em suas paredes.
A igreja foi construída em estilo denominado barroco tropical e apresenta em sua fachada desenhos extravagantes, como as figuras popularmente conhecidas como «anjos deformados». Há também em profusão na fachada frutos tropicais, coroas, cetros, armas do Império Colonial Português, entre outros motivos, como uma caveira em pedra calcária. É um dos mais representativos monumentos da arquitetura colonial na Paraíba, e é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP) desde 16 de maio de 1949. Segundo o historiador Percival Tirapeli, a Guia é a igreja que contém maior altar construído em pedra calcária do Brasil. Pra quem gosta, um prato cheio.
Por sorte no local encontramos o guia e buggeiro Sergio, que sabia o caminho, entre os canaviais para chegar até o Mirante do Rio Miriri, com vista espetacular para a Praia do Mesmo nome.
Simplesmente espetacular, já que para chegar lá foi uma aventura, passando inclusive pelo segundo maior coqueiral do Brasil. No caminho também muitos turistas que fazem todo este percurso de bicicleta. Turista preparado fisicamente e tecnicamente. Haja perna e forma. Sem o Sergio não chegaríamos lá e tão pouco voltaríamos tamanho os atalhos e caminhos. Os buggys geralmente vem pela praia e os turistas caminham morro cima três quilômetros que valem a pena.
Na volta paramos nas ruínas da Igreja do Bom Sucesso, também construída pelos Frades Carmelitas. Pena o seu estado de abandono e depredação demonstrando tamanho o descaso do poder público com uma obra de data do século 16 que está mantida de pé até hoje graças a uma gameleira que cresceu no topo de uma de suas colunas. Lamentável mesmo.
Depois de tudo isso voltamos com destino à Praia do Jacaré para reencontrar um dos mais belos por do sol do Brasil e meu amigo Jurandir do Sax nos brindando com o Bolero de Ravel.
Desta vez fotografei de dentro d’água, esto é, da lancha do Antonio Fernandes. Valeu o dia, vale o sol, valeu o cansaço e valeu principalmente aos amigos de jornada, que tornam tudo mais prazeroso e o rizo rola solto entre os causos e acasos. Chega por enquanto. Vejam as fotos. Evidentemente que entre um destino e outro, muito banho de mar.
Para ver todas as fotos confira aqui:
Link 01 ABERTURA DO FESTIVAL
 
Link 02 – PASSEIO LITORAL DO CONDE
 
Link 03 – SEGUNDO DIA DO FESTIVAL
 
Link 04 – PASSEIO PELO LITORAL NORTE
Passeios em João Pessoa
Valendo lembrar que este jornalista foi convidado do Festival de Turismo de João Pessoa, Hotel Tropical Tambaú Resort, de onde você ode contratar todos os passeios e da Paraíba Travel, que te leva aos melhores destinos da região.

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *