27 / 01 / 15

VOLTA AO MUNDO – FAMÍLIA SHURMANN EM USHUAIA

A bordo do veleiro Kat, a Família Schurmann singra os mares durante a Expedição Oriente, divididas entre mais de 40 trechos marítimos e passando por cinco continentes. Partiram de Itajaí, Santa Catarina em setembro de 2014, e estão passando atualmente pela Argentina, em direção a Austrália, Nova Zelândia e Papua Nova Guiné, na Oceania; China, Indonésia, Japão, Singapura e Vietnã, na Ásia; e África do Sul, Madagascar e Maurício, na África, além de passar pela Antártica e dezenas de outras localidades, antes de seu retorno ao Brasil, programado para dezembro de 2016. 

Atualmente estão ancorados em Ushuaia, lugar de rara beleza. Lá encontraram uma “Nave Tierra”, nada relacionado a extraterrestres, mas com certeza impressiona a todos. As Nave Tierras são casas sustentáveis e para a casa de Ushuaia, foram cinquenta pessoas de diferentes países envolvidas na construção, que levou 330 pneus, 3000 latas de alumínio, 5000 garrafas de plástico e 3000 de vidro. Assim como o ponto de ônibus, esse projeto também é encabeçado por Michael Reynolds.

A Nave Tierra de Ushuaia é a primeira da América do Sul. Em inglês, são chamadas de Earth Ships, e além de serem construídas com materiais recicláveis, são pensadas para funcionar de maneira sustentável. Os pneus com terra dão forma às paredes – o sistema permite utilizar a massa térmica interior para manter uma temperatura confortável. As “naves” também contam com sistema de reutilização integral de água e tratamentos de esgoto cloacal. A casa em Ushuaia foi batizada de Tol-Haru e funcionará como um centro de exposições. Já foram construídas mais de 2000 em todo o mundo, em locais afetados por tragédias naturais como o Haiti e Ilhas Andamán; e também locais com crises habitacionais, como Serra Leoa. Todas as Nave Tierra são 80% autossuficientes, com um sistema de filtração de água e estufas internas que oferecem frutas, verduras e plantas ornamentais e comestíveis.

Cabe informar que ventos de até 100 km/h recepcionaram a Família Schurmann na chegada ao extremo sul do continente americano. O veleiro Kat atravessou na primeira quinzena de janeiro as águas agitadas do estreito de La Maire, para ancorar na ilha dos Estados. A região, que é chamada de Terra do Fogo, fica próxima ao famoso cabo Horn, que une os oceanos Atlântico e Pacífico. Após citar o registro de 34 naufrágios no estreito, o capitão da Expedição Oriente, Vilfredo Schurmann, comemorou a superação deste desafio. Os 11 tripulantes que participam da expedição ficarão mais duas a três semanas na região da Terra do Fogo, antes de partirem para a Antártica. De lá, a expedição segue para o Norte e depois para o Oeste, buscando, entre seus objetivos, navegar pelo Grande Canal da China. Construído a partir de 486 a.C., este é considerado o mais antigo rio artificial do mundo. Atualmente, são 1.794 quilômetros ligando Tongzhou, próximo a Pequim, a Hangzhou, próximo a Shanghai.

 

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *