26 / 11 / 14

Mostra Cultural evidencia capítulos da história naval brasileira em Maceió

“Um Olhar na História Naval Brasileira”, promovida pela Soamar/AL, acontecerá de 01 a 14 de dezembro, no Maceió Shopping, fazendo parte das comemorações da “Semana da Marinha”

Imagem do navio Benjamin Constant, na Baía de Guanabara (Internet)

Imagem do navio Benjamin Constant, na Baía de Guanabara (Internet)

Maceió sediará a I mostra cultural, intitulada “Um Olhar na História Naval Brasileira”, iniciativa da Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas – Soamar/AL, no período de 01 a 14 deste mês, no piso térreo do Maceió Shopping, na loja âncora, vizinho a C&A.

A mostra, que faz parte das comemorações da “Semana da Marinha”, evidenciará em painéis, o poder naval, que teve uma notável influência na formação do Brasil, desde o descobrimento e colonização; a independência; o poder naval como instrumento da política nacional; a Guerra da Tríplice Aliança; a Primeira e Segunda Guerras Mundiais; as operações em tempo de paz até a nossa Amazônia Azul, com aproximadamente 4,5 milhões de Km², rica em recursos naturais, à disposição dos brasileiros.  A maior parte do petróleo brasileiro é explorada na Amazônia Azul, além de outras riquezas minerais no fundo do mar. Outras atrações da mostra serão as medalhas, a filatelia – selos comemorativos alusivos a Marinha do Brasil, miniaturas de torpedo tripulado (2ª Guerra Mundial), caça bombardeiro, caminhão versão corpo de fuzileiros navais, lancha, entre outras. Destaque para o mobiliário pertencente ao militar e político Almirante Ary Parreiras, além de filmes ilustrativos.

“Um Olhar na História Naval Brasileira”, sob a curadoria da jornalista Gigi Accioly e projeto de ambientação da arquiteta Cris Nunes, surpreenderá pela preciosidade de peças e documentos em exposição, de propriedade do Museu Naval – Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM), do 3° Distrito Naval, da Capitania dos Portos de Alagoas (CPAL), de acervo pessoal de colecionadores e dos Correios e Telégrafos (departamento de filatelia), além do apoio institucional, do Porto de Maceió. O evento conta ainda com o apoio do Maceió Shopping, de outras empresas privadas, da Secretaria Estadual da Cultura de Alagoas e Fundação Cultural de Maceió.

A mostra contribuirá para o crescimento cultural da sociedade, para a conscientização sobre a importância da Marinha do Brasil em defesa e preservação da nossa costa – a Amazônia Azul, e o interesse em conhecer, efetivamente, as atividades da Marinha do Brasil.

Sobre a Sociedade Amigos da Marinha – Soamar

Fundada em 1972, na cidade de Santos (SP), com o apoio do Almirante-de-Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, quando Ministro da Marinha, a Sociedade Amigos da Marinha, sem fins lucrativos, tem como objetivo principal congregar personalidades e instituições abalizadas com a “Medalha Amigo da Marinha”, ou condecoradas pela Marinha do Brasil, e ainda: oficiais da Marinha do Brasil da ativa ou reserva. A Sociedade Amigos da Marinha é o elo entre a Marinha do Brasil e a sociedade civil.

A Soamar Alagoas foi criada em 28 de setembro de 1988, e, atualmente reúne setenta e cinco associados, tendo como presidente o advogado Eduardo Auto Guimarães.

Sobre o Almirante Ary Parreiras

Militar e político brasileiro, alocado na Divisão Naval em Operações de Guerra (DNOG), na Primeira Guerra Mundial, embarcando no Contratorpedeiro Piuahy. Foi um oficial atuante nos preparativos da Revolução de 1930, a ponto de ter sido considerado desertor. No mesmo ano, foi nomeado oficial de gabinete do ministro da Marinha, integrou o chamado “gabinete negro”, formado por oficiais “tenentistas”. Em 1931 foi exonerado do gabinete da Marinha para ocupar o cargo de interventor federal no Estado do Rio de Janeiro.

Ary Parreiras era um homem de tanta influência, que uma carta de Luiz Carlos Prestes para Roberto Sissom (membro da Aliança Nacional Libertadora – ANL) dizia: “Temos que tentar tê-lo do nosso lado, assim, teremos toda marinha brasileira.”

Durante a Segunda Guerra Mundial, foi para Natal/RN com a família, onde construiu e comandou a Base Naval de Natal, hoje chamada de Base Almirante Ary Parreiras. A marinha homenageou pelos seus grandes feitos, batizando um navio com o seu nome.

Serviço:

Mostra Cultural Soamar/AL.
“Um Olhar na História Naval Brasileira”
Curadoria: Gigi Accioly
Local: Maceió Shopping – loja âncora, vizinha a C&A
Funcionamento: de 01 a 14 de dezembro de 2014
Horário: de segunda a sábado, das 10 às 22h; domingo das 13 às 21h.

Informações para a imprensa: (82) 8871.8930, 8173.7152
redacaosoamar@gmail.com

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *